(CONTINUAÇÃO)
"Porque não há nada oculto que não venha a ser revelado e nada escondido que não venha a ser conhecido e trazido à luz" LUCAS 8:17.
______________________________________________
A corrupção instalada no CBDF chegou a um limite insuportável. Um Cabo que trabalhava em um dos Ranchos (cozinha) do quartel disse: "os oficiais ladrões que roubavam a corporação nos prendiam porque levávamos um bife para casa, só que eles levavam eram bois e mais bois para suas casas".
A corrupção era sistêmica, envolvia Oficiais de diversas patentes, Praças, fornecedores e empresários.
O foco principal era o Rancho dos quartéis, além da aquisição de insumos para a manutenção das unidades, como materiais administrativos e materiais de construção.
Havia uma divisão geográfica ou temática em que determinados oficiais eram os donos daquele 'nicho de mercado' e aí se assenhoravam 'das comissões mensais' resultantes da gestão daqueles contratos/fornecimentos recorrentes.
Bombeiros trabalhavam na casa de alguns oficiais como motorista, mordomo, pedreiro e auxiliar de pedreiro. Alguns construíram mansões com a mão de obra de Bombeiros e além disso, utilizavam materiais de construção e viaturas da própria corporação.
E foi em 1985 em que todo aquele estado de coisas chegou ao fim. Alguns Praças insatisfeitos com a perseguição - pois àqueles que se opunham à situação eram perseguidos -, foram à imprensa e com provas robustas noticiaram todo aquele estado de coisas.
Praças foram reformados por 'problemas psiquiátricos' e outros foram expulsos da corporação.
A repercussão do caso chegou a nível nacional.
As autoridades do Distrito Federal foram 'obrigadas' a apurar todo aquele estado de coisas.
Foi aí que um Cabo que denunciou a corrupção chegou ao então Major Rajão e disse: "Major sabemos que o Senhor não está envolvido nisso, o Senhor seria testemunha a nosso favor?".
(continua no próximo post)
__________________________________________________________________
CASO NÃO TENHA LIDO O INÍCIO, CLIQUE ABAIXO
PARTE 001 - https://jornalgalodebriga.blogspot.com/2021/01/a-prisao-do-coronel-rajao-uma-trama-de.html
_________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.