Uma gravação de 30 minutos obtida em uma das caixas-pretas do voo 4U 9525, da Germanwings, oferece as pistas mais confiáveis até o momento sobre o que aconteceu no avião, que caiu nos Alpes franceses na terça-feira.
Investigadores que escutaram o áudio dizem que o copiloto Andreas Lubitz, 28, parece ter derrubado o avião deliberadamente. Diante disso, como foi a última meia hora do voo?
O 4U 9525 decolou de Barcelona rumo a Dusseldorf, com 150 pessoas a bordo, às 9h01 GMT (6h01 em Brasília) em 24 de março. O Airbus 320 começou a trajetória pelo mar em direção ao território francês, levando cerca de meia hora para subir 11,6 mil metros.
O voo duraria 2 horas. Às 9h30 GMT, o avião fez seu último contato com os controladores de tráfego aéreo: uma mensagem de rotina relacionada à permissão para seguir em sua rota. Tudo parecia ir como planejado.
Mas, um minuto depois, o avião entrou em trajetória descendente.
O promotor francês Brice Robin não divulgou os horários exatos do áudio obtido no gravador, mas disse que os pilotos do avião conversaram normalmente durante os primeiros 20 minutos.
No entanto, Robin afirmou que, apesar de as respostas do copiloto terem sido cordiais no início, se tornaram “bruscas” quando o capitão começou a detalhar os planos de pouso.
Pouco depois disso, o capitão saiu da cabine, provavelmente para ir ao banheiro, diz Robin.
Copiloto no controle
É possível ouvir o piloto pedindo ao copiloto que assuma o comando do avião. Um assento é movido para trás, seguido pelo som de uma porta fechando.
Neste momento, o copiloto ficou sozinho no controle. Ele apertou os botões dos sistemas de monitoramento de voo para colocar a aeronave em processo de descida, segundo Robin.
“Esta ação nos controles de altitude só podem ser deliberados”, diz o promotor.
Em menos de 10 minutos, o avião mergulhou em direção aos Alpes, e o copiloto não disse uma palavra sequer nesse período de tempo.
É possível ouvir o piloto voltando do banheiro, mas ele não consegue entrar na cabine, então bate de leve na porta. Não recebe resposta.
O piloto bate forte na porta, sem conseguir abri-la. Os alarmes do avião começaram a soar.
A respiração do copiloto soava normal nos minutos finais do voo. Ele não emitiu nenhum sinal de que a aeronave estaria em perigo.
O Airbus começou a descer a cerca de 1,2 km por minuto. O último contato de radar foi às 9h40min47s GMT, a 1,8 km de altitude.
Controladores de tráfego aéreo tentaram diversas vezes fazer contato com a aeronave, sem sucesso.
No momento final da gravação, é possível ouvir os passageiros gritando. Robin diz acreditar que, até esse momento, eles não perceberam o que estava acontecendo na cabine.
O avião se chocou com as montanhas a 700 km por hora. “A morte foi instantânea”, acrescentou o promotor.
Os momentos finais do voo da Germanwings
9h30 (GMT) – O avião faz seu último contato com controladores de tráfego aéreo em uma mensagem de rotina tratando da permissão para seguir em rota. Acredita-se que o capitão tenha saído da cabine neste momento, para ir ao banheiro.
9h30min55s -O piloto automático é mudado manualmente de 30.000 pés para 100 pés, segundo dados analisados pelo site especializado Flightradar24.
9h31 – A aeronave começa processo de descida sobre a costa francesa, tendo apenas o copiloto Andreas Lubitz na cabine.
09h35 – Controladores de tráfego tentam contactar os pilotos, mas não recebem resposta. Durante esse período, o piloto não consegue retornar à cabine, então bate forte na porta. A respiração do copiloto parece normal nos minutos finais do voo..
09h40min47s – A última posição de radar do avião é registrada a 6.175 pés, apenas 2 mil pés acima das montanhas dos Alpes franceses. Nos momentos finais do voo, é possível ouvir os passageiros gritando.
Via BBC Brasil
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