Voltada para pessoas que sofrem de degeneração macular relacionada à idade, as lentes podem aumentar uma imagem em quase três vezes
As lentes são um pouco mais grossas do que as comuns e possuem um pequeno 'telescópio' (Divulgação/VEJA.com)
Cientistas americanos e suíços criaram uma lente de contato capaz de ampliar objetos num piscar de olhos — literalmente. O objetivo do acessório, além de corrigir problemas de visão como fazem as lentes comuns, é ajudar pessoas com problemas oftalmológicos mais sérios.
Testada por cinco pessoas, as lentes são um pouco mais grossas do que as comuns e possuem um pequeno “telescópio” que funciona como se o usuário olhasse através de um binóculo. Para ativá-la, é preciso utilizar óculos especiais e piscar o olho direito. Para voltar ao normal, basta piscar o esquerdo.
A tecnologia é especialmente útil para pessoas com degeneração macular relacionada à idade (DMRI), uma condição que causa um ponto cego no centro do campo de visão. A lente é capaz de aumentar os objetos em 2,8 vezes, o suficiente para que as pessoas consigam ler textos e reconhecer rostos.
A pesquisa para a criação da lente, realizada na École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), na Suíça, é financiada pelo Pentágono, a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, com o objetivo de ajudar soldados.
O trabalho foi apresentado na conferência anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência, que ocorre na Califórnia até o dia 16 de fevereiro. Mais etapas serão necessárias antes que as lentes estejam disponíveis para o público.
As lentes de contato precisam ser usadas com óculos de cristal líquido, para que o usuário possa selecionar entre os tipos de imagens a que deseja enxergar. O primeiro quadro mostra a visão normal. O segundo, a visão com a lente de contato, que mistura as duas imagens, criando um borrão. O terceiro quadro mostra a visão amplificada, usando os óculos
(Da redação de VEJA.com)
FONTE: VEJA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.