sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

A PRISÃO DO CORONEL RAJÃO - UMA TRAMA DE QUASE 40 ANOS - PARTE 007

(CONTINUAÇÃO) 

"Porque não há nada oculto que não venha a ser revelado e nada escondido que não venha a ser conhecido e trazido à luz" LUCAS 8:17.

____________________________________________

PROMOÇÃO DO RAJÃO PARA TENENTE CORONEL 

Como falamos no Post 006 houve a intenção de punir o então Major Rajão por ter denunciado a Corrupção de 1985.

Rajão que figurava no quadro de acesso para ser promovido a Tenente Coronel foi surpreendido com a manobra de ver um oficial mais moderno ser colocado a sua frente. Esta manobra deixaria o meu Pai fora das promoções naquela ocasião. Sabíamos que era uma retaliação por ele ter se posicionado contra aquele estado de coisas que reinavam à época.

O Rajão entrou com um Mandado de Segurança contra o Governador José Aparecido, e em função disso, com o pretexto de 'preservar a autoridade' prendeu administrativamente meu Pai por cinco dias.

O então Major Rajão ficou preso no Quartel Central na sessão em que chefiava por cinco dias. E estava já se conformado em ser 'furado' (jargão militar em que é utilizado quando um militar mais moderno é promovido à frente de um mais antigo).

Para aquelas pessoas que nunca foram militares a promoção para um militar significa não apenas uma ascensão funcional, representa um reconhecimento por seus serviços - é um dia solene, um dia de grande festa.

(foto ilustrativa)

O Major mais moderno posto à frente do então Major Rajão era um oficial da mesma turma de meu Pai - a primeira turma de oficiais do CBDF. Este Major era àquele que dizia que 'daria um tiro no olho' do meu Pai e que  colocaria o seu nome na 'boca do sapo'. Por diversas vezes este Major zombava do meu Pai por ser evangélico, dizendo em tom de deboche: 'a paz do senhor irmão' ou 'pastorzinho' ou 'crentizinho'.

Bem, este Major, com aproximadamente 39 anos de idade, decidiu ir ao Rio de Janeiro pular carnaval. Na folia, o Major teve um mal súbito e morreu em decorrência de um ataque do coração fulminante.

Com a morte do Major a vaga da promoção ficou em aberta e deveria ser destinada ao próximo da fila. E o próximo da fila era o então Major Rajão.

O plano de punir o Rajão no quesito da preterição da promoção foi frustrado e o Rajão foi forçosamente promovido.


(continua no próximo post - TODA SEXTA-FEIRA SERÃO PUBLICADOS NOVOS POSTS)

__________________________________________________________________________________ 




_______________________________________________________________________________

"E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará". JOÃO 8:32

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.