O ano, segundo levantamento do próprio governo, será quando Brasília deve parar. Além do grande número de veículos e falhas no sistema público de transporte, manifestações, acidentes e fluxo do Entorno fazem o caos aumentar
Cena comum no dia a dia do brasiliense: média de até 40km/h pode diminuir em breve |
Este ano, o trânsito está ainda pior por causa dos constantes protestos de moradores do DF e de cidades vizinhas, alguns deles justamente por melhoria no transporte público. Os reflexos das interdições de vias de acesso ao Plano Piloto refletem diretamente na rotina de quem anda de carro e de ônibus. A greve do metrô afeta ainda mais a mobilidade urbana. Quem pode, tira os carros da garagem. E no DF são muitos: 1.513.552 veículos.
De Ferrari, de Fusca ou de ônibus, a velocidade média desempenhada nas ruas de Brasília por quem mora no Plano Piloto é de 35km/h a 40km/h e ainda é considerada alta se comparada com outras capitais. No Rio de Janeiro, por exemplo, os coletivos trafegavam a 12,5 km/h em Copacabana. Após o corredor exclusivo por lá, a velocidade média passou para 24km/h.
A saturação das vias urbanas e das rodovias distritais está em um estágio tão avançado que qualquer chuva é capaz de parar o trânsito. Com as eleições marcadas para outubro, grupos de diferentes facções aproveitam o momento político para pautar as reivindicações, muitas vezes incentivados por políticos profissionais. Na avaliação de Pastor Willy Gonzales Taco, do programa de pós-graduação em transportes da Universidade de Brasília (UnB), além do aspecto conjuntural — o processo eleitoral em curso —, há ainda a fragilidade da rede de transporte público. “O sistema tem várias vulnerabilidades. Além disso, dependendo do local, não existem vias alternativas. A periferia tem uma forte dependência em relação ao centro da capital, gerando um grande fluxo rumo ao centro do poder”, cita.
FONTE: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2014/04/28/interna_cidadesdf,424959/capital-precisa-resolver-problemas-de-congestionamento-antes-de-2020.shtml
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