Pelo menos 14 postes de energia elétrica também foram derrubados no acidente
A PCDF (Polícia Civil do DF) instaurou nesta quarta-feira (26) um inquérito para apurar o que pode ter provocado o acidente que matou quatro pessoas na avenida principal de São Sebastião (DF). Uma das hipóteses levantadas é falha mecânica no caminhão que, desgovernado, atingiu um ônibus, uma van escolar e três carros. Pelo menos 14 postes de energia elétrica também foram derrubados e dois pedestres atropelados.
O carregador de caminhão Josoaldo Marques, morador da região, acordou cedo para trabalhar e, sem tempo para refletir sobre o que aconteceu, descreveu o que sente diante da situação.
— É muito triste, porque poderia ser alguém da minha família. Isso pode acontecer a qualquer hora.
O carregador de caminhão Josoaldo Marques, morador da região, acordou cedo para trabalhar e, sem tempo para refletir sobre o que aconteceu, descreveu o que sente diante da situação.
— É muito triste, porque poderia ser alguém da minha família. Isso pode acontecer a qualquer hora.
Para o músico Denis Rodrigues o sentimento é de uma nova chance para a vida. Ele conseguiu desviar do caminhão segundos antes do ônibus ser atingido.
— Quando saí da frente do caminhão, ele não buzinou nem nada e vinha a mil por hora. Só joguei o carro para a direita e já parando no balão senti o vento balançando o carro. O caminhão atingiu primeiro o poste e foi um barulho tão grande que parecia uma bomba. Eu ia ficar preso embaixo do ônibus e estou comemorando uma nova vida.
Um dos veículos atingidos pertence ao vendedor Erci Bino Gontijo. Ele relatou que viu tudo da porta da loja onde trabalha.
— Eu estava entrando na loja quando escutei o barulho. Olhei para trás e vi meu carro sendo arrastado pelo ônibus. Não deu tempo de fazer nada, infelizmente.
A caminhonete do comerciante Hélio Rodrigues também foi atingida na lateral. Assustado, o homem disse que todos correram com medo de uma tragédia ainda maior.
— Os funcionários da loja tiveram que sair correndo porque vinha na nossa direção, mas graças a Deus não atingiu a loja.
O caminhão ficou tombado na saída da quadra 204. O ônibus, depois de atingir outros dois carros, caiu em um canteiro. Moradores e comerciantes tentam se recuperar do choque. A região só teve a energia retomada por volta das 23h e nesta quinta-feira (27) os servidores do SLU (Serviço de Limpeza Urbana) trabalha para limpar a área.
No entanto, o que as pessoas querem saber é o que será feito para acabar, de uma vez por todas, com o problema de trânsito nesta avenida da região. Em nota, o DER-DF (Departamento de Estradas de Rodagem do DF) disse que estuda proibir a circulação de caminhões na DF-463, que dá acesso à avenida, mas avisou que o trecho onde o acidente ocorreu é de responsabilidade do Detran-DF (Departamento de Trânsito do DF).
O diretor de Engenharia do Detran, José Lima Simões, disse que no fim de 2013, quando outro acidente idêntico aconteceu na mesma avenida, foram colocados quebra-molas e instalados pardais eletrônicos no local. A velocidade também foi reduzida de 80km/h para 60km/h.
— Com essas medidas, entendemos que, em termos de sinalização, que é a competência do Detran, que não há mais nada a ser feito. As causas do acidente não estão ligadas à falta de sinalização e sim a questões como manutenção do veículo e condições de direções do condutor.
Um motorista que dirigiu o mesmo caminhão responsável pelo acidente disse, por telefone, que o veículo sempre apresentou problemas.
— Chegava na descida e precisava do freio, não funcionava e às vezes travava tudo. Ficava como se fosse um passageiro mesmo.
A Polícia Civil começou a colher depoimentos dos envolvidos. O delegado André Leite trabalha com a hipótese de falha mecânica.
— Estamos em fase de oiitivas, ouvindo vítimas e testemunhas. Esses depoimentos serão cotejados com o laudo pericial para esclarecer algumas dúvidas que ainda pairam sobre a dinâmica do evento. À princípio, trabalhamos sim com a hipótese de falha mecânica.
A produtora de bebidas informou que todo o serviço de distribuição é terceirizado. A Novo Horizonte, dona do caminhão envolvido no acidente, informou que está prestando assistência aos envolvidos e às famílias. A empresa informou ainda que vai apurar o caso e colaborar com as autoridades.
FONTE: http://noticias.r7.com/distrito-federal/policia-investiga-possivel-falha-mecanica-em-caminhao-desgovernado-que-matou-quatro-no-df-27032014
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.