Com a fama, blogueiros ganham prêmios, convites e são reconhecidos nas ruas pelos fãs
Quando as amigas jornalistas Daniella Cronembergee, 35 anos, e Carolina Nogueira, 38 anos, decidiram ter um blog para celebrar seu amor por Brasília, em 2012, sentiam-se sozinhas em uma defesa apaixonada pela cidade. Mas viram, aos poucos, seu canal de comunicação integrar e influenciar uma onda de valorização da capital federal.
O Quadrado Brasília surgiu com a intenção de trocar informações sobre a cidade de uma maneira mais pessoal, fora da agenda dos meios de comunicação tradicionais. Aos poucos, o blog foi ficando conhecido e o retorno, mais gratificante.
— As pessoas sobre as quais falávamos no blog ficavam chocadas com o aumento da procura pelos serviços que elas ofereciam, disse Daniella.
Com o aumento da importância, o blog passou a defender Brasília em questões mais complexas, como as urbanísticas. Os posts sobre o PPCUB (Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico) e a realização de eventos no Calçadão da Asa Norte tiveram mais de 10 mil compartilhamentos no Facebook cada um.
Outros posts sobre urbanismo tiveram mais de 5 mil compartilhamentos. E o próprio blog virou um fórum de discussão. Daniella e Carol chegaram a ser convidadas para participar de debates públicos e audiências. E ganharam o troféu Cidadão Candango em 2014, concedido pela Administração Regional de Brasília.
— A gente ser procurada em momentos como esse mostra que algumas discussões só são possíveis em espaços independentes como o Quadrado, completou Daniela.
A história se repetiu com outros blogueiros de Brasília que passaram a ser referência no tema com o qual lidam. Gleici Duarte, de 23 anos, por exemplo, é reconhecida na rua em função de seu blog, que avalia produtos de beleza.
O blog Desocupada é a Mãe, criado em 2012, tem atualmente 500 mil visualizações por ano e mais de 20 mil fãs no Facebook. Periodicamente, Gleici é convidada pelas marcas para participar de feiras de beleza em São Paulo.
Ela também foi convidada para dar workshops sobre beleza e para escrever em blogs mais influentes que tratam do mesmo tema como o Pausa para Feminices, que tem 1,8 milhão de fãs no Facebook.
Outro blogueiro destaque da capital é Bruno Costa, do Eu Ovo. Criado em 2006 para ser um canal de compartilhamento de links para download de álbuns de música, o Eu Ovo chegou a ter 100 mil visualizações por mês, vindas de diversos países.
Atualmente, Bruno é procurado pelos músicos para divulgar seus trabalhos. Neste mês, o saxofonista Esdras Nogueira, da banda brasiliense Móveis Coloniais de Acaju, o procurou para divulgar seu disco recém lançado Capivara.
Bruno também já foi convidado para participar de júris de competições musicais.
FONTE: R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.