terça-feira, 4 de março de 2014

Maior aeronave do mundo é apresentada em hangar na Grã-Bretanha

Airlander tem 92 metros de extensão, 18 a mais que os maiores aviões comerciais existentes

O Airlander é pilotado por uma equipe de só duas pessoas e pode pousar na águaBBC
A maior aeronave do mundo, a Airlander, foi apresentada nesta sexta-feira (28) na Grã-Bretanha.

Ela tem 92 metros de extensão, 18 a mais que os maiores aviões comerciais, o Airbus A380 e o Boeing 747-8, e nove a mais que o avião de carga Antonov An-225, até então a aeronave mais comprida já construída.

À primeira vista, é possível confundir a Airlander com um imenso dirigível, por seu balão inflado a gás e a cápsula logo abaixo.

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Mas sua forma aerodinâmica única, que parece uma série de charutos colados uns aos outros, permite gerar sustentação como faz a asa de um avião.

Isso é muito importante, porque assim seus designers puderam fazer uma máquina mais pesada que o ar, o que elimina a necessidade de uma grande equipe mantê-la no solo por meio de cordas quando ela pousa.

Na verdade, a aeronave pode ser aterrissada por controle remoto, sem qualquer pessoa a bordo, em terra ou na água.

Financiamento estatal

A Airlander custa 60 milhões de libras (aproximadamente R$ 240 milhões).

Sua fabricante, a HAV (Hybrid Air Vehicles) recebeu 2,5 milhões de libras (cerca de R$ 9,75 milhões) em financiamento do governo britânico para desenvolver sua tecnologia e engenharia.

Segundo o secretário de negócios da Grã-Bretanha, Vince Cable, estão sendo investidos 2 bilhões de libras na pesquisa e desenvolvimento numa nova geração de aviões mais silenciosos, eficientes energeticamente e que têm menor impacto no meio ambiente.

— Isso inclui o apoio a projetos como essa inovadora aeronave de carbono da HAV, uma pequena empresa britânica que tem potencial para liderar essa área no mundo.

Amazônia

Tudo isso é uma ótima notícia para um dos maiores investidores do projeto, segundo Bruce Dickinson.

Dickinson é o tipo de pessoa que não consegue parar de realizar coisas.

Como se ser vocalista de uma bandas de rock mais duradouras e de maior sucesso do mundo, o grupo Iron Maiden, não fosse suficiente, ele também é piloto de aviões e empresário.

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Segundo ele, o o projeto muda "as regras do jogo" do que é possível "colocar no ar".

— Essa ideia sempre existiu. Só estávamos esperando a tecnologia chegar ao ponto necessário para concretizá-la.

Dickinson quer comercializar a aeronave e se sairá muito bem nisso. Ele falou de suas características.

Seu impacto ambiental é 70% menor do que o de um avião de carga. Não requer uma pista de decolagem e pode ser pilotada por só duas pessoas. Carrega 50 toneladas de material a qualquer parte no mundo, 50 vezes mais do que um helicóptero.

Dickson quer divulgá-la com o tipo de viagem que o magnata Richard Branson, do conglomerado Virgin, faria: duas voltas ao redor do mundo sem paradas.

O rockeiro ainda fala mais sobre seu planejamento.

— Sobrevoaremos a Amazônia e algumas das maiores cidades do mundo a apenas 20 metros de altura e exibiremos tudo pela internet.
Nos hangares Cardington, foram feios os dirígíveis britânicos do início do século 20BBC
Hangares históricos

Não é surpresa que seja necessário estar no maior hangar da Grâ-Bretanha para ver a maior aeronave do mundo.

Para ter uma vista melhor dele, subimos a escada mais aterrorizante do mundo (que, claro, é segura, mas não a melhor para quem tem os nervos à flor da pele).

O hangar Cardington número um, em Bedfordshire, é quase tão impressionante quando a aeronave em seu interior.

Construído há cem anos, ele domina o horizonte da região junto com seu vizinho, o hangar Cardington número dois e é repleto de história.

Nele, durante os anos 1920, foi construído o trágico dirigível R101.

O gigante era duas vezes mais comprido que a Airlander, tinha um belo salão de jantar e era considerado o futuro da aviação, até o momento que foi devorado por um incêndio depois cair na França em 1930, matando 48 das 54 pessoas a bordo.

A tecnologia percorreu um longo caminho desde então. O Airlander é inflado com hélio inerte em vez de hidrogênio explosivo.

A aeronave voltou a ser desenvolvida no Reino Unido depois que os recursos do exército americano para o projeto se esgotaram.

Plano de voo

O exército americano havia comprado a aeronave há alguns anos e a usou para vigilância - ela pode ficar parada no mesmo lugar por até 21 dias de cada vez e é capaz de voar mesmo com vários furos em seu balão.

Quando o orçamento do departamento de Defesa americano foi reduzido, os britânicos a compraram de volta, e agora planejam seu primeiro voo no Reino Unido ainda para este ano.

A Airlander poderia carregar toneladas de suprimentos a qualquer área de desastre sem fazer paradas.

Tudo que seria necessário é uma equipe de duas pessoas e um pedaço de terra - ou água - onde pousar.

FONTE: http://noticias.r7.com/economia/maior-aeronave-do-mundo-e-apresentada-em-hangar-na-gra-bretanha-01032014

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