quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Empate deixa 2º turno no Distrito Federal indefinido


Exata mostra Arruda com 31%, Agnelo tem 15,1% e Rollemberg, 10,2%. Margem de erro é de 3,5%

O ex-governador José Roberto Arruda (PR) permanece na dianteira quando o assunto é preferência do eleitorado, agora com 31% das intenções de voto. Agnelo Queiroz (PT) aparece em segundo, com 15,1%, e Rodrigo Rollemberg (PSB) em terceiro, com 10,2% das intenções de voto. Os dados são da Exata Opinião Pública, que fez o levantamento entre os dias 13 e 16 de agosto, portanto após a decisão do Tribunal Regional Eleitoral que deixou Arruda sub judice. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, o que coloca o governador Agnelo e o senador Rollemberg em empate técnico.  
A pesquisa, que ouviu 1.240 pessoas em todo o Distrito Federal e foi divulgada ontem, está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) sob o número DF-000312014. Pelo cenário retratado, a disputa pelo comando do Palácio do Buriti vai ao segundo turno. Resta saber quem disputaria com José Roberto Arruda o pleito.
Toninho do PSOL é o quarto colocado na pesquisa estimulada, com 4,4% dos votos. O deputado federal Luiz Pitiman (PSDB) aparece em seguida, com 3,8% das intenções. Perci Marrara (PCO) tem 0,6%. Os três também estão empatados tecnicamente, considerando a margem de erro do levantamento.
O número de eleitores indecisos ainda é grande no Distrito Federal - segundo a pesquisa, 21% não sabem em quem vão votar para governador no próximo dia 5 de outubro e 13,9% declaram que vão anular o voto. A expectativa é que, com a propaganda eleitoral no rádio e na televisão, que começou ontem, estes números caiam. 
A partir de hoje, os candidatos ao Governo do DF, ao Senado e à Câmara Legislativa se apresentam no rádio, às 7h; e na televisão, às 13h.
Voto espontâneo
No mesmo levantamento, mas considerando as intenções  de voto espontâneo para o GDF, Arruda aparece com 22,7%; Agnelo Queiroz, com 10,4%; Rollemberg, 5,5%, Toninho do PSOL, 1,9%; Pitiman, 1,4%; outros, 0,2%. Nulos somam 15,1% e indecisos, 42,9%. O nível de confiança do levantamento da Exata é de 94%.
 Considerando apenas os votos válidos, o levantamento mostra Arruda com 36%, o governador Agnelo com 18% e Rodrigo Rollemberg com 12%. Toninho do PSOL soma 5%, enquanto Luiz Pitiman tem 4%. Perci Marrara aparece com 1%. Os cinco somam, portanto, 40%, quatro pontos menos que Arruda. O levantamento estimulado aponta que 24%  estão indecisos.
O último levantamento do Datafolha, divulgado na segunda-feira, já mostrava Agnelo e Rollemberg em empate técnico. Enquanto Arruda tinha 35% dos votos, os dois apareciam com 19% e 13%, respectivamente. Também em empate técnico estavam Toninho do PSOL, com 7%, e Pitiman, com 4%. Perci foi apontada com menos de 1%. Brancos e nulos somaram 12%, enquanto 10% não souberam ou quiseram responder. A margem de erro era de 4 pontos percentuais.
Candidatos ao Senado estão embolados
 
Na disputa ao Senado, três candidatos aparecem empatados, se for considerada a margem de erro, de 3,5%. O deputado federal Reguffe (PDT) tem 24,4% das intenções de voto, enquanto o  petista Geraldo Magela aparece com 19,4%. Em terceiro lugar, está o senador Gim  (PTB), que tenta a reeleição, com 18,1%. As tendências indicam afunilamento da disputa.
 
A candidata tucana Sandra Quezado (PSDB) tem 1,6%; Expedito Mendonça (PCO), 0,8%; Robson Raymundo da Silva (PSTU), 0,8%; Aldemário Araújo Castro (PSOL), 0,5%; Jamil Magari (PCB), 0,2%. Os eleitores que se declaram indecisos somam 22,3% e os que dizem que votarão nulo são 11,9%, de acordo com o levantamento.
 
Apenas um
 
Neste ano, apenas um terço do Senado será renovado.  Nesse caso, o DF elege apenas um dos candidatos. A cadeira  hoje é de Gim.  O Senado é composto por 81 membros, sendo três  representantes de cada estado e do DF. Em 2010, foram escolhidos dois senadores por estado, totalizando 54 — dois terços da composição total.
 
Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.