quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Na volta à Câmara, deputados não votaram nenhum projeto


Deputados retornam das férias, mas na hora da agenda já não havia mais número para tomar decisões

Como em um primeiro dia de aula, quando os alunos normalmente usam o reencontro para contar uns aos outros como foram as férias sem enfrentar nenhuma atividade escolar, os distritais voltaram ao trabalho na Câmara Legislativa — e não votaram absolutamente nada. Durante a sessão, até houve quórum por alguns minutos, mas nada de exame dos projetos que deixaram de ser votados na última sessão do primeiro semestre.
O presidente do Legislativo local, Wasny de Roure (PT), deu início à sessão pouco depois das 15h e aos poucos os deputados foram chegando. Agaciel Maia (PTC), Chico Leite, Chico Vigilante, Arlete Sampaio e Cláudio Abrantes, todos do PT, Israel Batista (PV), Evandro Garla (PRB), Joe Valle (PDT), Liliane Roriz (PRTB), Benedito Domingos (PP), Robério Negreiros (PMDB), Olair Francisco (PTdoB) e Eliana Pedrosa (PPS), suspenderam as agendas de campanha  e foram ao Plenário no horário de sessão.

Para discursar
Wasny deu espaço para que os parlamentares pudessem usar o tempo de fala, previsto pelo Regimento Interno, até uma questão de ordem de Chico Leite. “Senhor presidente, contei aqui e aferi que temos quórum. Talvez os colegas parlamentares pudessem abrir mão de suas falas e nós votaríamos os projetos que ficaram”, sugeriu o distrital, que ficou até o fim da sessão. Antes do termino da reunião foi feito um minuto de silêncio em homenagem a morte do ex-secretário de Justiça Júlio Ribeiro,  sepultado ontem.
Após nova chamada para conferir o número de parlamentares, apenas 11 deputados ainda estavam em Plenário e não houve quórum para deliberações.
Ao termino da sessão, alguns deputados compareceram ao Plenário apenas para assinar a lista de chamada, como Rôney Nemer (PMDB), Cristiano Araújo (PTB), que não estava de terno, obrigatório para participar da sessões deliberativa, e Washington Mesquita (PTB), que assinou a lista de presença 20 minutos após o encerramento.
De acordo com o Regimento da Casa, as sessões devem ocorrer às terças, quartas e quintas-feiras.

Na fila de espera
Entre as matérias que não obtiveram acordo para serem votadas no semestre passado estão a Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos), que voltará às comissões para ser reavaliada antes de entrar na agenda. O mesmo ocorre com o Plano Diretor Local do Guará (PDL), que não encontrou acordo para ser examinado antes do recesso de meio de ano, além de créditos suplementares do Executivo, enviados pelo Palácio do Buriti.

Ausente alega compromisso fora do prédio
Deputados justificaram por meio de suas assessorias de imprensa as suas faltas na primeira sessão do segundo semestre. A equipe do deputado Doutor Michel (PP) informou que o parlamentar se encontra internado, por conta de problemas abdominais e deve ficar fora da Casa e da campanha, nas ruas, por alguns dias.
Celina Leão (PDT), que era amiga do ex-secretário de Justiça, esteve no velório de Júlio Ribeiro, que ocorreu no mesmo horário.
Patrício (PT) estava na Câmara Legislativa, mas por ter sido informado que as matérias em pauta não tinham acordo para serem votadas, preferiu não sair de seu gabinete, já que seriam feitas apenas as falações tradicionais, sem qualquer projeto para ser votado.
Por meio de sua assessoria, Paulo Roriz (PP) afirmou que estava em reunião com moradores do Caub II e do Riacho Fundo II, que, de acordo com ele, solicitaram a presença do distrital por ele ser o presidente da Comissão de Segurança da Câmara Legislativa.
Aylton Gomes (PR) passou a tarde em reunião com policiais militares, segundo sua assessoria. Os demais deputados não foram encontradas até o fechamento.

Saiba mais
No primeiro dia de sessão não houve a reunião de líderes que costuma anteceder as votações e define o que será colocado em pauta, como o caso da Luos e do PDL do Guará.
O presidente do Legislativo, Wasny de Roure, estava em reunião política no Palácio do Buriti.
Dos 24 deputados que atualmente fazem parte da legislatura, 21 estão em campanha pela reeleição ou por outros cargos.
Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.