quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Como Prevenir um Possível Estupro

Estupradores são predadores. E ponto final. Predadores nunca deixam as vítimas saberem quando vão atacar... ou que eles estão "caçando" uma vítima... Seguindo estas dicas, você pode tornar seu mundo mais seguro. Faça aulas de defesa pessoal. Você receberá a informação que precisa e as habilidades para se proteger física e psicologicamente. Lembre-se, o estupro é culpa do estuprador, não da vítima. Este artigo não tem de forma alguma a intenção de justificar as ações de um estuprador, ele simplesmente irá fornecer dicas que podem ajudar você a se sentir mais segura. Em um mundo ideal, a melhor maneira de evitar um potencial estupro é educar todos os homens a respeitar e ajudar as mulheres. No entanto, estar informada também pode ajudá-la a evitar situações perigosas.



Considerações Iniciais


1
Saiba que nada que você fizer nunca irá fazer com que o estupro seja culpa sua. Antes mesmo de começar a pensar em prevenir um potencial estupro, você precisa entender que se você for violada, a culpa é toda do estuprador. Nada que você possa ter feito, vestido ou dito é motivo para ser estuprada. Não existe tal coisa como "você estava pedindo por isso", e qualquer um que acredita no contrário está profundamente equivocado. Embora certamente você possa tomar medidas para evitar o perigo e ficar segura, no final, nada que você faça é um "motivo" para que você seja estuprada.



2
Entenda que a melhor coisa que pode ser feita para evitar o estupro é impedir as pessoas de pensarem em cometer tal atrocidade. Em nossa cultura atual, há muitas coisas que podem ser feitas para se evitar o estupro, e isso começa com a forma como as mulheres são vistas. Se trabalharmos como sociedade para elevar os homens que são respeitosos com as mulheres e parar de contribuir para uma cultura que objetifica e deprecia as mulheres constantemente, então poderemos, ainda que lentamente, começar a mudar as coisas. Às vezes, os rapazes pensam que "piadas de estupro" são engraçadas e que não há problema em brincar com agressão sexual. É importante que eles saibam que isso não tem graça alguma.
  • Várias pessoas se sentem que orientar uma mulher sobre as coisas que devem ser feitas para se manter segura é ditar "como uma mulher deve ser e agir", e que se elas derem um passo em falso, é basicamente culpa delas se acontecer um estupro. Essa não é a intenção do wikiHow. Temos a intenção de capacitar às mulheres, dando-lhes alguns conselhos sensatos sobre como evitar o perigo.


3
Nunca pare de viver sua vida. Pode ser bastante opressor ler esses aconselhamentos sobre prevenção de estupro. Você irá começar a sentir que não há nenhum lugar onde você esteja segura, nem mesmo em sua própria casa. Você poderá começar a se perguntar em que lugar você pode ir para estar completamente segura de estupradores. Mas você não pode pensar assim. Embora você deva tomar algumas precauções, você não pode ter medo de sair de casa sozinha, ficar fora até tarde da noite ou ir a alguns de seus lugares favoritos. Você ainda pode desfrutar de sua vida e se sentir segura sem a paranoia constante que você pode sentir após ler sobre como prevenir o estupro.



4
Saiba que a maioria dos estupros são realizados por uma pessoa que a vítima conhece. As estatísticas variam, mas diz-se que, dos casos conhecidos de estupro, apenas algo entre 9% e 33% dos estupradores eram completos estranhos.[3][4]Isso significa que a grande maioria das mulheres são estupradas por homens que conhecem, sejam eles amigos, namorado, colegas de trabalho, conhecidos, ou até mesmo membros da família. Isso significa que é muito mais provável para uma mulher ser estuprada por alguém que ela conhece, em vez de um estranho em um beco escuro. Portanto, apesar de ser importante tomar precauções quando você estiver sozinha, você não deve deixar completamente a guarda baixa quando estiver com pessoas que você conhece.
  • Quando você estiver em uma situação social com alguém que você conhece, seja mais cuidadosa e não deixe totalmente a guarda abaixada, a menos que você se sinta verdadeiramente segura com a pessoa. Saiba que se seu instinto disser que algo está errado, você deve sair o mais rápido e de forma mais segura possível.
  • Estupro realizado por namorado é extremamente comum. De acordo com um estudo, cerca de 1/3 dos estupros são cometidos por um namorado.[5] Quando você estiver começando um novo namoro, compreenda que não significa não, e nunca deixe alguém fazer você se sentir culpada por não querer fazer algo. Não tenha medo de expressar suas necessidades claramente e em voz alta, se necessário.


Parte 2 de 4: Permanecendo Segura em Situações Sociais


1
Esteja consciente do que há à sua volta o tempo todo. Estacionamentos e garagens são dois dos lugares mais visados por estupradores. Estes homens são predadores, então observe seus arredores com cautela. Se você estiver em um estacionamento e achar que alguém está lhe seguindo, comece a fazer barulho. Fale alto consigo mesma, fale com alguém imaginário ou finja que está falando no celular. Quanto mais barulhenta for a possível vítima, maiores serão as chances dos predadores desistirem de agir.
  • Estude o seu entorno durante o dia. Se você estiver trabalhando em um novo local ou em um novo campus, certifique-se de aprender a maneira mais segura de andar de lugar para lugar. Isso significa andar em locais bem iluminados e movimentados.


2
Se você estiver na faculdade, saiba que a maioria dos estupros acontece durante as primeiras semanas do ano. De acordo com o Departamento de Justiça, a maioria dos estupros em faculdades ocorre durante as primeiras semanas de aula.[6] Esses são os dias de maior risco, pois haverá um grande número de pessoas novas, juntamente com uma grande quantidade de álcool. Embora isso não deva impedi-la de se divertir ou sair de seu quarto, você deve ser extremamente cautelosa quando for conhecer novas pessoas.



3
Trate sua bebida como uma nota de R$ 100,00. Não deixe que ninguém a segure. Não deixe ninguém segurá-la. Evite qualquer coisa que queiram lhe dar. Alguém pode "batizar" a sua bebida. Sempre pegue e fique com suas próprias bebidas. Nunca deixe uma bebida de lado, nem por um momento. Mantenha sua mão em cima de sua bebida, pois é fácil soltar algo dentro dela. Não aceite uma bebida de alguém que esteja flertando com você a não ser que o garçom ou outro funcionário do bar entregue-a diretamente a você. Mesmo que você tenha certeza que a bebida é sua, se você ficar longe de sua bebida por algum tempo, é muito mais seguro comprar ou pegar outro copo.


4
Beba com responsabilidade. Mais uma vez, isso não significa que beber irresponsavelmente irá tornar sua a culpa de um possível estupro. No entanto, se você fizer isso, é fato que ficará mais vulnerável e suscetível a ataques indesejados. Certifique-se de não beber mais do que uma bebida por hora (seja um copo de vinho, uma cerveja ou uma dose) para manter o controle de sua mente e corpo o máximo possível.


5
Fique com seus amigos. Onde quer que você vá, vá junto com um grupo de amigos e vá embora com o mesmo grupo de amigos. Mesmo que você e seus amigos acabem em diferentes áreas da festa, sempre saiba onde eles estão e se certifique de que eles também vejam onde você está. Mantenha contato físico e visual com seus amigos. Seus amigos irão lhe ajudar se a verem com um cara cuja companhia você não quer e você deve fazer o mesmo. Não deixe sua amiga com um cara que ela acabou de conhecer, especialmente se houver álcool envolvido.



6
Fique segura em boates. Às vezes a música está tão alta que ninguém conseguirá ouvi-la pedir ajuda. Se você estiver em uma boate, certifique-se de ficar com seus amigos, ir ao banheiro em grupo e que os seus amigos saibam onde você está em todos os momentos.



7
Seja assertiva. Se alguém estiver lhe dando atenção indesejada, diga-lhes para sair de perto. Não há necessidade de ser educado quando alguém estiver fazendo avanços sexuais não desejados. Firmemente diga a pessoa que você não está interessada. Isto pode ser mais difícil se for alguém que você realmente conhece e se preocupa, mas ainda será possível. Depois de passar a mensagem, a pessoa provavelmente irá sair.



8
Mantenha informações pessoais privadas. Não anuncie informações pessoais verbalmente ou na internet. Além disso, tenha muito cuidado num encontro com alguém que você conheceu na internet. Não há nenhuma boa razão para se encontrar com uma pessoa que você não conhece pessoalmente. Se você achar que é realmente necessário fazer isso, traga mais alguém, de preferência um amigo mais velho e encontre a pessoa em um lugar público.


9
Sempre mantenha seu telefone carregado. Não saia com um telefone que esteja quase descarregando. Ele pode ser a sua salvação se você precisar chamar a polícia ou seus amigos para pedir-lhes ajuda. Certifique-se de carregar seu celular antes de sair para a noite, independente de você estar sozinha ou com amigos. Você pode até mesmo criar um hábito de trazer um carregador com você, se você tem o costume de esquecer-se de carregar.


Parte 3 de 4: Permanecendo Segura quando Você Estiver Sozinha


1
Cuidado ao usar a tecnologia quando você estiver sozinha. Entenda: você não deve parar de apreciar sua vida ou fazer as coisas que você gosta de fazer por causa do medo de ser estuprada e agredida. Se você gosta de correr ouvindo música em seu iPod, então tudo bem, mas seja extremamente cuidadosa e olhar ao redor em todos os momentos, tentando correr perto de onde as pessoas estão. Se você estiver andando em uma garagem escura ou estacionamento, mantenha o foco em onde você precisa ir, ao invés de brincar com o seu iPod ou o seu iPhone.[9]
  • Agressores procuram as vítimas mais fracas. Se eles notarem que você é altamente vigilante, eles serão menos propensos a atacar você do que se você estiver escrevendo sem olhar por onde anda ou curtindo sua nova canção favorita em seu iPod.


2
Aprenda a confiar em seus instintos. Se você se sentir desconfortável ou insegura por qualquer motivo, o ideal a se fazer é sair do local e encontrar ajuda. Use seus instintos e tome cuidado com o instinto de ficar paralisada. Se você estiver sozinha e perceber alguém que te faça sentir insegura, mantenha a calma, se mova rapidamente e vá para um local movimentado.[10]
  • Se você estiver andando por uma rua escura e tiver a sensação de que a pessoa atrás de você a está seguindo, atravesse a rua em diagonal e veja se ele faz o mesmo. Se fizer, caminhe em direção ao meio da rua (mas cuidado para não ser atropelada por um carro), de modo que você possa ser vista por alguém que possa ajudá-la e afugentar o agressor em potencial.

3
Não corte o cabelo apenas para deter um estuprador. Claro, um monte de gente irá dizer que estupradores preferem mulheres com cabelos longos ou rabos de cavalo, porque são mais fáceis de agarrar. Será que isso significa que você deve deixar o cabelo curto para que haja menos chances de um homem estuprar você? Claro que não (a menos que você queira o cabelo curto, é claro). Não deixe que um estuprador em potencial impeça você de ser como você quer ser, e não se culpe por atrair o tipo errado de homem.


4
Não mude o seu estilo de se vestir para deter os estupradores. Muitas pessoas irão dizer que você estará mais propensa a ser estuprada se você vestir roupas que são mais fáceis de remover ou de "cortar" com um par de tesouras. Isso inclui saias, vestidos finos de algodão e outras roupas leves e curtas. As pessoas irão dizer que usar macacões e jardineiras é a melhor opção, assim como calças que possuem zíperes em vez de cinturas elásticas. Eles também dirão que cintos manter suas roupas no lugar, que várias camadas ajudam a deter os violadores, e assim por diante. Embora isso possa não ser exatamente falso, você não deve sentir que precisa vestir macacões volumosos, botas de combate, ou equipamento de mergulho para evitar ser estuprada. No final, cabe a você decidir o que você quer usar, e você não deve nunca sentir que a saia bonita que você está vestindo está a tornando mais "propensa" a ser estuprada.
  • Algumas pessoas também dizem que se vestir de forma provocativa convida estupradores. Evite esse tipo de pensamento antifeminista o máximo que puder.

5
Só use itens de defesa pessoal se você souber usá-los. Lembre que qualquer "arma" que sirva para ferir um possível agressor pode ser usada contra você se você não tiver treino e não conseguir usá-la bem. Se você pretender, por exemplo, andar com um canivete, aprenda as melhores maneiras de usá-lo. Lembre-se de que até um guarda-chuva ou bolsa podem ser usados como armas contra um agressor, e têm menos chances de ser usados contra você.



6
Grite alto e chame atenção para você. Os agressores normalmente possuem uma ideia de como farão o ataque. Quebre esta ideia. Lute como um gato psicótico e grite alto e forte.




7
Grite "CHAMA A POLÍCIA". Gritar isso terá o duplo efeito de assustador o agressor e chamar a atenção das pessoas. Se você gritar isso, as pessoas ao seu redor provavelmente virão te socorrer. Estudos também sugerem a seguinte estratégia: aponte para uma pessoa específica e diga "você, senhor de camisa branca, preciso de sua ajuda agora! Este homem está me atacando!" Diga isso dessa forma, apontando para a pessoa.
  • Alguns estudos mostram que a gritar "Fogo!" em vez de "Socorro!" ou "Chama a polícia!" realmente pode ser mais eficaz para conseguir a atenção dos transeuntes. Você pode tentar essa tática também, mas outros acham que pode ser difícil lembrar-se de gritar fogo num momento de perigo.


8
Faça um curso básico de defesa pessoal, como de Defesa Contra Estupro.Entre em contato com a polícia local para se informar sobre cursos desse tipo. Estes programas podem ensinar-lhe muitos métodos eficazes de ataque. Possuir essas habilidades debaixo da manga irá fazer você se sentir mais segura quando você está andando sozinho na noite.



9
Aprenda alguns pontos estratégicos. Plexo solar, peito do pé, nariz e virilha - esses são os quatro pontos de ataque que você deve alvejar caso o estuprador lhe agarre por trás. Atinja o plexo solar com os cotovelos, pise no pé o mais forte que conseguir, e quando ele lhe soltar, vire e bata com a palma da mão na parte inferior do nariz dele e termine com uma joelhada na virilha. Isso deve incapacitar seu agressor por tempo suficiente para você escapar.



10
Vá para sua casa com confiança. Não se distraia em seu carro ou fique na rua vasculhando sua bolsa. Deixe o seu carro com tudo que você precisa. Preste atenção quando estiver entrando em casa ou no carro, alguém pode facilmente empurrar você para dentro, entrar e trancar a porta. Preste atenção no ambiente ao redor; esteja com as chaves prontas na mão e olhe em volta antes de abrir a porta.



11
Ande com confiança. Olhe para frente enquanto anda e mantenha-se ereta; fingir que você tem duas panteras enormes do seu lado enquanto anda pode parecer bobagem, mas ajuda a aumentar a confiança. Agressores são mais propensos a atacar quem parece não ser capaz de se defender. Se você parecer fraca ou como se não soubesse pra onde vai, você estará mais propensa a chamar a atenção de um agressor. Mesmo que você esteja perdida, disfarce e demonstre confiança.



12
Observe e deixe marcas que possam identificar o agressor. Uma marca grande de mordida no rosto, globo ocular vazado, perna profundamente arranhada, piercing arrancado, entre outros, são detalhes fáceis de identificar, assim como tatuagens diferentes, etc. Pense para matar. Mire em pontos fracos como os olhos (enfie os dedos com força), nariz (bata de baixo para cima com a parte inferior da sua mão aberta), genitália (aperte com força e esmague ou dê socos fortes), etc. Dessa forma, a pessoa não terá forças para bater em você nem lhe segurar e você poderá correr.
  • Se você estiver em um lugar de onde não possa fugir, olhe em volta e deixe marcas onde for possível. Estupradores já foram pegos porque suas vítimas deixaram marcas identificáveis de dentes, unhas ou DNA em carros ou quartos onde foram agredidas.


13
Faça contato visual se você acha que está sendo seguida por alguém que você ache que pode ser perigoso. Um agressor terá menos disposição para lhe atacar se achar que você poderá identificá-lo com facilidade.



Parte 4 de 4: Mantendo outras pessoas seguras


1
Não tenha medo de intervir. Defender outras pessoas é uma boa forma de impedir um possível estupro. Não é fácil se envolver em situações embaraçosas, mas vale a pena quando se está impedindo que um estupro ocorra.



2
Observe a vítima em potencial. Por exemplo, se estiver em uma festa e avistar uma pessoa tentando se aproximar de uma amiga bêbada, vá até ele e deixe bastante claro que você está prestando atenção. Encontre uma desculpa para se intrometer na situação.[17]
  • "Eu trouxe um pouco de água."
  • "Você gostaria de sair para respirar um pouco de ar fresco?"
  • "Você está bem? Gostaria que eu permanecesse ao seu lado?"
  • "Eu amo esta música! Vamos dançar."
  • "Meu carro está perto. Gostaria de uma carona até a sua casa?"
  • "JESSI! Meu Deus, faz tanto tempo que não te vejo! O que anda fazendo?". Essa opção funciona mesmo em estranhos, a não ser que a pessoa esteja tão bêbada que não consiga compreender a sua intenção. Se não for o caso, ela fará parte da encenação para se livrar do criminoso.


3
Entre em contato com o estuprador. Talvez deseje confrontá-lo, mas também é possível simplesmente distraí-lo.
  • "Deixe-a em paz. Ela mal consegue ficar em pé. Meus amigos e eu a levaremos para casa."
  • "Ei, ela disse não. Ela claramente não está correspondendo."
  • "Com licença, senhor? O seu carro está sendo guinchado."


4
Chame ajuda se precisar de reforços para lidar com a situação. O simples fato de ter algumas pessoas por perto pode ser o bastante para impedir um estupro.
  • Diga ao dono da festa ou algum funcionário o que está acontecendo.
  • Chame os amigos (os seus ou os de alguma das partes envolvidas).
  • Chame a segurança do campus, um guarda ou chame a polícia.


5
Caso não saiba mais o que fazer, crie algum tumulto para criar um grupo de pessoas por perto. Desligue as luzes, ou a música. Fazê-lo deve deixar o estuprador sem graça e chamar atenção dos demais presentes para o fato de algo errado estar acontecendo.



6
Não deixe suas amigas sozinhas em festas. Se vai a uma festa com uma amiga, não a deixe lá quando estiver indo embora. Fazê-lo, principalmente quando ela está envolta por um grupo de pessoas que mal conhece, a coloca em uma posição vulnerável (algo ainda mais verdadeiro quando a festa envolve álcool ou drogas).
  • Antes de ir embora, encontre sua amiga e veja como ela está. Só a deixe sozinha se tiver certeza de que ela está bem e que conseguirá chegar em casa em segurança.
  • Se a sua amiga estiver bêbada ou alterada, tente convencê-la a voltar para casa com você. Caso ela recuse, fique na festa até que ela queira ir embora.


7
Crie um sistema de precaução. Criar algo simples, como fazer com que todos os amigos enviem uma mensagem no celular assim que chegarem em casa, é uma boa forma de garantir a segurança de todos. Por exemplo, se vocês se encontrarem à noite em uma cafeteria e uma de suas amigas for voltar de bicicleta à noite para casa, troque mensagens com ela quando chegar em casa. Caso ela não dê notícias, descubra o que está acontecendo.



8
Não tenha medo de apontar um estuprador se encontrar um. Se uma amiga está prestes a ir em um encontro com alguém que você sabe que é um estuprador, é seu dever alertá-la. Como um conhecedor de tal fato, você não quer que ele machuque mais ninguém.
  • Se você foi atacada pela pessoa em questão, deve decidir se quer ou não expor o caso. É um ato corajoso, mas a exposição afetará sua vida, então a maioria das pessoas pensa bem antes de decidir.[21]
  • No entanto, mesmo que não queira tornar o assunto público, avisar uma pessoa conhecida sobre ficar sozinha com a tal pessoa perigosa ajudará a impedir um estupro em potencial.



9
Faça sua parte para se livrar da cultura do estupro. É importante para todas as mulheres, mas talvez seja até mais para os homens. Impedir possíveis estupros depende do processo de educação das pessoas, o que ocorre no momento que você resolve se posicionar contra tal ato. Mesmo quando estiver saindo somente com seus colegas homens, não diga coisas degradantes sobre as mulheres nem faça piadas sobre estupros. Quando um homem vê outro homem sentindo empatia por uma mulher, aumenta a probabilidade de que ele faça o mesmo.



DICAS

  • Lembre-se de improvisar. Qualquer coisa que você carregue pode ser usada como arma de alguma maneira. Por exemplo, se você estiver usando salto agulha, tire os sapatos e acerte o agressor no olho ou outro lugar sensível com a ponta do salto. Até mesmo suas chaves podem ser usadas como arma, se elas forem pontudas. Corte a garganta ou pulso dele, ou tente furar o olho. Quando ele estiver caído, corra imediatamente, chame ajuda, corra para um local mais movimentado e fale para a maior quantidade de pessoas o que aconteceu. Não espere que ele se levante de novo. Se ele se levantar, isso só vai deixá-lo mais furioso e vai fazer com que ele faça o pior.
  • Não subestime suas habilidades. O corpo humano tem uma apresenta uma força e sagacidade incríveis em situações como essa. Uma vez que a adrenalina comece a fluir, desde que você não esteja paralisada pelo medo, você ficará surpresa com o que você é capaz de fazer.
  • Estupro é algo que não só pode como acontece com todo tipo de pessoas e o tempo todo. Idade, classe social, grupo étnico e outras diferenças não influenciam na escolha do estuprador. Dados de pesquisa mostram claramente que o modo de se vestir ou as ações de uma pessoa não influenciam na escolha da vítima pelo estuprador. A vítima é escolhida dentre as que parecem ser mais fáceis de abordar. Os estupradores procuram alvos fáceis e vulneráveis.
  • Seu instinto natural pode salvar sua vida. Preste atenção nele. Ele funciona como um radar e pode prevenir sérios problemas. É comum ouvir relatos de mulheres atacadas que ouvem uma voz baixa dentro delas dizendo que algo está muito errado. Ouça essa voz e respeite-a. Se houver alguma "coisa" dizendo que alguém ou algum lugar parece perigoso, não ignore.
  • Quando em casa, nunca deixe pessoas desconhecidas entrarem. Se for alguém que veio para fazer consertos, instalações, ou coisa similar, diga que você precisa ver um documento COM FOTO e o veículo da empresa. Se você não confiar na pessoa instantaneamente, não a deixe entrar. Se a pessoa não olhar em seus olhos, não tiver documento, não estiver em um veículo com o nome da empresa ou não usar um uniforme, isso significa que ela é extremamente suspeita. Não permita que essas pessoas entrem em sua casa! Peça para que alguém da empresa ligue para você antes de permitir a entrada, ou ligue você mesma.
  • Grite. Grite forte o suficiente para botar seus pulmões para fora. Grite no ouvido do agressor se possível, isso irá ensurdecê-lo momentaneamente. A menos que apontem uma arma para você, ignore-os se disserem para não gritar. Grite "Estupro!" ou "Chame a polícia, estou sendo estuprada!"
  • NÃO pense que você precisa ser legal. Seja rude e grossa.
  • Lembre-se, você tem o direito de mutilar seu agressor. Eles tinham intenções ainda piores e você tem pleno direito de defender-se. Não tenha medo ou fique receosa de fazer qualquer coisa com eles; eles merecem. Seja o mais agressiva possível.
  • Estupradores nem sempre parecem criminosos. A pessoa pode parecer normal, bem arrumada, atlética, jovem, etc. Ele pode nem parecer ter más intenções. Ele pode ser seu chefe, seu professor, seu vizinho, namorado, ou parente.
  • Lembre-se que os agressores normalmente querem presas fáceis, então não colabore! Se você for abusada sexualmente, grite coisas que deixem claro para qualquer pessoa que ouvir que você está sendo agredida.
  • Se você prestar atenção, os melhores alvos para bater e se defender estão em sequência. Olhos, nariz, boca, garganta, plexo solar, seios (se for uma mulher), estômago, virilha, joelhos e peito do pé.
  • Se o atacante é do sexo masculino, você pode usar a ponta do dedo do pé para acertar em cheio a sua virilha.
  • Aumente seus limites pessoais. Mantenha o seu eu interior protegido psicologicamente e fisicamente. Saiba que esses predadores podem encontrar os alvos mais fáceis através de um simples olhar.
  • Sempre que possível, use o seu joelho para dar um forte golpe para cima, o mais forte possível, na região da virilha do agressor masculino, para imobilizá-lo temporariamente, dando a você tempo para fazer uma fuga rápida.
  • Tentar entrar em um ônibus, caso você veja algum. Faça isso mesmo se você não tiver dinheiro. Isso poderá salvar a sua vida.
  • Se você estiver em um veículo em movimento, não tenha medo de saltar. Um braço quebrado é melhor do que perder sua vida.
  • Também é útil deixar alguma coisa como uma peça de joia, um lenço, ou qualquer coisa que seja sua com o agressor, para que ele possa ser identificado futuramente. Melhor ainda, deixe o máximo de marcas de arranhões, mordidas e contusões possíveis.
  • Sempre tenha tipos legalizados de sprays de pimenta e similares na sua bolsa.
  • Tenha um cachorro grande.
  • Por mais clichê que seja, evite sair à noite. Se acontecer de você estar fora de casa à noite, certifique-se de ficar em um local bem iluminado, lotado, e que você esteja acompanhado de pelo menos outra pessoa. Leve seu telefone celular em sua mão, pronto para fazer uma chamada, e uma chave, caso você tenha, na outra, para ser usada como uma arma.
  • Um estudo constatou que de 433 pessoas agredidas sexualmente, dois terços relatam a ocorrência de mais de um incidente. (Sorenson et. Al., 1991)
  • Não entre em pânico!!!
  • Se você estiver em um lugar acompanhada de amigos, fale com eles se você achar que está recebendo olhares estranhos. Por exemplo, se você estiver sentada no gramado de um amigo e o vizinho do lado estiver olhando para você através da cortina, diga ao seu amigo: "Ei, aquele cara ali está olhando para mim, podemos ir para dentro da sua casa?" Ou algo parecido.

AVISOS

  • Mantenha seu carro abastecido. Seja prática e não corra riscos. Se você sabe que fará uma longa viagem, fique de olho no nível da gasolina e abasteça várias vezes durante a viagem.
  • Tenha cuidado com mitos de estupro e culpa da vítima. A única pessoa responsável por um assédio é quem o pratica. Se você foi assediada, não importa o que você tenha feito ou deixado de fazer, a culpa não é sua.
  • Se escolher possuir e usar uma arma de fogo, você deve ter em mente que elas são extremamente perigosas, especialmente se não forem usadas e armazenadas corretamente. Use um mecanismo de trava do gatilho para garantir que sua arma não será usada contra você, mesmo que por acidente (isto é especialmente importante se você tiver crianças em sua casa). Informe-se sobre a limpeza adequada e manutenção de sua arma de fogo para garantir que ela esteja sempre em condições de trabalho, caso você precise dela.
  • Siga as leis de porte de armas de fogo de sua região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.