sexta-feira, 16 de agosto de 2013

ELIANA PEDROSA PRÉ-CANDIDATA AO GDF EM 2014

ENTREVISTA – ELIANA PEDROSA
 “Não concordo com as decisões equivocadas deste governo. Elas demonstram falta de comprometimento com a população do Distrito Federal”. Eliana Pedrosa


Eliana Maria Passos Pedrosa nasceu em Bicas, Minas Gerais, em 1953. Filha do bancário e posteriormente empresário José Pedrosa e da dona de casa Maria d’Apparecida Pedrosa, Eliana mudou-se com 2 anos para o subúrbio do Rio de Janeiro. Aos 15 anos veio para Brasília, onde estudou em escolas públicas e formou-se em Química pela Universidade de Brasília (UnB). Mãe de três filhos e avó de três netos, Eliana entrou na vida pública apenas com 50 anos, quando já tinha “cumprido a missão” de criar seus filhos.

Na vida pública, Eliana está em seu terceiro mandato na Câmara Legislativa do DF. Foi secretária de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda no governo Arruda, quando criou diversos programas sociais que exigiam contrapartidas importantes como, por exemplo, ensinar jovens da comunidade tarefas do dia a dia. Hoje, Eliana é oposição ao GDF por não concordar com o que considera equívocos na eleição de prioridades para a população. A parlamentar trabalha para ser candidata ao governo em 2014. Seu nome está bem cotado em pesquisas de intenção de voto.
Leia a entrevista concedida ao JORNAL GALO DE BRIGA.

GALO DE BRIGA – Deputada Eliana Pedrosa, a senhora é de qual região do Brasil?
Eliana Pedrosa – Nasci em Bicas, Minas Gerais. Quando tinha dois anos, meus pais decidiram levar toda família para o Rio de Janeiro e depois, aos 15 anos, cheguei a Brasília. Tenho muito carinho por Minas e pelo Rio, mas sou apaixonada por Brasília, onde tive as joias mais preciosas da minha vida: meus filhos e meus netos.

GALO DE BRIGA – Deputada, quando a senhora veio para Brasília e como era a cidade naquela época?
Eliana Pedrosa – Cheguei à nova capital em 1968. Tudo era muito diferente do que é hoje. O pioneirismo era a chave do desenvolvimento. Mas eu percebia nas pessoas um orgulho grande da nova capital do Brasil. Nas escolas públicas em que estudei – Caseb e Elefante Branco – o entusiasmo era constante e a cada dia era encarado como um desafio. O ensino tinha outra qualidade. Não por menos que passei na Universidade de Brasília (UnB) antes mesmo de terminar o que hoje é chamado de Ensino Médio. Era uma Brasília diferente de hoje.

GALO DE BRIGA – A senhora tem saudades de Bicas?
Eliana Pedrosa – Não tenho muitas lembranças de quando eu morava em Bicas. Tinha apenas dois anos. Lembro-me das visitas aos meus avós. Agora do Rio de Janeiro é diferente. Eu vivi bons anos no Engenho Novo, bairro da periferia do Rio. Tem uma história boa do Rio. Como a gente tinha poucos recursos, meus pais me matricularam numa escola pública pouco mais de 5 quilômetros de onde nós morávamos. Eu era fã dos Beatles, mas não tinha dinheiro para comprar os LPs. Então, eu pegava o dinheiro da passagem com meu pai e ia a pé para a escola. Com o dinheiro economizado, comprava os discos dos Beatles e os escondia em casa. Esses discos só foram descobertos em 1968, quando a gente veio para Brasília.

GALO DE BRIGA – Deputada Eliana Pedrosa, o que a senhora fazia antes de entrar na vida política?
Eliana Pedrosa – Minha formação é em Química. Prestei serviços à Petrobras Distribuidora no Amazonas. E quando vim para Brasília, em função do meu filho, fui trabalhar na empresa do meu pai. Comecei no almoxarifado, passando por todas as áreas da empresa para conhecer todos os seus procedimentos. A experiência não poderia ter sido melhor. Só conhecendo bem o ambiente de trabalho para realizar uma boa gestão. E isto levei para a vida pública mais tarde.

GALO DE BRIGA – Deputada, como a senhora entrou na vida política?
Eliana Pedrosa – Entrei na vida pública com 50 anos, a pedido do meu irmão e só depois que meus filhos estavam criados. Fui candidata apenas para que o então PL, presidido por meu irmão, cumprisse a cota de mulheres candidatas exigida pela Justiça Eleitoral. A primeira vitória nas urnas eu credito totalmente ao meu pai José Pedrosa, por sua sensibilidade social e carisma. A empresa dele já contratava nos anos 80, mesmo sem exigência de lei, pessoas com deficiência e idosos para seu quadro funcional.

GALO DE BRIGA – Como foi sua experiência nestes três mandatos de deputada distrital?
Eliana Pedrosa – Ainda está sendo, pois estou exercendo meu terceiro mandato. O primeiro foi de aprendizado. Como disse antes, não gostava de política e precisava estudar e aprender sobre o tema. O mandato foi marcado pela CPI da Saúde, que rendeu bons resultados à população do DF. O segundo mandato foi diferente, pois eu assumi a Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda. Conheci como funciona a máquina administrativa do Poder Executivo e pude vivenciar os problemas sociais enfrentados por nossa população. E olha que não são poucos. Neste mandato estou atuando na oposição ao GDF. Não concordo com as decisões equivocadas que demonstram falta de comprometimento com a saúde e a educação. Sem falar na segurança pública, que apresenta índices de violência como jamais vistos.  

GALO DE BRIGA – Cite algumas leis de sua autoria que a senhora acha que foram mais relevantes para sociedade?
Eliana Pedrosa – Sou autora da lei que reserva, no mínimo, 40% das vagas – por curso e turno – nas universidades e faculdades públicas do DF para alunos que estudaram em escolas públicas. Também criei a lei que obriga a realização da cirurgia plástica reparadora de mama nos casos de mutilação decorrentes de tratamento de câncer. A cirurgia deve ser feita ao mesmo instante que a mastectomia. Uma novidade no tratamento. No meio ambiente, sou autora da lei que criou o Sistema Distrital de Unidades de Conservação da Natureza (SDUC). Proteger o meio ambiente é obrigação de todos que querem um mundo melhor no futuro. E não poderia deixar de fora a Lei 4.848/2012, de minha autoria e do deputado Evandro Garla. Ela destina espaços exclusivos para mulheres e pessoas com deficiência no metrô do DF, o já chamado Vagão Rosa. Ao que tudo indica o governo vai implantar esse modelo agora em julho. Será um avanço no respeito à mulher.

GALO DE BRIGA - Deputada qual a sua avaliação do atual governo?
Eliana Pedrosa – Um governo que patina e não consegue oferecer bons serviços públicos à população.

GALO DE BRIGA – A senhora será candidata a governadora em 2014?
Eliana Pedrosa – Coloquei-me à disposição do partido. Trabalho para que meu nome seja escolhido para contrapor a atual gestão.

GALO DE BRIGA – Caso a senhora seja eleita, quais serão as áreas principais de seu governo?
Eliana Pedrosa – Todo governo precisa olhar com carinho para quatro áreas: Educação, Saúde, Segurança e Transporte.

GALO DE BRIGA – Deputada Eliana Pedrosa já que a senhora decidiu participar desta “Corrida Maluca ao GDF 2014”, nós somos obrigados a lhe associar a uma personagem do desenho animado. A senhora por ser a única mulher atualmente na pré-candidatura ao GDF, será então a Penélope Charmosa. O que senhora achou?
Eliana Pedrosa – A Penélope Charmosa virou avó? (Risos) A brincadeira é boa.

GALO DE BRIGA – Deputada Eliana Pedrosa, diga suas considerações finais.

Eliana Pedrosa – Eu acredito que o DF pode ser melhor. Nossas cidades podem receber mais atenção e carinho. Precisamos oferecer infraestrutura de qualidade ao cidadão. Afinal, ele paga os impostos e mantém a máquina pública funcionando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.