terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Investigadores identificam ligações entre os dois atentados na Rússia

As autoridades russas já identificaram indícios de ligações entre os atentados ocorridos no domingo e nesta segunda-feira em Volgogrado, a 900 km de Moscou.

Segundo o porta-voz do Comitê de Investigação, Vladimir Markin, foram encontradas características parecidas entre os explosivos usados nos dois ataques que, juntos, mataram ao menos 31 pessoas. Além disso, ambos atingiram sistemas de transporte - a estação de trem e um ônibus.

De acordo com o porta-voz, um homem-bomba foi o autor do atentado de hoje, em um ônibus elétrico. Até agora, foram identificados 14 mortos e 28 feridos. No ataque de ontem, numa estação de trem, morreram 17 pessoas - uma mulher-bomba foi apontada como autora da explosão.

Os investigadores, por enquanto, ainda não vinculam esses dois episódios com o atentado ocorrido na sexta-feira na cidade de Pyatigorsk, que matou sete pessoas. Os três ataques já fizeram o presidente Vladimir Putin estabelecer prioridade máxima para suas forças de segurança identificar os grupos envolvidos e evitar que outras explosões parecidas ocorram.

Atentados na Rússia»

Sergei Karpov/Reuters
AnteriorPróxima
Equipes vasculham destroços do ônibus que explodiu em Volgogrado, na Rússia, matando 14 pessoas em 30.dez
Volgogrado é uma cidade de cerca de 1 milhão de habitantes, a 690 km de Sochi, onde em fevereiro será realizado os Jogos Olímpicos de Inverno. As autoridades russas estão em pânico com a possibilidade de que novos ataques ocorram durante o evento, que deve ser usado pelo presidente Putin para promover a Rússia.

O dirigente russo acabou de anistiar, por exemplo, 20 mil presos, entre eles membros do Greenpeace e da banda Pussy Riot, justamente para melhor a imagem do seu país no exterior.

Sochi e Volgogrado estão próximas do norte do Cáucaso, onde repúblicas como o Daguestão e a Tchetchênia, ambas de maioria muçulmana, com grupos radicais de tendências separatistas.

Em um vídeo no mês de julho, o líder tchetcheno Doku Umarov instou insurgentes a usar "força máxima" para impedir a realização dos jogos em Sochi, considerado por ele como "satânicos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.