domingo, 29 de dezembro de 2013

RORIZ LIDERA NOVA PESQUISA E EM SEGUNDA ESTÁ…


Roriz lidera nova pesquisa e em segunda está…
Governo
Aos 77 anos, com diabetes e na fila de espera para transplante renal, em um hospital de São Paulo, o ex-governador de Brasília, Joaquim Roriz (PRTB) dispara na opinião popular no que se refere à disputa pelo Palácio do Buriti. Pesquisa feita pelo Instituto O Parlamento, entre os dias 20 e 24 de dezembro e registrada no TRE-DF, mostra de forma clara, o crescimento da pré-candidatura do velho guerreiro da política candanga. Vale lembrar, que no mês de setembro Joaquim Roriz tinha 21% de intenção de votos, contra Reguffe (PDT) que pontuou com 15,2%; 11% obtido por Arruda (PR), enquanto que o atual governador Agnelo Queiroz (PT) ficou com 8%. Em outubro, o Diário da Manhã publicou pesquisa do Instituto O Parlamento com 2.500 questionários, quando Roriz passou de 21% para 27% de intenção de votos. Na mesma pesquisa, Reguffe obteve 17,4%; Arruda 10,8% e Agnelo 9,64%. Na última pesquisa feita, em dezembro, com 2.200 questionários, quando foram ouvidos eleitores de todas as regiões administrativas do DF; Roriz obteve 31%, enquanto que 19,18% dos eleitores de Brasília opinou pelo nome de Reguffe; 11,59% ficou com Arruda e 7,31% disse que votará no atual governador Agnelo Queiroz.
 Quando o Instituto sugere só quatro nomes para a pergunta estimulada, Roriz salta para 36,81% de intenção de votos, enquanto que seu principal concorrente, o deputado Antônio Reguffe pontou com 19,18%; seguido pelo atual governador Agnelo Queiroz com 12,95%. O pré-candidato pelo PSol, Toninho, ficou com 6%. Vale lembrar ainda que, quando o nome de Roriz é substituído pelo da sua filha, a deputada distrital Liliane Roriz (PRTB), ela se destaca em primeiro lugar com 16,68%, enquanto que o ex-governador Cristovam Buarque (PDT) se posicionou em segundo lugar com 11,59%.
 Senado 
A disputa para o Senado está bastante acirrada, de acordo com a pesquisa de O Parlamento, cujo embate se dá entre Antônio Reguffe, com 22,22% e Gim Argello (PTB) com 14,62%. O terceiro colocado é Geraldo Magela do PT, com 10,18%. Caso Reguffe dispute o governo, o senador Gim Argello, vice-líder da presidenta Dilma no Senado, fica em primeiro lugar e em uma posição bem confortável para disputar a reeleição.
 Câmara Federal
 A grande novidade é a possível volta do ex-governador José Roberto Arruda, que poderá disputar uma vaga na Câmara Federal. Nesse sentido e de acordo com a pesquisa estimulada de O Parlamento, Arruda é o primeiro colocado, com 12,36% de intenção de votos, e, Jaqueline Roriz (PSC), também filha de Joaquim Roriz, se posiciona, em segundo lugar, com o percentual de 9,77%.
Câmara Legislativa do DF
 A grande surpresa na disputa da Câmara Legislativa do DF, é a pontuação extraordinária do administrador de Samambaia, Risomar Carvalho (PT), que ficou em sexto lugar, com 2,09% entre os mais votados para aquela Casa. O primeiro lugar é da deputada Eliana Pedrosa (PPS), pré-candidata ao governo do DF; o segundo colocado é Chico Leite (PT), pré-candidato ao Senado; o terceiro colocado é o Agaciel Maia (PTC), pré-candidato à Câmara Federal; ficando em quarta e quinta colocações respectivamente, Chico Vigilante e Liliane Roriz. Lembrando ainda que, Liliane poderá também ser candidata ao governo do DF. Conclui-se que, Risomar é o segundo colocado real, na disputa por uma vaga na Câmara Legislativa do DF. É importante ressaltar, que Risomar Carvalho, foi considerado na mesma pesquisa de O Parlamento, como o melhor administrador das cidades satélites de Brasília, com 72,23% de aprovação popular. Coincidência ou não é lá em Samambaia, que o governador Agnelo tem a melhor aprovação de seu governo, bem como o melhor desempenho na disputa para o Palácio do Buriti.
 Entrevistado pela reportagem, o ex-governador Joaquim Roriz, disse: “Estou orgulhoso e satisfeito de ter uma pontuação expressiva para o governo de Brasília. Estou cuidando de minha saúde, e certamente estarei preparado para disputar o pleito do ano que vem. Já conversei com diversas lideranças que me acompanharam nos quatro governos em que administrei Brasília. Tive boa receptividade, o que me anima! Acredito que vou conseguir unir o nosso grupo político, que sempre derrotamos o PT junto com seus aliados. Com ajuda de Deus e a vontade do povo, vamos vencer novamente”, concluiu.
 A pesquisa O Parlamento identificou ainda o seguinte resultado para Presidência da República: Marina Silva em primeiro lugar, com 25%; Dilma Rousseff, 20,68%; Aécio Neves 17,27%; Joaquim Barbosa, 16,63% e Eduardo Campos com 5,86%.

Qual a avaliação você faz do governo Agnello ?

Candidato Quantidade Percentual (%)
Ótimo 103 | 4,68%
Bom 296 | 13,45%
Péssimo 619 |  28,13%
Ruim 351 | 15,95%
Regular 729 | 33,13 %
Não responderam 102|  4,63 %
TOTAL 2.200 | 100%

Metodologia

  • Pesquisa realizada nas seguintes localidades do DF: Águas Claras; Asa Sul; Asa Norte; Brazlândia; Ceilândia Norte e Sul; Cruzeiro Novo e Velho; Fercal; Guará I e II; Gama; Itápoã; Jardim Botânico; Núcleo Bandeirante e Candangolândia; Lago Sul; Lago Norte; Planaltina (Vale do Amanhecer); Paranoá; Park Way; Recanto das Emas; Riacho Fundo I e II; Samambaia; Santa Maria; São Sebastião; Setor de Indústrias; Sobradinho I e II; Sudoeste/Octagonal; Taguatinga Norte e Sul; Varjão; Vicente Pires; Vila Planalto e Vila Militar. Foram ouvidos 2.200 (dois mil e duzentos) eleitores
Foram verificados os seguintes quesitos:
Sexo; Faixa etária; Escolaridade; Nível de renda; Avaliação Administrativa do GDF; Espontânea para Distrital; Estimulada para deputado federal; Estimulada para senador I e II; Espontânea para governador; Estimulada para governador I, II, III, IV, V, VI e VII; Rejeição/governador; Estimulada para presidente. Vale ressaltar que os questionários foram distribuídos em todas as regiões administrativas do Distrito Federal, de acordo com o peso eleitoral de cada uma. A coleta de dados foi feita entre os dias 20 e 24 de dezembro de 2013. Fonte: DM
Uma pergunta fica no ar: E se Roriz e Arruda não puderem se candidatar por questões jurídicas, para onde irão essas intensões?
Esdras Messias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.