O ex-técnico da NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA) Edward Snowden afirmou que se sentiria honrado de poder morar no Brasil, que disse ser "uma país lindo" e "uma das mais interessantes e vibrantes democracias do mundo".
As declarações foram divulgadas na noite deste domingo pelo programa "Fantástico", da Rede Globo, que manteve contato com Snowden por e-mail.
Na entrevista, o americano disse se sentir "encorajado e impressionado pela crescente liberdade política que os brasileiros estão vivendo".
E acrescentou que Glenn Grenwald, um dos jornalistas com quem vem trabalhando para revelar a existência de um amplo esquema de espionagem dos EUA, vive e trabalha "de forma livre e segura no Brasil, apesar do tipo de pressão feita pelos EUA e pelo Reino Unido".
A entrevista ocorreu dias após a Folha ter publicado uma "carta aberta ao povo brasileiro", na qual Snowden explicou não poder ajudar nas investigações sobre a espionagem americana no Brasil, que atingiu até mesmo as comunicações da presidente Dilma Rousseff e da Petrobras, devido a sua situação jurídica -ele atualmente vive na Rússia, sob a condição de asilado temporário.
Segundo a reportagem apurou, o texto faz parte de uma campanha para sensibilizar o governo brasileiro a acolher o ex-técnico da NSA de forma permanente no país.
Na entrevista exibida neste domingo, Snowden diz que o objetivo da carta foi encorajar o povo brasileiro a "defender o seu direito à privacidade". Ele negou, porém, querer trocar informações sobre o programa de espionagem pela oferta de asilo. "Uma concessão de asilo deve ser sempre uma decisão puramente humanitária", disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.