sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Câmara aproveita calendário de ponto facultativo para incluir folgas

MP questiona medida ao lembrar que enforcamento de feriados atinge serviços como hospitais públicos e delegacias

Institucionalizado na forma de decreto do Governo do Distrito Federal (GDF), o enforcamento de dias úteis para a conjugação com feriados e pontos facultativos este ano será utilizado amplamente este ano. Ao menos três pontos facultativos instituídos por vontade do GDF servem para emendar datas festivas que caem em quintas-feiras. A Câmara Legislativa adotou o calendário do Executivo e foi além: permitiu a seus 24 parlamentares dois dias a mais de folga. Ou de campanha.


Ontem, a Mesa Diretora da Câmara Legislativa do DF (CLDF) publicou as datas de feriados e dos enforcamentos à semelhança do Executivo, mas concedeu ponto facultativo em 5 de março e em 17 de abril. No GDF, a primeira data será apenas de meio expediente, enquanto a segunda não será computada como feriado. Com isso, a Paixão de Cristo, comemorada este ano em uma sexta-feira,18 de abril, será emendada com o dia anterior, 17, e com a segunda-feira, 21, aniversário de Brasília. Como as sessões de votação ocorrem apenas às quartas e quintas-feiras, os parlamentares deverão ficar, no mínimo, uma semana sem trabalhar.

Segundo o presidente da Casa, Wasny de Roure, a reprodução dos feriados em relação ao GDF tem a ver com a “sintonia” com que os dois Poderes devem trabalhar. Ele argumenta com a dificuldade em votar matérias em ano eleitoral e propõe uma discussão sobre o assunto no Colégio de Líderes. “Reconhecemos, sem hipocrisia, que este ano será de eleições e que muitos parlamentares deverão se ausentar para cuidar de seus assuntos eleitorais. Por isso, quero tratar do assunto com transparência para evitar, por exemplo, que poucos deputados mantenham o quórum das sessões enquanto a maioria está nas ruas”, diz. A Secretaria de Comunicação do GDF foi procurado pelo Correio, mas não respondeu até o fechamento desta edição.


FONTE: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2014/02/28/interna_cidadesdf,415168/camara-aproveita-calendario-de-ponto-facultativo-para-incluir-folgas.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.