quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

PASQUIM DA SEGURANÇA: O DIA EM QUE O "SENTIMENTO DE PERTENÇA" FOI FERIDO

No dia 18 de fevereiro de 2014, às 17 horas, no Clube dos Oficiais da PMDF - sob a direção dos presidentes das Associações de Oficiais da PMDF e do CBMDF, em conjunto com a cúpula da Segurança Pública do governo Agnelo - ocorreu a assembleia para aprovação da proposta de reajuste salarial das duas instituições.

Esta reunião, organizada pela cúpula da SP/DF serviu como uma contra-resposta à reunião realizada no mesmo dia, por Policiais e Bombeiros do DF, em que decidiram pela NÃO aprovação da proposta de aumento sugerida pelo GDF.

A tentativa de sobrepor a proposta do governo Agnelo, em detrimento da decisão da maioria, diante de um processo democrático, construído ao longo de três anos - foi para a maior parte dos Bombeiros e Policiais do DF, um duro golpe diante de tudo aquilo que o 'partido dos trabalhadores' sempre pregou no seio da tropa - uma espécie de sindicalismo, onde a decisão da maioria deveria ser lei.

Entretanto, o 'PT sindical' é bem diferente do 'PT governo' - o que ficou mais uma vez evidente para todos, esta irrefutável conclusão!! 

Foi uma espécie de 'queda de braços' em que não houve vencedores!! E os maiores perdedores foram as duas corporações, no sentido institucional em seu 'SENTIMENTO DE PERTENÇA'.

Talvez alguns estejam pensando agora: "que troço é esse de 'SENTIMENTO DE PERTENÇA'"??

Eu já explico!! Mas para tal é preciso contextualizar...

Esta expressão 'SENTIMENTO DE PERTENÇA' eu também nunca tinha ouvido falar. Mas foi em Portugal, onde tive oportunidade de fazer um curso de Direito da União Europeia, em que a Doutora MARIA TERESA BRACINHA VIEIRA, em sua primeira aula explanou sobre "o desafio de se construir o tal 'SENTIMENTO DE PERTENÇA' dentro da Europa, em função das diversas culturas que circulavam no continente Europeu". De 10 expressões, a Doutora Teresa Bracinha pronunciava 11 - o tal 'sentimento de pertença'. Lembro-me como se fosse ontem,  que ao sair de sua primeira aula, fiquei intrigado por saber o significado daquela expressão, o que me motivou a buscar em livros da biblioteca da Universidade, bem como, pela internet, o significado real da expressão, que fora repetida a exaustão pela Doutora Bracinha.

Ao me deparar com o significado real da expressão, as minhas lembranças me levaram no tempo, a uma experiencia vivida no antigo Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) no ano de 1997. Para os nobres Leitores da Polícia, o antigo BBS era e é uma espécie de 'BOPE' para os Bombeiros, em função de sua elevada operacionalidade - os Bombeiros mais operacionais servem nesta unidade.

Foi em um dos serviços operacionais, eu era à época Segundo Tenente e estava exercendo a função de Oficial de Dia e Comandante de Socorro, onde tive a real experiencia do significado do tal 'SENTIMENTO DE PERTENÇA'. 

A história ocorreu em função do capotamento de um grande caminhão Scania - todo carregado-, na via que liga o balão do colorado com a Fercal. A ocorrência se deu por volta de uma hora da manhã. Já era madrugada de segunda, e tínhamos a missão de além de socorrer as vítimas, como também de desobstruir a via, em função do grande fluxo de veículos que trafegava naquela região. Após o socorro das vítimas, acionei o antigo COCB e solicitei os guinchos da CEB e da TCB para auxiliar na retirada do caminhão da pista.

A Scania estava num sentido transversal à via, e estava a obstruindo por completo. Havia carga por todo o lado, muito óleo e combustível derramado na pista. O ambiente estava escuro, pois o trecho era mal iluminado.

Eu sabia que aquela operação não era tão complexa, mas seria muito trabalhosa, em função do fator tempo. Tínhamos que correr contra o relógio. Reuni a guarnição e expliquei que tínhamos aquele desafio. A nossa meta era desobstruir a via até às 7 horas da manhã. Aquela madrugada foi muito longa!! (hehehe).... 'Mais tinha que ser'!!!

Eu aprendi a conduzir os meus serviços operacionais, sempre realizando as atividades de maneira 'ombreada', ou seja, eu fazia e demonstrava para os demais membros da equipe 'o como fazer' bem de perto... Mas, naquele serviço não teria como ser diferente, pois a guarnição não estava em grande número. Tínhamos que otimizar os recursos humanos e operacionais disponíveis naquele momento. 

Os guinchos chegaram por volta das três e meia da manhã, o que dificultou mais ainda a operação. Naquela madrugada eu tive que me 'despir' do militarismo existente na instituição e busquei construir um trabalho verdadeiramente de equipe, com muita sinergia - não tinha o 'papo' de oficial, sargento, cabo ou soldado - éramos uma equipe, e como tal, tínhamos que correr contra o tempo. Todos participaram das etapas de planejamento e de execução daquela operação... Tracei um planejamento, desenhei, mas deixei que todos da guarnição participassem também do rápido esboço. Realmente para mim foi uma experiencia memorável. Em resumo, conseguimos desobstruir a via no tempo planejado.

Mas foi no momento em que já estava no BBS, na reserva do oficial de dia, e estava registrando os detalhes do serviço no velho livro ata, quando o Cabo, auxiliar da guarnição, pediu permissão para conversar comigo. Prontamente o recebi e disse: 'o que Você deseja meu amigo'?    E ele prontamente disse: "Tenente Rajão, eu estava conversando com o pessoal lá no alojamento, e quero que o Senhor saiba, que o 'Senhor é um dos nossos'!". Eu fiquei no momento surpreso, pois aquele Bombeiro era do 'tipo meio alterado', meio 'marrento', mas era muito operacional e cumpridor dos seus deveres... Logo eu o respondi: 'agradeço a consideração e a confiança dos companheiros, pois para mim também é uma grande honra servir com os Senhores aqui no BBS!'.

Tive que contar toda esta história, para contextualizar o significado real de 'SENTIMENTO DE PERTENÇA' para Você, nobre Leitor. 

Confesso que possuo condecorações e diplomas, mas nenhum título me trouxe mais 'orgulho' do que aquelas breves palavras proferidas por aquele 'Cabo BM' no BBS, naquela manhã!!! Ele me aceitou em seu rol de amizade, em seu ciclo fechado de relação. E para mim foi a maior honraria que poderia ter alcançado: ser aceito, não por ser o tal 'oficial' ou 'chefe', mas por ser um companheiro em que se pode confiar!!

E é disso que se trata o tal 'SENTIMENTO DE PERTENÇA' - A RELAÇÃO MÚTUA DE CONFIANÇA!!!

Vejo que a reunião do dia 18 de fevereiro, feriu gravemente o sentimento e a relação entre os 'gestores e os agentes' das duas corporações. Tenho para mim, que a 'mixaria de aumento dada pelo GDF' não valeria nem um por cento (1 %) deste tão importante 'SENTIMENTO DE PERTENÇA'!!!

Para resgatar este sentimento perdido, temo que demorará anos para a cicatrização desta ferida!!

Vou colocar alguns comentários extraídos das redes sociais, para que todos possam entender o  grau da 'quebra de confiança' resultante desta reunião do  dia 18 de fevereiro (chamarei todos de anonimo para preservar a identidade dos autores):



ANÔNIMO 


Luto por uma corporação que foi assassinada por seus gestores... Foi desmembrada... Esquartejada... Vilipendiada... Luto por integrar uma Corporação que à portas fechadas, furtivamente, zombou da cara de vários daqueles que não dormiam na busca incessante por equidade. Luto por uma sociedade que perdeu o braço forte e a mão amiga da Lei... Que será cada dia mais, vítima não somente do submundo do crime, mas pior que isso, de um poder político cada vez mais prostituto e corrompível. Luto por cada um daqueles que não têm carros blindados, não andam armados, não são escoltados, que moram em lugares degradados, mas manifestavam felicidade quando viam nossa viatura passando, pois era dos gestos de cada um de nós, executores, que vinha a proteção que eles tanto precisam... Luto por saber que cada um desses PRAÇAS, Policiais Militares, que tanto lutaram para proteger, hoje estão desprotegidos por conta de um golpe baixo, intransigente, insensato, covarde, tirano e acima de tudo, egoísta.

**********
ANÔNIMO sou policial,mais como cidadão me sinto envergonhado com atitude de tal comandante,uma total afronta aos policiais,que colocam suas vidas em prol da população,por isso vemos nos dias de hoje o porque de tal desmotivação,não são só voces que estão de luto a sociedade brasiliense também está.Uma instituição, duas policias.

**********

ANÔNIMO ''''' Nunca pensei em ver uma corporação a qual eu Amo tento assim. Queria eu acordar amanhã e ser tudo mentira e muito ruim ver minha querida PMDF assim. Estou sim muito triste de verdade. Olha estou no Meio da PMDF deste de 1991 e nunca pensei em ver isso e triste muito triste mesmo. Será que vai ter fim e vou poder ver meus amigos satisfeitos e felizes em?...

**********

ANÔNIMO Cmt... o Senhor foi um brilhante Cmt do Bptran....... Nos nunca esperavamos isso do Senhor. Foi lamentavel a sua COLOCAÇAO..... Nossos FAMILARES, pense o que o Senhor Transmitiu pra tdos eles. O Senhor tbem tem Esposa, filhos e parentes. LAMENTAVEL. O SENHOR MACHUCOU MUITO OS PRAÇAS.

**********

ANÔNIMO

Parabéns, donos da vanguarda de uma então honrosa e nobre instituição, vocês conseguiram matar ontem por volta das 17:30 todo meu desejo de vibrar.

Não pelo salário e nem por que “aprovaram” a proposta, mas sim por não ter sido considerado alguém.


Sinceramente cumprirei meus 17 anos que faltam de serviço apenas fazendo o que a lei manda e até onde sou respaldado e não há lei alguma até o momento que me obrigue a fazer mais que isso.

Nunca amei o que faço por causa do salário que recebo, mas sim por me sentir alguém cumprindo meu dever, nunca tive vergonha de ser praça e nunca desmereci meus superiores para poder receber tal tratamento dispensado a minha pessoa, mas ontem fui assassinado. Aqui jaz um homem que se sentia honrado em fazer o que fazia.

Desculpa ai o desabafo.
**********

ANÔNIMO

Há 14 anos sou Bombeiro
Nenhuma Punição (seguer respondi uma Sindicância).
Comportamento Excepcional (maior que existe).
Possuo muitos Elogios, pois sempre trabalhei muito por esta Corporação )

(porem não tenho nenhuma medalha) e vcs sabem o por que?
Fiz vários cursos para me especializar e prestar um melhor atendimento a Sociedade.
Desde 2009 sou Instrutor (função de Oficial)
Fui Durante muito tempo representante dos Grêmios dos Quarteis (gremios que fazem as melhorias nos quarteis...sem eles até papel higienico falta...)
POREM HOJE ESTOU ENVERGONHADO DE SER DESTA CORPORAÇÃO. (nao de ser Bombeiro, de vestir essa Farda e fazer o Bem), mas de ter CMTs (que não tem coragem de bater de frente com o Governo) e ainda dizem que não existimos, e que não somos importantes... (sei que alguns Comandantes foram pressionados, mas não custava nada lutar pelas suas ideologias)
A partir de hoje, o tempo extra que empregava no BOMBEIRO... (muito tempo extra... Minha Família sabe muito bem - pois sempre acreditei que poderia melhorar a Corporação e sempre fiz a mais, sempre levei serviço pra casa, quem me conhece sabe...) todo esse tempo a mais... Será empregado na MINHA FAMÍLIA... pois essa me Valoriza... Essa me acha importante e Essa tem certeza que Eu existo.
Senhores Administradores,do CBMDF, vcs acabam de desmotivar (EXterminar) um EX-excelente Bombeiro.
A partir de hoje, é Sim Senhor e Não Senhor..., continência e nada mais.

Ah e já adianto ( sei que vou responder e sei que serei punido por falar SIMPLESMENTE A VERDADE)

**********

SOU CABO DA PMDF E NÃO ME SINTO MOTIVADO VENDO UM CORONEL QUE FICA DENTRO DO SEU GABINETE GANHAR UM AUXILIO MORADIA SEIS VEZES MAIOR QUE UM SOLDADO. POIS O ARTIGO SEXTO DA NOSSA CONSTITUIÇÃO FEDERAL PRECEITUA QUE A MORADIA É UM DIREITO DE TODOS OS CIDADÃOS BRASILEIROS. PORTANTO PAGAR AUXILIO MORADIA DIFERENCIADOS AOS SERVIDORES DE UM MESMO ÓRGÃO, FERE O PRINCÍPIO DA IGUALDADE E O DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA AMBOS PROVENIENTES DA NOSSA MAGNA CARTA. CONTUDO, VALE DIZER QUE ESTE AUMENTO DO AUXILIO MORADIA FERE A NOSSA CONSTITUIÇÃO FEDERAL E PADECE DO VICIO DA INCONSTITUCIONALIDADE. CB 21 MILHÃO

**********

Viu só Comandante Geral,você achou que seu teatro montado,dispensando todos do expediente,usando viaturas do estado pra se dirigirem a um clube privado de oficiais onde fosse feita uma votação no porão da ASOF,para uma única emissora filmar ao receber ligação de vossa senhoria.O senhor simplesmente achou que"Pronto agora provei que sou comandante" Meu Deus,como faltou massa encefálica,perdeu o apoio de todos os praças e ainda saiu como mentiroso.Esta mesmo achando que todos foram pra rua trabalhar??
Praça Cans...

**********

ANÔNIMO  Eu não gosto de polemizar e achei o texto inoportuno pra caramba, muita gente passou dificuldade para estar onde esta e ninguém pode comparar a sua vida com a dos outros, se oficial ou praça o importante é a dignidade e honra, salário é de menos, sem falar que eu por exemplo não quero ganhar salário de coronel, só acho puta sacanagem eu ganhar com 20 anos de casa menos que agente do DER e Detran que começaram ontem.

Por falar nisso, se alguém quiser ganhar salário de coronel tem um caminho mais curto, basta estudar muito e fazer um concurso para o senado ou câmara, ou estudar um pouco menos e passar no DETRAN que por sinal com 10 anos de casa já vão ganhar um salário de TC.

**********

Bem, expostos apenas alguns comentários das redes sociais, que expressam claramente o sentimento de indignação que o Staff de Agnelo produziu nestas duas Briosas Corporações, vamos agora entender os conceitos relacionados ao 'Sentimento de Pertença':


Sentimento de Pertença - Mauro Koury afirma que o Sentimento de Pertença é uma ideia de enraizamento, em que o indivíduo constrói e é construído, sentindo-se parte de um projecto que modifica e é por ele modificado. 

Em relação a uma organização, esta emoção de fazer parte, de pertencer, neste sentido acaba por suplantar parcialmente possíveis sentimentos de desagrado em relação à organização. 

Em ambiente profissional, um indivíduo pode conseguir uma maior realização pessoal se existir um sentimento de pertença, o que pode resultar numa maior produtividade e numa moral elevada nos trabalhadores, contribuindo para reforçar uma imagem positivada na organização.

Na verdade, o local de trabalho não deve ser considerado apenas como um lugar onde os indivíduos têm a oportunidade de contribuir construtivamente (o que nos remete e relembra o significado heideggeriano de construir e habitar), mas também como um local onde têm a oportunidade de estabelecer ligações interpessoais satisfatórias,cultivar um espírito de entre-ajuda e trabalhar em comunidade para atingir um objectivo comum, em suma: um lugar onde o indivíduo pode habitar.

Também pode ser entendido como o “sentimento de que somos parte de uma rede de relacionamentos de suporte mútuo, sempre disponível e da qual podemos depender.” 

Bem como, o sentimento de pertença "é aquele em que os membros possuem, e de que os membros se preocupam uns com os outros e com o grupo, é uma fé partilhada de que as necessidades dos membros serão satisfeitas através do compromisso de permanecerem juntos.


**********

SINCERAMENTE, ESPERO QUE POSSAMOS RESGATAR ESTE VALOR PERDIDO EM NOSSAS INSTITUIÇÕES, EM FUNÇÃO DA REUNIÃO DO DIA 18 DE FEVEREIRO NO CLUBE DOS OFICIAIS!!!

A Você, nobre Companheiro que está ora desmotivado, deixo um lema que possuo, para meditação:


"Uma pessoa com uma crença é um poder social igual a noventa e nove que possuem apenas interesses" - John Stuart Mill


Você, com o seu amor por sua Corporação ou por sua Profissão, vale mais que 99 mercenários juntos!!! Não se esqueça nunca disto!!!



Estamos de olho!!!

 


POR Tenente Rajão







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.