quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Lula e Raúl Castro percorrem porto cubano financiado pelo Brasil


  • Raúl Castro (à esq.) se encontrou na terça-feira (25) com o ex-presidente Lula em Cuba
    Raúl Castro (à esq.) se encontrou na terça-feira (25) com o ex-presidente Lula em Cuba
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o líder cubano, Raúl Castro, percorreram nesta terça-feira o porto do Mariel, 45 km a oeste de Havana, construído e financiado pelo Brasil, informou a TV estatal cubana.
"Penso que o Porto de Mariel representa para Cuba a possibilidade de uma revolução industrial, porque é a possibilidade para atrair empresas para a produção de produtos de alta tecnologia", disse Lula à TV cubana.
Lula, que chegou nesta terça-feira à Ilha, destacou que o porto - inaugurado em 27 de janeiro por Raúl Castro e a presidente Dilma Rousseff - "é uma referência para outros países da América Latina e do Caribe".
"Estou muito orgulhoso por viver até o dia de poder presenciar a construção de um porto desta magnitude, e mais feliz porque o Brasil colaborou com este novo momento que Cuba vive".
Sobre as reformas empreendidas pelo presidente cubano para atualizar o modelo econômico centralizado de corte soviético que a ilha seguiu durante meio século, Lula disse que "Raul tem tomado decisões corajosas para modernizar e desenvolver Cuba".
"Tudo isto é muito importante e agora precisamos apenas derrubar o bloqueio dos americanos para que Cuba possa se desenvolver plenamente", destacou sobre o embargo aplicado por Washington desde 1962.
O porto de Mariel é o maior projeto de infra-estrutura da história de Cuba, e seu desenvolvimento deve exigir uma década para preencher uma área de 465 km2.
Mariel foi construído pela brasileira Odebrecht, e abrigará uma zona franca industrial e comercial (Zona Especial de Desenvolvimento de Mariel).
O governo do Brasil financiou com 802 milhões de dólares a primeira etapa da construção do porto e em janeiro passado, durante sua inauguração, Dilma anunciou um novo crédito, de 290 milhões de dólares, para a ampliação das obras.
Lula concederá na tarde desta quarta-feira uma entrevista coletiva em Havana.

FONTE: http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2014/02/26/lula-e-raul-castro-percorrem-porto-cubano-financiado-pelo-brasil.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.