sexta-feira, 28 de março de 2014

ASSISTA: Nasa desenvolve Morpheus, protótipo com um módulo de aterrissagem nunca visto antes


NASA, agência espacial norte-americana, divulgou um vídeo para demonstrar seu novo módulo de aterrisagem, o Morpheus. Em desenvolvimento pela NASA, o módulo voa como um helicóptero e pode aterrissar em quatro pés. No vídeo de ensaio de voo, o Morpheus decolou e subiu até 142 metros de altura, percorrendo mais 194 metros em 36 segundos. Fazendo movimentos em pleno voo, aterrissou verticalmente de maneira bastante eficaz, cumprindo todos os objetivos esperados durante a prova.
Os testes foram realizados no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida. O local é o mesmo onde, em uma fatídica prova de 2012,  houve um acidente com a primeira versão do Morpheus, o que causou a sua queda logo depois da decolagem.  
O Morpheus, entretanto, não foi desenvolvido com o objetivo de ser uma nave espacial. O módulo cumpre o propósito da NASA em desenvolver princípios e propriedades de operação. Futuramente, essa tecnologia será utilizada em outros módulos de aterrisagem automática, tanto para operações na Terra, quanto em outros planetas e asteroides.
Seguindo a tendência mundial de economia de combustível, a NASA investiu em uma tecnologia com sistema de propulsão a base de gás metano e oxigênio, elementos facilmente encontrados no espaço. O Morpheus também está sendo desenvolvido para ser um veículo reutilizável e, assim, contribuir para a redução dos gastos com o programa espacial.

FONTE:  http://noticias.seuhistory.com/assista-nasa-desenvolve-morpheus-prototipo-com-um-modulo-de-aterrissagem-nunca-visto-antes#sthash.47T8oO2o.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.