Por falta de vagas, 6.109 crianças de até cinco anos devem ficar sem creches no Distrito Federal em 2014. O número corresponde a 31% do total de 19.759 solicitações de educação infantil feitas pelo telematrícula da Secretaria de Educação do DF. De acordo com a pasta, nos ensinos fundamental e médio, 100% dos alunos conseguiram vagas.

Apenas 30 das 654 escolas públicas do DF são de educação infantil. A secretaria atribui a falta de vagas para crianças de 0 a 5 anos nas escolas à "falta de investimento na educação infantil nas últimas décadas e a migração de famílias com crianças nesta idade para o DF". Segundo a pasta, atualmente 112 creches novas estão sendo construídas para atender a demanda, sendo que 43 devem ser inauguradas ainda no primeiro semestre de 2014 e outras 69 unidades até o final do ano.
A presidente da Comissão de Educação da Câmara Legislativa do DF, deputada distrital Liliane Roriz (PRTB), da oposição, entrou com uma representação junto ao Ministério Público do DF pedindo para que o órgão faça o governo garantir vagas para todas as crianças em idade escolar. "É dever do governo local garantir o acesso pleno ao sistema educacional, inclusive com o atendimento em creche e pré-escola", justificou a parlamentar.
Atualmente, a legislação brasileira obriga Estados e Municípios a assegurar ensino básico, fundamental e médio para todos os estudantes, mas não exige o mesmo para a educação infantil ainda.
FONTE: http://www.destakjornal.com.br/noticias/brasilia/6-1-mil-criancas-ficam-fora-da-escola-220069/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.