O ex-jogador da NBA Dennis Rodman chocou os americanos quando no aniversário do amigo déspota Kim Jong Un afirmou, sobre a detenção na Coreia do Norte de um missionário americano, que se “ele está preso é porque há motivos para isso” apesar de ele próprio não saber sob que acusação está o homem detido.
Nem Rodman nem ninguém, porque as acusações nunca foram tornadas públicas nem sequer transmitidas ao próprio detido.
A antiga estrela do basquetebol vem agora pedir desculpa pelas declarações e diz que estava “bêbado” quando as proferiu.
Rodman justifica ainda que estava sob grande pressão pela organização do jogo amigável na Coreia do Norte com os ex-jogadores da NBA. Apesar do pedido de desculpas, o ex-jogador continua a ser muito criticado nos EUA por ter classificado o líder norte-coreano de “melhor amigo” e ter-lhe cantado os parabéns antes do início do jogo.
Para os americanos e principalmente para a família do missionário o mais grave é Rodman não ter usado a sua influência sobre Kim Jong Un para negociar a libertação do conterrâneo, cuja saúde se encontra bastante debilitada.
“Quero pedir desculpa”, disse hoje Rodman. “Assumo total responsabilidade pelos meus actos. Tratou-se de um dia bastante estressante. Alguns dos meus colegas estavam a ir embora por pressão das suas famílias e sócios. O meu sonho de diplomacia através do basquetebol rapidamente caiu por terra e bebi bastante álcool. Não é justificação mas na altura da entrevista eu estava bastante perturbado. Não é uma desculpa, é a verdade”.
Dennis Rodman pediu ainda desculpa à família de Kenneth Bae, que continua confinado a uma cela em Pyongyang desde Novembro de 2012, condenado a 15 anos de prisão. O missionário americano de origem sul-coreana foi detido quando fazia de guia turístico a cinco europeus na Coreia do Norte. O motivo da detenção terá sido um computador portátil que levava consigo e que continha algumas imagens de crianças subnutridas num orfanato norte-coreano.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.