Os 358 equipamentos de fiscalização eletrônica do Detran-DF) espalhados pelas vias do Distrito Federal voltarão a funcionar até domingo, segundo informou o próprio órgão. Os aparelhos estão desligados desde o dia 29 de dezembro, quando o contrato da autarquia com a empresa responsável pela manutenção dos equipamentos expirou.
Para religá-los, o departamento vai fazer um contrato emergencial, válido por 180 dias, com as mesmas empresas que faziam a manutenção anteriormente. A contratação delas vai custar aos cofres públicos cerca de R$ 1,9 milhão mensais.
O Detran está elaborando um novo edital para contratar uma empresa para prestar o serviço por meio de licitação. De acordo com a autarquia, a última seleção aconteceu em 2006. O órgão tenta fazer a concorrência pública desde 2012, quando o contrato com as empresas vencedoras da licitação de 2006 venceu, mas o processo já sofreu diversas paralisações na Justiça e no Tribunal de Contas do DF, parte delas solicitadas por empresas que estão na disputa pelo contrato.
Desde então, para manter os radares eletrônicos funcionando, o departamento já fez dois contratos emergenciais - este será o terceiro - sempre com as empresas Serget e Consórcio SDF, que foram as vencedoras da última licitação. A primeira é a responsável pela manutenção dos pardais. Já a segunda cuida dos radares que flagram os motoristas que avançam o sinal vermelho ou param em cima das faixas.
O Detran ressalta, contudo que os valores dos contratos emergenciais são os mesmos da última licitação. O valor da próxima ainda está sendo estudado.
Radares móveis
O departamento adquiriu recentemente mais seis radares móveis, ao custo total de R$ 90 mil, para auxiliar na fiscalização das pistas do DF.
FONTE: http://www.destakjornal.com.br/noticias/brasilia/radares-voltam-a-funcionar-ate-domingo-diz-detran-220794/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.