domingo, 29 de setembro de 2013

O JOGO POLÍTICO NO DF




 1. José Roberto Arruda (sem Partido)- O ex-governador conseguiu aval da Câmara Legislativa para ser candidato. Os distritais julgaram regulares as contas de 2008 de seu governo. Arruda tem trabalhado nos bastidores e está com sua filiação ao PR acertada. Aliados de Arruda─ que venceu as eleições de 2010 pelo DEM ─ já migraram para a legenda que vai abrigá-lo. Segundo pessoas ...próximas, a filiação ocorrerá sem cerimônia pública. 

 2. Agnelo Queiroz (PT) Candidato à reeleição, o petista estabeleceu como prioridade a reedição da aliança com os peemedebistas na chapa majoritária, vencedora em 2010. Após almoço da semana passada com as cúpulas local e nacional, PT e PMDB traçaram as linhas para continuar o casamento político. Agora, trabalha para evitar que outras legendas deixem sua base para ampliar os aliados. Próximo passo será escolher o candidato ao Senado.

 3. Tadeu Filippelli (PMDB) Definiu condições locais para que a aliança com o PT seja renovada nas eleições do ano que vem. O Palácio do Buriti terá, por exemplo, que atender demandas do PMDB, principalmente as relacionadas aos três distritais da legenda (Rôney Nemer, Robério Negreiros e Wellington Luiz), que estão insatisfeitos. Além de acalmar os ânimos de seu grupo, o vice tem a incumbência de incentivar a militância.

 4. Joaquim Roriz (PRTB)- Rejeitou o PSD, foi vetado pelo DEM e se desentendeu com o PSDB. O ex-governador decidiu entoa se filiar ao PRTB, presidido no DF pelo empresário Luiz Estevão, levando consigo a filha e deputada distrital, Liliane Roriz (ex-PSD). Já está se articulando com outras legendas de oposição ao governo petista para tentar formar uma chapa forte em 2014. Não é certo, no entanto, que se candidate. Liliane é seu plano B.

 5. Paulo Octávio (DEM) O ex-vice-governador que já foi presidente regional do DEM permaneceu filiado ao partido, mesmo depois da crise que abateu o governo em 2009, Mas ele ainda decidiu se vai continuar na legenda e qual destino adotará nas eleições do próximo ano. Tem convites para ingressar em outras siglas, como PTB e PP, mas prefere ambiente em que possa montar o próprio grupo com liberdade.

 6. Reguffe (PDT)- A tendência é de que Reguffe permaneça no PDT. Mas no DF ele é o principal aliado da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, que tenta fundar a Rede Sustentabilidade. Por isso, caso a Rede consiga se viabilizar até a próxima terça-feira, com prazo para filiações de parlamentares, Reguffe deve migrar para a nova legenda, com o projeto de Marina de lança-lo candidato ao Governo do DF.

 7. Rogério Rosso (PSD)- Depois de ter as segunda maior bancada na Câmara Legislativa , o PSD, presidido no DF por Rogério Rosso, vai perder os distritais. Eliana Pedrosa (PPS) e Liliane Roriz (PRTB) já saíram. Celina Leão e Washington Mesquita também já estão prontos para dizer adeus. O ex-governador deve ser candidato a uma vaga de deputado federal na base da presidente Dilma Rousseff.

 8. Luiz Pitiman (PSDB) – O deputado federal desembarcou no ninho tucano na semana passada levando junto um grupo de 32 pré-candidatos a deputados distrital e federal. Chegou com um discurso de que só quer somar e que sua intenção é a unidade partidária para construir um palanque forte para o presidenciável Aécio Neves em Brasília. Mas trabalha abertamente para ser candidato ao Palácio do Buriti.

 9. Alberto Fraga (DEM)- Presidente regional do DEM, o ex-deputado Alberto Fraga anunciou na semana passada que estava disposto a deixar a legenda depois de ter a proposta de filiação do ex-governador Joaquim Roriz rejeitada pela direção nacional. Recebeu convites do PR, PRTB e PSDB, mas deve continuar entre os democratas, inclusive com o incentivo do grupo rorizista.

 10. Rodrigo Rollemberg (PSB)- O presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, deve concorrer à Presidência da República e o partido pediu que todos os filiados entregassem os cargos no governo Dilma. Foi um importante passo para consolidação da candidatura de Rollemberg ao governo do DF. O senador tenta buscar aliados em outras legendas para ampliar a chapa.


 Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.