segunda-feira, 2 de setembro de 2013

FOLHETIM SEMANAL DO GALO DE BRIGA nº 2

FOLHETIM SEMANAL DO GALO DE BRIGA

- Edição nº 002/2013 de 01 a 07 de SETEMBRO –

O Jornal Galo de Briga é o jornal comunitário que expressa os anseios dos moradores de nossa   cidade e contará com publicações elaboradas pelo leitor interessado em participar desse projeto sociocultural. Aqui você poderá expressar suas ideias e reflexões em relação a vários assuntos da vida cotidiana enviando seu texto para publicação, sugestões, denúncias, fotos, temas, reivindicações, etc.. Você pode falar do que gosta e também mostrar sua participação na sociedade. Para tanto, mande sua mensagem para jornal.galodebriga@gmail.com  .


prepare o seu coração para as coisas que eu vou contar

O PINTO BOLIVIANO QUE ABALOU A REPÚBLICA



ESSE É O CARA I

O senador boliviano Roger Pinto Molina, politicamente perseguido por Evo Morales é o cara da semana. A introdução do Pinto no território brasileiro gerou reações extremas, abalando a harmonia da república da “Presidenta” Dilma.



Veja a matéria e entenda o caso:

EXCLUSIVO: A PRESIDENTA NÃO GOSTOU DO PINTO

A “Presidenta” não gostou nadinha da introdução do Pinto em território brasileiro. Tanto que o Patriota caiu! Será que foi um mero pretexto para a tão famosa dança das cadeiras.... Luiz Alberto Figueiredo, embaixador na ONU, é o novo ministro das Relações Exteriores.



Veja a matéria e entenda o caso:


SÓ O BRASIL - I

Só nós mesmos, brasileiros, para montarmos uma operação digna de filme de Hollywood, com fins de “importar” mais um senador (boliviano) que responde inúmeros processos. Como se não bastasse os 81 senadores do nosso Congresso Nacional!



PIRATARIA EM AÇÃO

Só foi o produto contrabandeado - senador boliviano preso- chegar em nosso território, que fez com que a turma da pirataria brasileira ficasse na maior inveja. Para não deixar por menos, eles entraram rapidamente em ação, e já botaram uma nova muamba no mercado: o deputado preso – produto “genuinamente” brasileiro!


Câmara dos Deputados livra Natan Donadon de cassação


Veja a matéria e entenda o caso:


SÓ O BRASIL – II

Agora nós podemos nos gabar e bater em nossos peitos, pois demos o troco na Bolívia! Eles expropriaram a Petrobrás e nós tomamos o seu senador! Que beleza heinnn!!!



CRÍTICA:
O governo PT está fazendo um estardalhaço com a história do Pinto boliviano, entretanto, não deram a mesma ênfase no caso da expropriação da usina da Petrobrás em território boliviano.

LIÇÃO – I
 Para o PT, vale mais um Pinto na mão do que uma usina da Petrobrás voando!

LIÇÃO – II
Para o PT, pesa mais um Pinto boliviano do que um bom Patriota!

A SUA SEGURANÇA NO SÍTIO CASTANHO

Por Miro Rajão*

CASO DA BOATE KISS – III

Na última edição impressa do Jornal Galo de Briga, nesta mesma coluna (http://jornalgalodebriga.blogspot.com.br/2013/08/a-sua-seguranca-no-sitio-castanho-n-1.html), tinha mencionado a respeito da tragédia da boate Kiss em Santa Maria – RS. Dizia que o maior responsável por esta tragédia é a União que deveria ter instituído o Código de Incêndio de âmbito federal, e até hoje não o fez.
Sabemos que o Direito Brasileiro não admite a responsabilidade por “mora legislativa”, isto é, o Estado não pode ser responsabilizado por uma legislação que não existe. Mas a ausência do Código de Incêndio Federal trás sérios prejuízos econômicos, e principalmente, de vidas humanas que são inestimáveis.
Portanto, cabe à União e ao Congresso Nacional saírem de sua inércia e legislar a respeito deste tema tão relevante para a sociedade.
Certamente, caso existisse o referido código, as 242 vidas ceifadas banalmente teriam sido poupadas.

CASO DA BOATE KISS – IV

A maior cobertura jornalística do caso da boate Kiss foi o do portal G1 da Rede Globo. Vários especialistas foram entrevistados, entretanto, nenhum deles enfatizou a verdadeira causa das mortes.
A maioria das mortes foi por intoxicação e não pelo fogo do incêndio. E aí que entra a necessidade de um Código de Incêndio Federal moderno, que irá dar as diretrizes gerais para todos os estados brasileiros.
Hoje no Brasil não existe uma norma que imponha a necessidade de um Sistema de Exaustão, independente do sistema de vetilação/ar condicionado, para ambientes fechados como: boates, cinemas, teatros, shoppings, etc. Caso a boate Kiss tivesse um sistema de exaustão, as pessoas não seriam intoxicadas pelos gases tóxicos e certamente teriam tempo suficiente para realizarem a evacuação daquele ambiente.
O Código de Incêndio Federal deverá ser uma norma norteadora para os estados, baseado em normas americanas e directivas europeias, que com as devidas adaptações a nossa realidade, possa garantir a segurança da nossa população.


Em um dos quartéis de bombeiros do CBMDF, um Subtenente com mais de 20 anos de serviço, de comportamento exemplar, está respondendo a um processo administrativo (sindicância) há mais de um ano, por uma questão banal!
Esta realidade nos faz lembrar de um período tenebroso em que o CBMDF foi submetido há quase 30 anos atrás, apelidado de “Tempos de Chumbo”. Naquela época, um militar que pleiteasse algum direito era preso ou até mesmo expulso da corporação.

TEMPOS DE CHUMBO - II

A doutrina do Direito Administrativo Brasileiro consagra um instituto denominado “Desvio de Finalidade”. Diz-se que há o desvio de finalidade quando se utiliza um instrumento jurídico legítimo, mas com o fim diverso do interesse legal, que é em ultima instância, o interesse público.
A sindicância em que o citado Subtenente está sendo submetido, leva a crer que é uma espécie velada de represália em função do militar ter apoiado um outro candidato a deputado distrital, nas eleições passadas.

TEMPOS DE CHUMBO - III

Esperamos a absolvição deste Militar, pois hoje não se admite mais estes instrumentos coercitivos, com fins diversos do interesse público, como forma de punir desafetos políticos. Caso isso não ocorra, buscaremos a repercussão devida do caso!


DESPREPARO

Um coronel da PMDF, que estava a frente do policiamento no Congresso Nacional no período das manifestações, demonstrou a falta de preparo em que o posto que possui exige! O coronel submeteu os Policiais Militares a uma manobra muito utilizada em cursos de formação. Os Policiais, geralmente sob uma formação militar, recebem uma ordem (Voz de comando) para se sentarem ou para se levantarem. É o famoso “de pé um, dois” ou o “sentado, um, dois”. Esta é uma maneira, nos cursos de formação, de despertar os alunos em momentos de exercícios exaustivos, em que são ordenados a se sentarem e a se levantarem inúmeras vezes. Esta manobra também é utilizada como uma espécie de “trote” nas academias militares.  
Entretanto, não era o caso, pois os Militares não estavam em formação. Muito pelo contrário, os Policiais Militares estavam de serviço. Os PMs são profissionais, pais de família e que precisam ser respeitados por seus superiores! Num ambiente como aquele, o das manifestações, em que o nervo está à flor da pele, qualquer excesso por um superior acarreta num desastroso reflexo na operação.
Esta situação trouxe indignação aos Profissionais naquela operação. Portanto é importante o treinamento não somente dos PMs em operações de grande vulto, como também, dos seus comandantes.

ENVIE SUGESTÕES, CRÍTICAS, DÚVIDAS, RECLAMAÇÕES, NOTÍCIAS, LINKS, IMAGENS E OUTROS EM : sitiocastanho@gmail.com .


* MIRO RAJÃO é oficial do CBMDF, Engenheiro de Segurança, especialista em Segurança do Trabalho, Analista de Risco, bacharelando em Direito e colunista do Jornal Galo de Briga.



VEJA AINDA OS POSTS DA SEMANA:

Senador que ajudou boliviano aponta 'negligência' do governo brasileiro

Veja a matéria e entenda o caso:


Afastado, diplomata que trouxe senador boliviano faz ameaça

Veja a matéria e entenda o caso:

Concurso do Ministério da Fazenda exige que candidato saiba projetos petistas

Veja a matéria e entenda o caso:

Desabafo da Internauta : Como desestabilizar uma família nas redes sociais?

Veja a matéria e entenda o caso:

Dilma contra os aliens

Veja a matéria e entenda o caso:

Sem educação, imprudência prevalece

Veja a matéria e entenda o caso:

Elo de vascaínos e palmeirenses acirra rivalidade

Veja a matéria e entenda o caso:

PR já está na esfera de Arruda

Veja a matéria e entenda o caso:

Dilma rebate Saboia e diz que embaixada não é DOI-Codi

Veja a matéria e entenda o caso:

Outro torcedor corintiano preso em Oruro é identificado em briga no DF

Veja a matéria e entenda o caso:

Sentindo o golpe

Veja a matéria e entenda o caso:

O patrimônio brasileiro está sendo vendido por 30 dinheiros. Vejam o exemplo do Pré-Sal

Veja a matéria e entenda o caso:

Saboia diz que mostrará e-mails de autoridades brasileiras e bolivianas

Veja a matéria e entenda o caso:

Após perder anéis, Dilma tenta salvar os dedos

Veja a matéria e entenda o caso:

Otan diz que ataque químico não pode ficar sem resposta

Veja a matéria e entenda o caso:

Dilma critica preconceito: cubanos fazem o que médicos daqui não querem

Veja a matéria e entenda o caso:

Câmara dos Deputados livra Natan Donadon de cassação

Veja a matéria e entenda o caso:

Ao lado de Lula, Dirceu e Delúbio são homenageados no aniversário da CUT

Veja a matéria e entenda o caso:

Médicos são principal produto de exportação de Cuba

Veja a matéria e entenda o caso:

EXCLUSIVO: Dilma promete trecho de metrô que está pronto desde 2002!

Veja a matéria e entenda o caso:

GDF contratará Chaveiro de Ouro

Veja a matéria e entenda o caso:

Conheça os deputados que não votaram na sessão para cassar Natan Donadon

Veja a matéria e entenda o caso:

Barroso abre inquérito contra governador do DF

Veja a matéria e entenda o caso:

Wagner Canhedo, ex-proprietário da Vasp, é preso em Brasília

Veja a matéria e entenda o caso:

Toffoli mantém sigilo sobre renda para empréstimos

Veja a matéria e entenda o caso:

A manobra de Raad

Veja a matéria e entenda o caso:

O que ele admira é a ditadura

Veja a matéria e entenda o caso:

O preço de fazer o certo

Veja a matéria e entenda o caso:

Entre o brigadista Battisti e o senador boliviano Roger Pinto

Veja a matéria e entenda o caso:

O embaixador da coca

Veja a matéria e entenda o caso:

AGU descarta pedir suspeição de Toffoli

Veja a matéria e entenda o caso:

PF pega ex-chefe de fundo da educação em grampo

Veja a matéria e entenda o caso:

Tempo de serviço no Exército não pode ser computado como atividade policial

Veja a matéria e entenda o caso:

Ex-assessor da Casa Civil suspeito de estupro é preso em Foz do Iguaçu (PR)

Veja a matéria e entenda o caso:

Obama envia pedido formal de autorização para atacar Síria ao Congresso

Veja a matéria e entenda o caso:

Cuba paga a médico salário de 573 pesos (R$ 58)

Veja a matéria e entenda o caso:

Poucos sabem, mas Arruda busca um partido para 2014

Veja a matéria e entenda o caso:

PROMESSAS DE AGNELO, DE FILIPELI, DE PATRÍCIO PARA A PMDF E O CBMDF NÃO CUMPRIDAS

Veja a matéria e entenda o caso:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.