sábado, 9 de novembro de 2013

China começa a discutir hoje maior reforma econômica em 2 décadas

A cúpula do Partido Comunista chinês dá início hoje a uma reunião fechada de quatro dias sob grande expectativa de que sejam definidas as reformas socioeconômicas mais significativas no país em duas décadas.

A necessidade de mudanças é movida pelo consenso cada vez maior de que o modelo que levou a China a transformar-se na segunda economia do mundo está perto do esgotamento.

O governo sinaliza que as reformas serão "sem precedentes". O objetivo é reduzir o foco em investimentos e exportações e incentivar consumo doméstico, abertura a forças de mercado e inovação.

A terceira sessão plenária do 18º Comitê Central do Partido Comunista será um teste para a ambição do presidente chinês, Xi Jinping, de igualar o pioneirismo de Deng Xiaoping, o líder que inaugurou a abertura da economia chinesa em 1979.

Apesar da expectativa inflada por governo e mídia estatal, o escopo das mudanças é cercado de mistério, em meio a uma queda de braço entre reformistas e conservadores na cúpula comunista.

Há uma semana, Xi disse a visitantes estrangeiros que a plenária aprovará diretrizes para reformas amplas. A meta é dobrar o PIB até 2020 e evitar a "armadilha da renda média", estagnação comum a economias emergentes.

Entre as mudanças em estudo estão a liberalização de taxas juros para depósitos, a permissão para que migrantes rurais comercializem suas terras e se estabeleçam em centros urbanos e a reforma fiscal para que governos locais dependam menos de vendas de terras.

A pressão popular por mudanças se concentra sobretudo no registro de residência conhecido como "hukou". Adotado em 1958, ele nega aos migrantes rurais acesso a educação e saúde nas cidades e os impede de adquirir bens como carros e imóveis.

O ritmo das mudanças deve ser gradual. A redução do poder das estatais esbarra no interesse dos dirigentes comunistas que as controlam. Muitos analistas não acreditam que as reformas serão "um ponto de inflexão com medidas drásticas" -palavras da agência de notícias oficial, Xinhua.

"A abertura do setor bancário e mudanças nos juros foram lançadas em 1994, mas as metas não foram cumpridas", disse à Folha o economista Xia Yeliang, da Universidade de Pequim.

A falta de clareza sobre a ambição das reformas foi reforçada por uma das poucas novidades tangíveis reveladas até agora, a zona franca de Xangai. Mais de um mês após sua abertura, os investidores continuam sem detalhes das regras do jogo.

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/11/1369059-china-comeca-a-discutir-hoje-maior-reforma-economica-em-2-decadas.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.