segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Os sentenciados e o silêncio de Lula


Foto: Arquivo Notibras
Foto: Arquivo Notibras



Oito anos depois de se transformar no maior escândalo da política nacional, o que parecia impossível para a maioria dos brasileiros aconteceu: onze dos 25 condenados pelo Supremo Tribunal Federal no processo do mensalão já estão cumprindo suas penas na cadeia.

O 12° sentenciado, que teve sua prisão decretada é Henrique Pizzolato, ex –diretor de Marketing do Banco do Brasil,  fugiu para Itália utilizando –se de documentação falsificada. Ele tem a dupla cidadania brasileira e italiana. Está sendo procurado pela Interpol.

Os cinco condenados no regime de prisão semiaberto estão dividindo uma cela no Centro de Internamento e Reeducação, ala do Complexo Penitenciário da Papuda, aqui em Brasília, construído justamente para acolher detentos condenados para cumprir o regime semiaberto.

São eles: o ex–ministro da Casa Civil  José Dirceu, o ex –presidente do PT José Genoino, o ex –tesoureiro do partido Delúbio Soares, o ex –deputado Romeu Queiroz  e o ex –tesoureiro do PL (hoje PR) Jacinto Lamas.

Eles só vão poder sair da prisão se conseguirem uma atividade externa, com a obrigação  de estarem de volta as 18 horas. A saída poderá ocorrer a partir das 8 horas. Aos sábados, domingos e feriados, ficarão na prisão. O ex–deputado José Dirceu deverá aproveitar o seu tempo de detenção para frequentar, na Universidade de Brasília, um curso de graduação na área de Direito.

O Juiz da Vara de Execuções Penais colocou numa das duas penitenciárias da Papuda os quatros réus que foram condenados ao cumprimento das penas em regime de prisão fechado, o operador do mensalão, publicitário Marcos Aurélio; seus ex–sócios Cristiano Paz e Ramon Hollerbach, e o ex –diretor do Banco  Rural José Roberto Salgado. Eles ficarão em celas individuais, com direito a duas horas por dia para tomar sol.

Já a ex dona do Banco Rural, Kátia Rabello, e a ex–diretora financeira da Agencia de publicidade SMP, Simone Vasconcelos, condenadas a regime de prisão fechado, foram colocadas numa cela do 19° Batalhão de Policia Militar, também no complexo da Papuda.

Os advogados da grande maioria das prisioneiras entraram com recursos pedindo que eles sejam transferidos para unidades prisionais nos estados onde residem suas famílias. O advogado do deputado José Genoino pediu para que ele cumpra sua pena em regime domiciliar, devido a problemas de saúde. Ele tem que tomar remédios controlados e se submeter regularmente a exames.
É aguardada para este fim de semana decisão do presidente do Supremo, ministro Joaquim Barbosa, decretando as prisões dos deputados Valdemar Costa Neto ( PR –SP) e Pedro Henry(PP –MT), além do ex –deputado Roberto Jefferson (PTB –RJ), delator do esquema do mensalão.

Aguarda–se também as prisões do ex–deputados Pedro Corrêa (PP –PE)  e Bispo Rodrigues (PR –RJ), do ex –dirigente do Banco Rural Vinicius Samarane, e do advogado Rogério Tolentino.
O que chama atenção neste caso de prisões de lideres nacionais do PT é o silencio do ex–presidente Lula  e da presidente Dilma Rousseff. Não deram  um pio sequer em relação as prisões de seus companheiros no PT. Isso para não respingar na campanha eleitoral de Dilma.

Por Cláudio Coletti*
*Jornalista, ex-diretor da Folha de S.Paulo, Sucursal Brasília

FONTE: http://www.notibras.com.br/site/pt/editorias/opinaai/11291/Os-sentenciados-e-o-silêncio-de-Lula.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.