A deputada Celina Leão (PDT) apresentou, na tarde desta terça-feira (23), os requerimentos de convocação dos comandantes da Polícia Militar, Anderson Moura, e do Corpo de Bombeiros, Hamilton Júnior, para prestarem esclarecimentos na Câmara Legislativa.

“Esta Casa já pediu oficialmente a minuta do plano de reestruturação dos policiais e bombeiros militares, mas sequer teve resposta do governo, por isso não pode reclamar dessas convocações. Recebi muitas denuncias de coação a militares, inclusive tem  até pedido de assinatura em lista de presença de eventos que tratam da reestruturação, o que vem causando um grande desconforto na tropa e nada melhor do que os comandantes destas corporações para esclarecer, aquilo que pode ser boato ou verdade”, explica a deputada.

A parlamentar quer esclarecer denuncias de que policiais e bombeiros militares vem sofrendo atos de coação, durante formaturas de explanação da minuta do plano de carreira da categoria, para se manifestarem a favor da aprovação do plano, sem qualquer possibilidade de exposição de suas ideias. Outro ponto a ser esclarecido, segundo Celina, é o objetivo das filmagens ocorridas nessas ocasiões, quando os militares se sentem coagidos a se manifestarem pela aprovação, devido ao constrangimento das câmeras, sem que os pontos conflitantes sejam debatidos.