quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Marina Silva é a candidata à Presidência preferida dos eleitores do Distrito Federal

No DF, Dilma perde no segundo turno tanto para Marina quanto para Aécio


Repetindo cenário de 2010, Marina lidera intenções de voto no DFEduardo Enomoto/08.09.2014/R7
Levantamento do Instituto FSB Pesquisa, divulgada nesta terça-feira (23), indica vitória da candidata do PSB, Marina Silva, entre os eleitores do Distrito Federal. De acordo com a pesquisa, Marina tem 32% das intenções de voto em Brasília, contra 25% de Dilma Rousseff e 19% de Aécio Neves.
Correndo por fora, os candidatos Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (PSOL) e Eduardo Jorge (PV), têm, cada um, 1% das intenções de voto no DF.

Os votos brancos e nulos na votação para presidente em Brasília somam 6% e os indecisos são 10% do número de eleitores entrevistados. A pesquisa mostra ainda que 3% responderam que não votariam em ninguém e 1% não respondeu à pergunta.
Os números refletem a mesma preferência dos eleitores do DF nas eleições de 2010. No último pleito, Marina Silva, que na época disputava o Planalto pelo PV, ficou em primeiro lugar com mais de 1,4 milhão de votos - quase 42% dos votos válidos para presidente. 
O levantamento do Instituto FSB foi feito entre os dias 17, 18 e 19 de setembro em 31 Regiões Administrativas do DF. Foram entrevistados 1.071 eleitores do Distrito Federal e a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.
Segundo turno
Considerando esse cenário, as eleições iriam para o segundo turno e Marina Silva ganha de todos os candidatos nas simulações feitas entre os eleitores do Distrito Federal.
Em uma disputa com a atual presidente, Marina tem 47% e Dilma, 27% das intenções de voto. Nessa conjuntura, os votos brancos e nulos somam 10%, os indecisos também são 10% dos entrevistados, e 4% não votariam.
No segundo turno entre Marina e Aécio, a vantagem da socialista é de 15 pontos percentuais: Marina tem 43% contra 28% das intenções de voto para o candidato do PSDB. Nessa briga, 10% dos eleitores estão indecisos, 11% votariam em branco ou nulo, e 5% se absteriam de votar.
Já em uma disputa com a presidente Dilma, Aécio Neves sairia vitorioso no segundo turno. Entre os eleitores de Brasília, o tucano tem 42% das intenções de voto contra 30% da petista – uma vantagem de 12 pontos percentuais. Nesse cenário, 11% dos eleitores estão indecisos, 10% votariam em branco ou nulo e 6% não votariam em ninguém.
A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob os protocolos DF-00055/2014 e BR-00729/2014

FONTE: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.