quarta-feira, 21 de maio de 2014

A 20 dias do fim do semestre letivo, alunos do DF ainda estão sem livros

Educação diz que responsabilidade pelo material é do Governo Federal.

Promessa do GDF é entregar o que está faltando nesta quinta-feira (22).

D

Faltando 20 dias do fim do semestre letivo, alunos de escolas públicas do Distrito Federal ainda não receberam livros didáticos. Uma equipe da TV Globo percorreu regiões do DF e ouviu reclamações de estudantes, pais e professores.
A Secretaria de Educação do DF informou que o pedido de livros é feito com base no censo escolar do ano anterior e que por causa disso pode ter havido diferença na quantidade entregue este ano. Segundo a pasta, a entrega dos livros que faltaram é responsabilidade do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). De acordo com o fundo, o pedido de livros extras só foi feito no dia 10 de abril, dois meses depois do começo do ano letivo. A promessa do GDF é entregar o material que está faltando nesta quinta-feira (22).
Gabrieli de Moraes, de 13 anos, aluno do 8° ano do Centro de Ensino Fundamental 9 (CEF), em Taguatinga Sul, diz que não recebeu nenhum dos sete livros didáticos. "Está bem difícil porque não tem como estudar bem em casa. Você copia tudo no caderno, não é muito bom. A gente atrasa um pouco a matéria...".
A direção do Centro de Ensino Fundamental 9 afirma que a escola ganhou duas turmas extras este ano e não tem livros para todos.
Tatiane Cruz Souza, mãe de aluna, avalia que sem os livros, o aprendizado fica prejudicado. "Para que possa aprender e adquirir o conhecimento, para que possa disputar na frente o Prouni o Enem, não consegue adquirir isso sem o livro".
O professor de geografia do CEF 206 no Recanto das Emas, Tadeu Fernandes, explica como faz para driblar a falta dos livros. "A gente tem passado atividade no quadro e alguns textos. Os alunos têm que fazer o trabalho na sala de aula porque não tem livro em casa". O centro de ensino onde trabalha o professor tem 15 turmas, do 6° ao 9° ano.
Segundo professores, o problema no CEF 206 ocorreu porque os livros foram solicitados ano passado com base na estimativa do número de alunos que iriam estudar este ano. No entanto, foram criadas novas turmas e a remessa de livros extras não chegou.
O professor de ciências, João Batista de Resende, reclama da demora no processo. "A gente sabe dos tramites legais que tem ali, os processos licitatórios, a gente entende esse processo que é realmente demorado. Mas, já está se estendendo por demais e os alunos estão ficando prejudicados com essa falta do livro didático".

FONTE: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2014/05/20-dias-do-fim-do-semestre-letivo-alunos-do-df-ainda-estao-sem-livros.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.