quarta-feira, 21 de maio de 2014

Aplicativo vai permitir acompanhamento de políticos e candidaturas


O aplicativo “Transparência” também oferece o recurso de envio de denúncias, que são protocoladas e encaminhadas ao Ministério Público.

Na era da das redes sociais, um aplicativo deverá ajudar na escolha dos candidatos. Denominado “Transparência”, o aplicativo permitirá acompanhar informações como as propostas de campanhas e a “ficha” do candidato, como por exemplo, se possui processos judiciais. Também será possível monitorar declarações e certidões do eleitorado.

O aplicativo, que já funcionou durante as eleições de 2012, ganhará uma nova versão para o pleito deste ano. De acordo com o desenvolvedor de software, Edson Pieczarka, que coordena a equipe que trabalha no aplicativo, a ideia é tornar o dispositivo mais social. O novo dispositivo deve estar disponível já nos próximos dois meses.

“A primeira versão é focada na pesquisa e ficha dos candidatos, funcionando como um diretório. Para 2014, queremos que os usuários possam avaliar os políticos, seguir o que estão fazendo e postar comentários. Os próprios eleitores poderão criar uma opinião a respeito dos futuros representantes do povo”, afirma.

As informações utilizadas pelo aplicativo são oficiais e provenientes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A equipe que desenvolve o dispositivo é voluntária e conta com a ajuda do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE)...

Para o fundador do MCCE, Márlon Reis, o aplicativo permite que os eleitores possuam as informações necessárias na palma da mão. “A tecnologia ganhará relevância sem igual nas eleições de 2014. Além disso, ter informações sobre os candidatos é essencial para exercer a cidadania na hora do voto”, afirma o juiz eleitoral.

De acordo com Pieczarka, o aplicativo é o mínimo que podem fazer para melhoras a situação no país. “Nós sabemos que está ruim e a insatisfação é geral, mas não adianta fugir para outro país, por exemplo. Precisamos arrumar a casa e o primeiro passo é dar informações suficientes e fazer o melhor na hora de votar”, ressalta.

O aplicativo é gratuito e deverá ser disponibilizado nas plataformas Android, IOS e Windowns Phone. “Vamos cobrir as principais plataformas para alcançar o maior número possível de eleitores”, explica Pieczarka.

Pós eleições
A nova versão do aplicativo também possui o objetivo de funcionar no período entre eleições. Segundo Pieczarka, há a intenção de que as pessoas continuem a acompanhar e monitorar se os eleitos estão cumprindo as promessas que fizeram durante as eleições. “O objetivo é que os usuários busquem informações sobre os eleitos e acompanhem o mandato de perto, exercendo a fiscalização do que foi prometido, por exemplo”, explica.

Denúncias
O aplicativo “Transparência” também oferece o recurso de envio de denúncias, que são protocoladas e encaminhadas ao Ministério Público.

Prestação de contas em tempo real
Reis também defendeu a prestação de contas eleitorais em tempo real. Para o juiz eleitoral, com o avanço tecnológico dos últimos anos, já seria possível que as contas fossem realizadas dessa maneira. “O modelo de prestação de contas em tempo real já está estabelecido em diversas democracias”, explica.

Ele lembra que para além da discussão de quem está autorizado a doar, a transparência depende dos mecanismos disponíveis para que os fiscalizadores exerçam o controle necessário.

Para Reis, no entanto, não há disposição política para que essa mudança aconteça. “A prestação de contas em tempo real vai contra o interesse de muitos políticos e por isso deve ser motivo de pressão social. O sistema de contas eleitoral é caótico e não acarreta transparência nenhuma para campanha política”, conclui.
Fonte: DYELLE MENEZES - Contas Abertas -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.