sábado, 10 de maio de 2014

Hospital do Gama: pediatria só funcionará de sábado a terça-feira


O déficit   na oferta de pediatras no Distrito Federal levou a Secretaria de Saúde (SES-DF) a anunciar medidas emergenciais para atender às demandas da Pediatria do Hospital Regional do Gama (HRG) e do Hospital Regional de Santa Maria (HRS), que apresentam a situação mais delicada.  São elas, a concentração de três pediatras por turnos, a contratação temporária de médicos e o reforço de mais leitos para internação. Além disso, a Pediatria do Hospital Regional do Gama funcionará provisoriamente de sábado a terça-feira.
De acordo com  a pasta, o objetivo das medidas é reforçar o atendimento  nesta época do ano, em que há aumento do fluxo nas emergências pediátricas.
A Secretaria de Saúde argumenta que  a carência de especialistas em pediatria é uma preocupação em todo o País. O sinal de alarme já foi dado. Somente no caso específico do HRG, a demanda por atendimento saltou de 3 mil para 6 mil, de março para abril deste ano.
“Além de sofrermos uma pressão extra  de atendimento de 40% do Entorno, o clima favorece maior  procura no pronto-socorro infantil”, informou o subsecretário de Atenção à Saúde, Roberto Bittencourt.
Essa época do ano, o outono, é marcada pela transição de duas estações com climas extremos, Verão e Inverno, quando há as mais bruscas oscilações de temperatura.  Isso acaba reduzindo a defesa imunológica do ser humano, em especial, das crianças. Em consequência disso, se tornam comuns ocorrências, como doenças respiratórias infecciosas, inflamatórias e alérgicas. 
Também é nesse período  que surgem as chamadas infecções virais, como gripes e resfriados que, se não tratados, podem evoluir para casos mais graves. 
Medidas adicionais
Uma das medidas adotadas pela Secretaria de Saúde do DF - com efeito no médio e longo prazos - para tentar suprir a grande elevação da demanda por atendimento médico foi a abertura de processo seletivo para contratatação temporária de 80 pediatras. 
 
Enquanto essa medida não surte efeito, a Secretaria reforçou a equipe do Pronto-Socorro infantil do Hospital Regional do Gama (HRG), que passará a contar com três pediatras por turno,  de sábado a terça-feira, em que há a maior procura. Às quartas, quintas e sextas-feiras não haverá atendimento de pediatria na emergência. Os casos mais graves serão encaminhados aos pronto-socorros do Hospital Regional de Ceilândia (HRC) e do Hospital Regional de Taguatinga (HRT). As crianças com menor gravidade serão atendidas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Recanto das Emas.
Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.