sexta-feira, 16 de maio de 2014

OPINIÃO Fraga, Gim, Magela, Reguffe e uma vaga


opiniao

Por Ricardo Callado – A disputa ao Senado esquenta. A colocação dos principais nomes dá um norte. Outros candidatos irão surgir até as convenções, mas a briga deve ficar mesmo entre quatro candidatos. O senador Gim Argello (PTB), os deputados federais Geraldo Magela (PT) e José Antônio Reguffe (PDT) e o ex-deputado federal Alberto Fraga (DEM). Um deles será senador em 2015.

A cadeira a ser disputada é de Gim Argello. Primeiro suplente do então senador Joaquim Roriz (PRTB), Gim assumiu praticamente todo o mandato com a renúncia do titular nos primeiros meses de 2007.
Abatido pela Operação Aquarela e de um cheque descontado de forma mal explicada. Roriz, abriu a oportunidade para o petebista.

A disputa ao Senado não era o plano A de Gim Argello. Ele se cacifou para assumir uma cadeira no Tribunal de Contas da União (TCU). Teve o apoio da presidente Dilma Rousseff, do seu partido e da maioria dos colegas de Senado.

Ações que responde em tribunais superiores e a repercussão negativa em entidades de classe e do próprio TCU derrubaram a indicação. O próprio senador resolveu abrir mão para não passar pelo constrangimento de seu nome ser rejeitado no Senado.

Gim saiu dos holofotes, esperou a poeira baixar. Assimilou o golpe, reuniu umas quatro mil pessoas denominadas Amigos do Gim numa casa de festas no Park Way e lançou a candidatura à reeleição.

O PT acabou com toda a especulação de abrir espaço para outro partido na chapa do governador Agnelo. Também resolveu a briga interna e alçou o deputado Geraldo Magela como o nome da legenda para a disputa ao Senado.

Magela tem experiência em candidatura majoritária. Disputou em 2002 o Palácio do Buriti e por muito pouco não virou governador. Ganhou o primeiro turno. Mas perdeu o segundo para Joaquim Roriz. Foi a eleição mais apertada da história do DF. Se cacifou como uma liderança da cidade e vem forte para a eleição de 2014.

Nos últimos anos, Magela conseguiu entrar no eleitorado de Roriz. Foi secretário de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano do GDF. Lá, criou o programa Morar Bem, que se espelha no Minha Casa Minha Vida do Governo Federal.

A distribuição de moradia sempre deu muito voto no Distrito Federal. E foi assim que Roriz fez a fama de pai dos pobres. Magela aprendeu e ampliou o seu eleitorado.

Alberto “governador, respeita o povo” Fraga disputou as eleições de 2010 ao Senado. Ficou em terceiro. Conseguiu uma votação que o coloca em 2014 com boas chances de vitória. Polêmico e sem papas na língua, vai ser uma pedra no sapato não só dos seus concorrentes, como do próprio governador Agnelo. Se não é hoje a principal voz de oposição ao Buriti, é pelo menos a que faz mais barulho. E é competitivo. Se conseguir ficar a tiracolo do ex-governador Arruda, cresce ainda mais.

Reguffe é o favorito. Todas as pesquisas apontam isso. Ele já liderou as intenções de votos para governo e é o preferido do eleitorado para o Senado ou como deputado federal. A demora em decidir qual cargo iria disputar fez ele estagnar nas pesquisas.

Esse efeito deu ânimo aos adversários que calculam que Reguffe não crescerá mais. Prometem ainda desconstruir a imagem de bom moço do deputado. Mas, para isso é preciso combinar com os eleitores, que tratam Reguffe como o queridinho da política.

Chamar Reguffe para o ringue não deve ser difícil. Caberá ao deputado saber responder as provocações à altura. E se preservar para não cair no jogo dos outros candidatos.

Os quatro candidatos possuem chances reais. Se as pesquisas apontam Reguffe como favorito, dizem também que a parcela maior do eleitorado não decidir em quem votar. A mais recente pesquisa do Instituto Dados mostra num cenário com todos os nomes cogitados ao Senado, que o índice de indecisos ou pretendem votar branco ou anular o voto chega a 52,5%. Quando Reguffe sai da lista, esse percentual sobe para mais de 70%. Vai ser uma disputa aberta e dura. Quem tiver mais couro grosso sobrevive.


FONTE: http://blogs.maiscomunidade.com/blogdocallado/2014/05/16/opiniao-fraga-gim-magela-reguffe-e-uma-vaga/#sthash.f6pi1Vfv.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.