quarta-feira, 7 de maio de 2014

Prevenir incêndios: GDF decreta estado de emergência ambiental


Com a chegada da seca, o governo do DF decretou estado de emergência ambiental em todo o Distrito Federal na manhã desta segunda-feira (5/5).

O mecanismo permite a contratação de profissionais para compor, temporariamente, uma brigada de prevenção e combate a incêndios florestais. O grupo vai atuar em 72 parques e 22 unidades de conservação.

Com a publicação do decreto na edição Diário Oficial do Distrito Federal de hoje, o GDF fica autorizado a contratar, para prestação de serviço até o mês de novembro, 29 profissionais de ambos os sexos que serão capacitados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), uma vez que o diploma de brigadista não é suficiente para o exercício dessa função...

Após o treinamento, os profissionais serão alocados em diversas unidades de conservação ambiental do DF, de forma estratégica, para permitir rápida resposta em casos de incêndio nas matas da capital.

O estado de emergência ambiental passa a valer a partir de hoje e dura até o fim de novembro. Essa medida segue uma orientação tomada também em nível nacional e permite, no caso do DF, exclusivamente, a contratação dos brigadistas.

Segundo a secretária-adjunta da Secretaria do Meio Ambiente, a maior parte dos incêndios florestais ocorridos no DF é causada pelo ser humano. Ela destaca que, por isso, equipes do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) fazem um trabalho ininterrupto de fiscalização e, se constatados casos de crimes, a punição pode variar de advertência a multas.

Confira algumas dicas para evitar incêndios florestais:

• Não jogar pontas de cigarro pela janela do carro e nem fumar em locais com vegetação densa;

• Em acampamentos, evitar fazer fogueiras, mas se for realmente necessário, vigiar sempre e apagar totalmente antes de se afastar do local;

• Orientar e monitorar as crianças para não brincarem com isqueiros e fósforos, principalmente próximo a vegetações;

• Não deixar garrafas ou pedaços de vidro próximas a vegetações;

• Não elimine lixo ou entulho com o uso do fogo;

• Em caso de queima controlada para fins agropastoris, é necessário solicitar autorização ao Ibama;

• Utilizar fogo para limpeza de lote ou queima de lixo é crime ambiental.
Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.