quarta-feira, 30 de julho de 2014

DF: PSOL reitera que Arruda envergonha o DF, e Justiça decide impugnação até o dia 10


José Roberto Arruda pode ter candidatura impugnada.

O candidato ao governo do DF Toninho do PSOL confirmou nesta terça-feira (29) ao Diário do Poder que seu partido apresentou há pouco as alegações finais no processo de impugnação da candidatura de José Roberto Arruda, condenado por corrupção pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF). Segundo o candidato, foi reiterado à Justiça Eleitoral que Arruda não pode ser candidato porque é Ficha Suja. “Os advogados de Arruda dizem que, pelo fato de ele ter encaminhado a candidatura antes da condenação em segunda instância, o livraria [da impugnação]. Mas, nós entendemos que o candidato só pode ser considerado apto depois que os juízes julgarem o registro”, explicou Toninho...

Sendo assim, o PSOL manteve o pedido de impugnação de Arruda, alegando que “o postulante ao Palácio do Buriti responde a vários processos judiciais por improbidade administrativa em decorrência do envolvimento direto no denominado Mensalão do DEM e outros desmandos administrativos voltados para a dilapidação do patrimônio público”.

Toninho disse ao Diário que ouviu vários juristas para pedir a impugnação de Arruda e todos deram a vitória do PSOL como certa. “Nós temos toda razão em pedir a impugnação. Os juízes, de um modo geral, seja no âmbito dos TRE ou TSE, tem tido um grande rigor em relação as candidaturas enquadradas como Ficha Suja”, disse.

O TRE tem até o dia 10 de agosto para responder ao pedido de impugnação feito pelo PSOL.  Se Arruda for considerado inapto para disputar a eleição, a deputada federal Jaqueline Roriz, candidata à reeleição, também ficará com a candidatura impugnada, já que teve envolvimento no esquema que culminou na Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal. Além de serem enquadrados na Lei da Ficha Limpa, os dois candidatos foram obrigados pelo tribunal a pagar o montante de R$ 300.000,00 aos cofres públicos pela contratação dos rádios Nextel usados apenas em campanha eleitoral, multa equivalente a duas vezes o valor do dano causado ao erário e R$ 200.000,00 de danos morais.
Fonte: Diário do Poder 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.