sexta-feira, 25 de julho de 2014

Pesquisas darão choque de realidade na eleição do DF


opiniao
 

Por Ricardo Callado - A semana que inicia vai movimentar o cenário eleitoral na corrida ao Governo do Distrito Federal e de uma vaga ao Senado. Serão divulgadas as primeiras pesquisas de intenção de voto depois que a campanha começou no dia 5 de julho. Será um choque de realidade.

A primeira pesquisa é a do Instituto Ibope. Será divulgada pelo DFTV, programa jornalístico da Rede Globo de Televisão. O jornal Correio Braziliense também promete soltar uma pesquisa nos próximos dias. Os números devem mostrar se outros levantamentos que circulam pela cidade estão certos.

As duas pesquisas estão registradas no Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mostrarão a intenção de voto do brasiliense para governador, senador e presidente da República.

As pesquisas que circulam pela cidade não são registradas. Não podem ser divulgadas por norma da Legislação Eleitoral. Servem apenas para análise interna das coordenações de candidaturas. E acabam chegando para alguns jornalistas.

O choque de realidade se dará em campanhas de alguns candidatos. O clima de já ganhou é visível. E o salto alto também.

Candidato à reeleição, o governador Agnelo Queiroz (PT) acha que a campanha está liquidada. E que o seu principal adversário, o ex-governador José Roberto Arruda, vai cair com o discurso de que ele é ficha suja.

A divulgação das pesquisas irá dizer se Agnelo tem razão ou não. Como tem a certeza da vitória, se dá ao luxo de desprezar apoios. O tempo dirá se a estratégia vai dá certo.

Antes do início da campanha eleitoral, Arruda oscilou entre abrir uma boa vantagem dos adversários e a um empate técnico com Agnelo. O cenário mais apertado foi feito dias antes de um julgamento que poderia impedir sua candidatura. O julgamento acabou sendo suspenso e só aconteceu após o registro no TRE.

Arruda conseguir ser candidato. Depois disso, apenas pesquisas internas sinalizam a posição dele na disputa ao Palácio do Buriti. O ex-governador também está confiante na vitória. Tem certeza que irá conseguir o retorno ao GDF.

É claro que qualquer candidato ou assessor de campanha vai dizer que tem certeza na vitória. A diferença está entre agregar apoio ou desprezar aliado. Isso pode alterar o resultado numa disputa eleitoral.

Candidato do PSB ao Buriti, Rodrigo Rollemberg conseguiu o que pode. Fez uma aliança com outros três partidos com tempo de TV mediano, o PSD, o PDT e o Solidariedade. É o suficiente para se tornar competitivo. Terá entre quatro e cinco minutos no horário eleitoral gratuito.

Agnelo conseguiu nove minutos. Tem os dois principais partidos com maior tempo de TV ao seu lado, o PT e o PMDB. E, com a caneta na mão e uma boa poupança para a campanha, atraiu partidos medianos e nanicos.

Terá tempo suficiente para mostrar as realizações do governo nos últimos quatro anos. E aproveitará parte do horário eleitoral gratuito para partir para cima de Arruda. Provavelmente lembrará os vídeos da Caixa de Pandora.

Arruda vem mais embaixo. Além do seu PR, tem o PRTB, o PTB, e o PMN. Ficará com cerca de dois minutos. Para compensar, vem numa campanha intensa por todo o Distrito Federal. Como já é conhecido, fica mais fácil o contato com o eleitor.

Rollemberg tem o desafio de se aproximar de Agnelo nas pesquisas. O candidato do PSB mira o segundo lugar. Pesquisas antes da campanha mostraram uma aproximação de Rollemberg, que deveria acender o sinal de alerta no comando de campanha do PT.

Com menos tempo, Luiz Pitiman (PSDB) e Toninho do PSol vão tentar a sorte de cair nas graças do eleitor. O corpo a corpo nas ruas é uma das alternativas para melhorar as intenções de voto. Os dois candidatos devem aparecer nas pesquisas disputando o quatro lugar.

Os números das pesquisas do Ibope e do Correio Braziliense darão o choque de realidade. E os candidatos devem rever as estratégias. Enquanto Arruda corre contra o tempo, Agnelo espera o tempo passar.


FONTE: http://blogs.maiscomunidade.com/blogdocallado/2014/07/25/pesquisas-darao-choque-de-realidade-na-eleicao-do-df/#sthash.gQUGxpYk.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.