quinta-feira, 24 de julho de 2014

Por que a campanha no DF está morna? Tento explicar


Por que a campanha está tão morna? É a pergunta que mais me fazem quando eu estou “em campo” apurando ou acompanhando algum evento político. Também fiquei curioso com essa inusitada questão. Realmente, a campanha nas ruas ainda é bem tímida. Nas eleições de 2010,   lembro que as mobilizações à esta altura do campeonato, já estavam a todo vapor com carros de som na rua a todo momento, as bandeiradas eram vistas em cada esquina, ou seja, era a época de oba, oba e blá, blá, blá... Era muito barulho  para conquistar o eleitor. 
Em 2014 não está bem assim. Pelo o que eu apurei a campanha deve esquentar mesmo pelos meados de agosto e setembro. Um dos fatores desse novo quadro é o desinteresse do eleitorado pela política. Os políticos continuam com a rejeição altíssima com a população. A letargia dos representantes do povo reflete nas ruas em forma de hostilidade. Prova disso, é que recente pesquisa nacional, realizada por um dos mais importantes institutos, aponta que partidos políticos são a instituição de menor credibilidade popular.
 Outro fator, é a falta de dinheiro de muitos candidatos. Podemos dizer que vivemos um período de “vacas magras”, os empresários estão receosos em apostar nos candidatos, muitos não querem o seu nome associado à política. Um prejuízo e tanto para candidatos, empresários e, também, para a democracia. 
O pouco dinheiro que circula nas campanhas, só será gasto em setembro. A ordem de momento é colocar o pé no freio. Poucos estão se arriscando a entrar na disputa “queimando dinheiro”. A grande maioria entende que correr agora é certeza de ter uma tremenda canseira na reta final. Campanha sem fôlego nessa fase é derrota na certa. 

Está todo mundo vacinado pelas armadilhas do meio político. Conversei com um desses candidatos que me relatou que prefere se concentrar mais nas reuniões nas casas dos seus eleitores do que na “campanha do barulho” propriamente dita.  O eleitor não está mais bobo, não vai votar porque viu um monte de gente agitando bandeiras ou fazendo algazarra. Quem quiser conquistar o eleitor vai ter que gastar a sola de sapato e alguns trocados. 
 
A verdade é que a história das eleições 2014 só será contada no dia 5 de outubro.
Fonte: BLOG DO ODIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.