segunda-feira, 28 de julho de 2014

Metade da bancada federal será nova


A bancada do Distrito Federal dará sua contribuição para renovar a Câmara dos Deputados. Nada menos do que metade dos eleitos em 2010 não disputará a reeleição. O mais votado, José Antônio Reguffe, tenta o Senado, assim como o quinto da fila, Geraldo Magela. Mais votado do PT e segundo da capital, Paulo Tadeu (foto) mudou-se para o Tribunal de Contas do Distrito Federal como conselheiro. Também Luiz Pitiman está fora, como candidato ao Buriti. Tentarão reeleger-se os quatro restantes — Jaqueline Roriz, terceira mais votada, Izalci Lucas, Érika Kokay e Ronaldo Fonseca. 


Nem todos foram até o fim 
Caso se leve em conta quem exerceu efetivamente o mandato, o quadro muda um pouco. Com a saída de Paulo Tadeu, primeiro para a Secretaria de Governo e depois para o Tribunal de Contas, o presidente regional petista Roberto Policarpo esteve na Câmara por praticamente toda a legislatura passada. Também Augusto Carvalho, que concorreu a um quinto mandato e amargou uma suplência, substituiu durante mais de três anos o então secretário Geraldo Magela. Ambos disputam novo mandato. 


Renovação costuma ficar acima da média 
Tradicionalmente a renovação da Câmara oscila entre 37,5% e 45%. A bancada do Distrito Federal costuma ficar pelos 50%. Apenas uma vez reelegeram-se cinco dos oito. As maiores renovações ocorreram em 2010, quando só um deputado titular — Geraldo Magela — se reelegeu, e em 2006, quando três ganharam novo mandato.

FONTE: http://www.jornaldebrasilia.com.br/coluna/noticias/3/do-alto-da-torre/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.