quarta-feira, 30 de julho de 2014

Eleitores do Distrito Federal têm o maior grau de educação do país


Mais de 63% dos votantes do Distrito Federal concluíram o ensino médio - o que não significa um voto de qualidade em outubro, segundo analistas

Há pouco mais de uma década, era preciso prometer cestas básicas, lotes ou emprego em troca de votos para conquistar um mandato na capital federal. Mas, nos últimos anos, o perfil do eleitorado brasiliense mudou. Desde as eleições de 2010, o número de cidadãos com nível superior completo saltou de 8,6% para 24,2%. O DF tem o maior percentual de eleitores que concluíram uma graduação em todo o país. Os dados fazem parte de um levantamento divulgado ontem pelo Tribunal Superior Eleitoral. Para especialistas, o aumento da escolaridade pode formar eleitores mais conscientes e críticos, mas não imediatamente.

Segundo o TSE, o Distrito Federal tem, hoje, 1.897.677 eleitores. Desses, 459.237 têm nível superior. Este ano, houve uma atualização mais precisa dos dados porque 99,8% dos cidadãos aptos a votar fizeram o recadastramento biométrico. No mesmo período, a parcela da cidade com escolaridade mais baixa caiu. Há quatro anos, 65,5% dos brasilienses tinham, no máximo, nível médio incompleto e 34,5% concluíram o ensino médio ou tinham ensino superior incompleto ou completo. Esse percentual praticamente se inverteu. Em 2014, 36,5% declararam à Justiça Eleitoral ter escolaridade inferior ao nível médio e 63,5% ultrapassaram esse patamar educacional.

Gustavo André Alves, 32 anos, se encaixa no perfil. Ele mora sozinho no Setor de Oficinas Sul (SOF), é formado como técnico em saúde e faz questão de acompanhar o dia a dia da política e as notícias que saem sobre os candidatos nos jornais. Gustavo praticamente já se decidiu para outubro. Segundo ele, o voto é a chance de mudar a realidade do país. “Eu pesquiso a vida dos políticos, antes e depois da eleição, para analisar como foi a atuação. Faço isso acreditando que fará a diferença porque não voto pensando que sou obrigado a fazer isso”, explicou. 


FONTE: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2014/07/30/interna_cidadesdf,439799/eleitores-do-df-tem-o-maior-grau-de-educacao-do-pais.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.