sábado, 13 de setembro de 2014

José Roberto Arruda desiste de candidatura ao governo do DF e anunciará substituto

Jofran Frejat, que era seu vice, deve assumir a vaga na disputa e a mulher de Arruda seria vice

Arruda foi condenado por improbidade administrativa após se acusado de participação no chamado "Mensalão do DEM"Celso Junior /30.11.2009/ Estadão Conteúdo
O candidato ao governo do DF José Roberto Arruda (PR) anunciará na tarde deste sábado (13) sua desistência de concorrer ao Palácio do Buriti. Pressionado pelas decisões judiciais que o classificam como ficha suja e pelos próprios aliados, Arruda fará um pronunciamento em seu comitê de campanha às 15h, em Brasília.

O candidato passou a manhã em reunião na casa do ex-governador Joaquim Roriz, em Brasília. A possibilidade principal é que Jofran Frejat (PR), atual candidato a vice, seja seu substituto. A mulher do ex-governador, Flávia Peres, seria a candidata a vice-governadora.   

— A decisão foi do Arruda juntamente com a coligação. Ele entende que a Justiça não vai ter o tempo necessário, se
não reverteu no TSE, não seria no STF, afirmou Alberto Fraga, candidato a deputado Federal pelo DEM, na coligação de Arruda. A coligação União e Força é composta por DEM, PR, PTB PMN e PRTB.
O PR (Partido da República) e a coligação terão até esta segunda-feira (15) para oficializar a substituição junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).   

Arruda foi considerado culpado pelo TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios) pelo crime de improbidade administrativa e, por conta disso, o TSE declarou sua inelegibilidade nas eleições deste ano. A defesa de entrou com vários recursos durante o embate jurídico, mas todos foram negados e a condenação mantida.   

Condenação   

Arruda foi condenado em segunda instância por improbidade administrativa e tornou-se "ficha-suja" após se acusado de participação no chamado "Mensalão do DEM", que consistia na compra de votos na CLDF (Câmara Legislativa do Distrito Federal) para favorecimento próprio.  

O político foi o primeiro governador da história do Distrito Federal flagrado recebendo propina. O vídeo foi divulgado em março de 2010 e, um mês depois, ele perdeu seu mandato. Em 2014, Arruda voltou para o cenário político como candidato ao Governo do Distrito Federal pelo PR.

Pesquisa  

Pesquisa Datafolha divulgada na última semana mostrava o ex-governador José Roberto Arruda (PR) com 37% das intenções de voto para o governo do Distrito Federal. O atual governador Agnelo Queiroz (PT) aparece com 19%, e o senador Rodrigo Rollemberg (PSB), com 18%.  

Em quarto lugar, aparece Toninho do PSOL (PSOL), que está com 4% das intenções de voto, e, em seguida, o deputado federal Luiz Pitiman (PSDB) aparece com 4%. Perci Marrara (PCO) não pontuou.  

Brancos e nulos somaram 8%, não sabem ou não responderam são 10%. 

FONTE: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.