sábado, 20 de setembro de 2014

Nova campanha, um choque de realidade


 opiniao

Por Ricardo Callado – A campanha entra na reta final. Serão apenas duas semanas. E um cenário novo, sem participação de tribunais, desembargadores e advogados. Agora é no voto. Quem conseguir convencer o eleitor de quem é o melhor candidato, leva a eleição.

A desistência do ex-governador José Roberto Arruda (PR) da disputa ao Palácio do Buriti teve impacto no desenho da campanha. O maior perdedor foi o governador Agnelo Queiroz (PT). Ao contrário do que pensam os coordenadores de campanha, as maiores chances de sucesso de Agnelo continuar no poder estavam justamente na permanência de seu principal adversário na disputa.

A novidade na eleição é a presença do ex-deputado federal Jofran Frejat (PR). Antes candidato a vice de Arruda, foi alçado ao posto de cabeça de chapa. A mulher do ex-governador, Flávia Arruda, é a nova vice e mantém o nome Arruda na chapa.

Em apenas três dias de campanha, Frejat conseguiu transferir quase 60% das intenções de voto que antes eram de Arruda. É um fenômeno. A tendência é ele crescer ainda mais e se aproximar do candidato Rodrigo Rollemberg (PSB). Deixando Agnelo isolado no terceiro lugar e fora do segundo turno. Frejat é o Arruda sem rejeição e sem Caixa de Pandora.

Quem se deu bem com a saída de Arruda foi Rollemberg. Ele conseguiu cerca de 20% dos votos do ex-governador e disparou na frente. A dianteira deve ser ameaçada nos próximos dias, mas já garante presença num segundo turno.

Frejat aposta que pode vencer as eleições com seu histórico sem mácula, sua experiência administrativa (foi quatro vezes secretário de Saúde) e com os apoios dos ex-governador Arruda e Joaquim Roriz.

Rollemberg aposta que pode vencer as eleições por representar o novo, herdar os votos de Agnelo e Toninho do PSol em um eventual segundo turno, e com os apoios da candidata a presidente da República, Marina Silva (PSB), do líder na disputa ao Senado, José Antônio Reguffe, e do senador Cristovam Buarque.
Agnelo aposta que ainda pode ir para o segundo turno e tem como trunfo a militância. O PT sempre teve um percentual histórico de votação entre 25% e 30%. E é aguerrida, principalmente, quando envolve milhares de empregos de petistas no Governo do Distrito Federal.

O PT só ficou fora da primeira ou segunda colocações uma vez em eleições do Distrito Federal. Foi em 2006, quando Arlete Sampaio ficou atrás de Arruda e da ex-governadora Maria de Lourdes Abadia (PSDB).
Mas apenas a militância não resolve o problema. É preciso apoio. Agregar aliados. Hoje, o que se vê na campanha de Agnelo são assessores de primeiro escalão do governo ou da coordenação de campanha – eles estão juntos e misturados – perseguindo pessoas, inclusive aquelas que sempre ajudaram Agnelo.

Talvez o governador não saiba, mas isso acontece sim. E prejudica a campanha. A perseguição e a covardia são as marcas dos incompetentes.

O programa eleitoral de TV é bonito, bem elaborado, com bastante tempo, mas apresenta uma Brasília que não existe. E não caiu o gosto no eleitor brasiliense. Teve efeito contrário. Não adianta o ex-presidente Lula, por exemplo, vir na TV pedir votos para Agnelo dizendo que ele é o melhor governador que Brasília já teve. O povo sabe que isso não é verdade.

A campanha de Agnelo precisa de humildade e trabalhar para diminuir a sua rejeição. E esse foi o erro. Era necessário vir a público com franqueza, conversar com o povo e dizer que nem tudo está bem. Aceitar que existem muitos problemas. E que podem ser resolvidos. Ao mesmo tempo conversar com os aliados e cumprir acordos.

Mas, ao contrário, mostram uma Brasília maravilha. Uma cidade dos sonhos de qualquer cidadão. Quando desligam a TV e saem a rua se deparam com a realidade. É essa realidade que precisa ser mostrada na TV.  Esse tipo de marketing político está ultrapassado. E é tão burro quanto perseguir jornalistas.

Então, para Agnelo, a fórmula mágica é militância, franqueza, verdade e simplicidade. E mandar os assessores baixarem a bola e deixar a covardia de lado. Tempo de campanha é tempo de aliança.

FONTE: http://blogs.maiscomunidade.com/blogdocallado/2014/09/19/nova-campanha-um-choque-de-realidade/#sthash.cMHW0wNC.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.