quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Rollemberg se reuniu com distritais na tentativa de adequar Orçamento

A preocupação do novo governo e da equipe de transição é manter o funcionamento de serviços básicos que estão com pagamentos atrasados

Suzano Almeida
suzano.almeida@jornaldebrasilia.com.br

O governador eleito Rodrigo Rollemberg (PSB) se reuniu ontem por duas horas com deputados distritais, na Câmara Legislativa, para tratar de adequações no Orçamento de 2015. A preocupação do novo governo e da equipe de transição é manter o funcionamento de serviços básicos, como a coleta de lixo, a alimentação nos hospitais, o funcionamento do transporte público, entre outros serviços que estão com pagamentos atrasados pelo atual governo. Os atrasos levaram diversos setores a entrar em greve.
“Eu vejo a atual situação com preocupação, pois são serviços essenciais. A nossa preocupação é adequar o Orçamento para que possamos garantir os serviços básicos à população desde o primeiro dia de governo. Estamos estudando a peça orçamentária e pediremos apoio ao líderes para que eles possam fazer alterações e garantir a continuidade na prestação de serviços essenciais à população do Distrito Federal”, declarou o governador eleito.


Rollemberg também pretende se reunir com o relator da Lei Orçamentária Anual (LOA), deputado Rôney Nemer (PMBD), para fazer sugestões que viabilizem o início do governo. 

Rombo
Rollemberg comentou ainda os números do Tribunal de Contas do Distrito Federal, que mostram que o déficit de caixa que será deixado pela administração petista, que seria de R$ 2,1 bilhões ao fim do atual governo, pode chegar a R$ 3 bilhões. “Nós não temos os dados oficiais, mas o que a gente percebe é que há, sim, um déficit orçamentário grave e essa é uma das razões do porquê nós precisamos sugerir adequações orçamentárias”, disse. De acordo com ele, é necessário buscar alternativas para ampliar a receita.

Na avaliação de Rollemberg, os deputados se mostraram dispostos a ajudar o novo governo, mesmo os que se declararam da oposição. Durante a reunião, um assessor confirmou postura de um distrital petista que reiterou que fará oposição, mas que sua postura será responsável.

Relação de respeito
Mesmo diante das duas matérias que reduzem os poderes do Executivo em relação à  criação e extinção de cargos e secretarias, e à execução de emendas dos parlamentares, Rollemberg garantiu que respeitará a Câmara Legislativa.

“Tenho a convicção que é isso que a população espera de nós, tanto em relação ao governador do Distrito Federal quanto aos parlamentares”, destacou o governador eleito, após a conversa.

Faltam informações sobre as contas
 
A falta de respostas em relação as contas do Buriti preocupa o time de Rodrigo Rollemberg. Segundo a equipe de transição, há licitações em cursos, mas o novo governo teme que não haja recursos para executá-los. Os projetos que estão garantidos são os que possuem recursos federais e não comprometem as contas do GDF. Sem informações oficiais, a equipe não pode fazer um diagnóstico das condições em que assumirá a partir de janeiro de 2015. As conversas bilaterais com a equipe do atual governo reforçam a preocupação.
 
Nemer: é possível mudar
 
O relator da Lei Orçamentária Anual (LOA), deputado Rôney Nemer, garantiu que telefonará ainda hoje para o governador eleito Rodrigo Rollemberg para falar sobre as modificações pretendidas pela equipe de transição. Segundo ele, as adequações são possíveis, desde que haja “boa vontade”.
 
“Temos que pensar no bem do Distrito Federal. O Orçamento atual foi proposto pelo governo que não se reelegeu. Por isso mesmo é que temos que ouvir o novo governador, pois foi o projeto dele que venceu as eleições”, declara Nemer. 

Rôney Nemer apresentará a Rollemberg os relatórios parciais, onde  já constam parte das emendas dos distritatis. Nemer deverá apresentar o relatório final antes do dia 15 de dezembro, quando se encerra o ano legislativo.
 
Hora das emendas
 
O presidente da Câmara, Wasny de Roure (PT), disse que pretende cooperar com o novo governo. Ele aguarda as propostas de Rodrigo Rollemberg antes da apresentação das as emendas parlamentares que serão entregues ao relator.
 
Quase todos lá
 
1. Apesar de ter sido anunciado como uma reunião de líderes, o encontro com o governador Rodrigo Rollemberg  contou com 15  dos 24 deputados distritais.
 
2. Estiveram na reunião os petistas Wasny de Roure, Arlete Sampaio e Chico Vigilante; Joe Valle e Celina Leão, do PDT; Paulo Roriz e Benedito Domingos, do PP; Wellington Luiz (PMDB); Alírio Neto (PEN); Eliana Pedrosa (PPS); Aylton Gomes (PR); Cristiano Araújo (PTB);  Israel Batista (PV); Agaciel Maia (PTC); e Olair Francisco (PT do B).
 
3. A líder do governo, Arlete Sampaio, afirmou que não dificultará a vida de Rollemberg. Ela declarou que ideologicamente ele não é adversário.
 
4. Joe Valle se colocou  à disposição para fazer a ponte entre a Casa e a equipe de transição.
Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.