sábado, 15 de novembro de 2014

Reputação de auditores está em jogo na Petrobras


Lula visita as instalações da plataforma no campo Baleia Franca, bacia de Campos (Imagem: Divulgação)
Lula visita as instalações da plataforma no campo Baleia Franca, bacia de Campos (Imagem: Divulgação)

O grupo lulopetista que tomou de assalto a Petrobras, em sentido não figurado, não devia prever essas consequências.

Editorial O Globo
Embora pouco usual, não deve espantar a pressão da PriceWaterhouseCoopers para que o presidente da Transpetro, Sérgio Machado, fosse afastado da subsidiária da Petrobras. Caso contrário, a empresa internacional de auditoria não avalizaria balanço trimestral da empresa. A citação de Machado, em testemunho sob acordo de delação premiada do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, foi o bastante para a PwC cumprir ao extremo sua função de auditor externo das demonstrações financeiras da Petrobras.

De acordo com Paulo Roberto — até agora o principal implicado no esquema de corrupção montado na Petrobras, preso, junto com o doleiro Alberto Youssef, numa operação da PF para desbaratar uma concorrida lavanderia de dinheiro sujo —, Sérgio Machado lhe entregou R$ 500 mil de propina para ele manejar uma concorrência. Já se viram muitas acusações desse tipo sem que nada acontecesse com o denunciado, por “falta de provas”. A ordem sempre foi não “prejulgar” para não se cometer “injustiças”. Mais ainda se tratando de um protegido do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), forte aliado do Planalto.

Mas este escândalo na estatal, batizado de Petrolão, mobilizou forças e instituições a salvo da influência de Brasília. Afinal, por ter a Petrobras ações negociadas nos EUA, as denúncias passaram a ser apuradas também pela agência americana do mercado de títulos, a SEC, e o próprio Departamento de Justiça. Um dos alvos de denúncias de falcatruas é a operação de compra pela Petrobras de uma refinaria em Pasadena, Texas, empresa americana. Portanto, negócio também passível de investigação local.

A PwC, por vez, é solidária na responsabilização por fraudes contábeis cometidas para esconder falcatruas. Há casos de escritórios tradicionais e com presença globalizada que foram arrastados na debacle de clientes, por terem aprovado contas fajutas. Entre eles, firmas de contabilidade fundadas no fim do século XIX.

Quando explodiu a Enron, em 2001, um grupo de energia assentado numa série de fraudes financeiras, também foi pelos ares a auditora Arthur Andersen, processada por investidores lesados e pela Justiça americana. Terminou absorvida pela Deloitte & Touche.

Outro caso emblemático é o da falência do Lehman Brothers, a centelha de ignição da crise financeiro-imobiliária americana em fins de 2008, arrastando o mundo para a maior recessão global desde 1929. O auditor do banco, Ernst & Young, também não escapou de sofrer consequências jurídicas e financeiras.

O grupo lulopetista que tomou de assalto a Petrobras, em sentido não figurado, não devia prever essas consequências. Além da Polícia Federal, do Ministério Público e da Justiça brasileiros, organismos americanos e auditores externos querem saber o que aconteceu nos cofres da empresa. Não é bom sinal, soube-se ontem, que a PwC continue a se recusar a assinar o balanço da estatal.

FONTEt: http://blogs.maiscomunidade.com/blogdocallado/2014/11/14/reputacao-de-auditores-esta-em-jogo-na-petrobras/#sthash.CmWO5Si6.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.