segunda-feira, 12 de maio de 2014

Acostumado a se pintar de verde e amarelo, DF parece fora do espírito do Mundial


Em cerca de uma hora passando por diversos lugares das Asas Sul e Norte, além do Cruzeiro e Sudoeste, ruas e blocos parecem estar em ?preto e branco?

A cada quatro anos, diversos pontos de Brasília, tomados pelo espírito da Copa do Mundo de seus moradores, ficam enfeitados com bandeirinhas verdes e amarelas, com meios-fios pintados nas cores da bandeira brasileira e diversos outros adereços. 
A 31 dias do início da Copa do Mundo 2014, no entanto, a mesma animação de outros Mundiais ainda não foi vista. Tradicionais lugares da capital que costumam até a concorrer a prêmios não receberam os adornos e, ao que tudo indica, nem o farão. 
Em cerca de uma hora passando por diversos lugares das Asas Sul e Norte, além do Cruzeiro e Sudoeste, ruas e blocos parecem estar em “preto e branco”, sem nada que lembre a proximidade com a Copa do Mundo e levantando o questionamento: vai ter Copa? 
Na 506 sul poucas bandeirinhas coloridas foram vistas penduradas no telhado da comercial. Ali próximo, na 304 Sul, que recebe enfeites não só na Copa do Mundo, mas também no Natal, por exemplo, nem um tipo de adorno sequer foi visto. 
Falhas do país desanimam
Na QR 15 do Guará, por exemplo, foi feito um mutirão de moradores que deixou o local pronto para torcer pelo Brasil em 2010. A mesma movimentação, porém, não foi vista para esta edição do Mundial. 
Na opinião do morador César Lima, a falta de estrutura do país faz com que o ânimo para enfeitar as quadras e as ruas de Brasília diminua. “Acho que as pessoas não estão muito empolgadas com a Copa no Brasil devido aos gastos com o eventos. Um país que não oferece o mínimo para sua população, não deveria, de forma alguma, sediar uma Copa do Mundo”, afirma.
Desânimo não é motivo único
Entre os locais que tradicionalmente recebem enfeites e não estão adornadas em 2014 está a Avenida Contorno, no Núcleo Bandeirante. Até hoje é possível ver as logomarcas oficiais dos Mundiais de 2002 e 2006 pintados nas calçadas, mas a alusão ao Mundial deste ano é zero. 
Em 2014, com a Copa do Mundo sendo realizada no Brasil, o que poderia ser um impulso para os moradores não foi suficiente para empolgar. A alegria e as cores no local, que, segundo relatos de moradores, chegava a ser fechado em dia de jogos da seleção, com direito a churrasco e afins, não terá nada especial desta vez. 
A movimentação organizada para pintar mascotes, bolas e outros desenhos relacionados à Copa do Mundo era antiga no local, fruto da união e amizade antigos de quem morava na região há mais tempo. Porém, mudanças de diversas naturezas fizeram com que a tradição deixasse de ter a importância de antes.
Mudou tudo
A moradora Geralda Oliveira explica o porquê da alegria e do entusiasmo que a Copa trazia não invadir a avenida contorno em 2014. 
“A rua tinha vizinhos antigos e unidos. Alguns se mudaram para outros lugares, outros faleceram e muita gente nova chegou aqui. Isso acabou um pouco com a tradição. Antigamente, a gente fechava a quadra e colocava uma churrasqueira no meio da rua para todos assistirem aos jogos do Brasil juntos. Esse ano, em pleno ano de Copa do Mundo, não vamos ter nada”, lamenta a moradora, que gostaria de ver sua quadra enfeitada como em outras Copas. 
Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.