segunda-feira, 12 de maio de 2014

Bombeiro que vendia ingressos para Copa dentro do quartel é afastado

Estatuto do Torcedor proíbe a venda de ingresso por preço superior ao indicado no bilhete. Pena prevista é de até quatro anos de cadeia.


O Corpo de Bombeiros afastou o sargento Rogério Cruz, que o Fantástico mostrou neste domingo (11) vendendo ingressos para a Copa do Mundo. As vendas eram realizadas dentro do Quartel Central  do Corpo de Bombeiros, no Centro do Rio. Na reportagem, o cambista se identificou como bombeiro. O comando da corporação informou ainda que repudia esse tipo de comportamento e vai instaurar procedimento administrativo para apurar a conduta do militar.
Foram três semanas de investigação e a equipe de reportagem do Fantástico descobriu que muita gente caiu no conto da página falsa da Fifa e pagou por um ingresso que não existia.
Os cambistas atuam no  Rio a poucos metros do Centro de Distribuição de Ingressos da Fifa, conforme mostrou a reportagem do programa neste domingo. Um dos cambistas se  apresentou como bombeiro. “Tem muita gente aí. Você está querendo vender ou está querendo comprar?”, pergunta.
Mais tarde, por telefone, voltamos a conversar com ele.
Fantástico: Você disse que tinha de Fortaleza e Natal?
Cambista: É, Natal e Fortaleza. Natal é Uruguai e Costa Rica. Fortaleza é Uruguai e Itália.
Em outro telefonema para o mesmo homem, mostramos interesse também por jogos em São Paulo.
Cambista: Tenho uns amigos meus em São Paulo que podem lhe mostrar.
Fantástico: Você vai me dar o telefone do rapaz em São Paulo?
Cambista: Eu vou dar o dele para você.
Passamos o número para a nossa equipe de São Paulo.
Fantástico: Você tem ingresso?
Cambista: Tenho, tenho.
Fantástico: Você tem para o jogo Uruguai e Inglaterra?
Cambista: Tenho, tenho.
Marcamos encontro com o cambista. Ele pede alto pelos ingressos de Uruguai e Inglaterra, na Arena Corinthians.
Cambista: Quantos ingressos você está precisando?
Fantástico: Quarenta mais ou menos.
Cambista: Está mil dólares cada um.
Fantástico: Mil dólares cada um?
Cambista: Cada um.
Mil dólares são cerca de R$ 2.200. O ingresso oficial mais caro para Uruguai e Inglaterra custa R$ 350. Mas, na última hora, o cambista de São Paulo desiste de vender os ingressos que afirmava ter.
No Rio, a negociação foi em frente. “Tenho para todos os jogos. Tenho Argentina e Bósnia, Espanha e Chile, Rússia e Bélgica, França e Equador”, diz o cambista.
O Fantástico acertou a compra de um ingresso com o cambista bombeiro, que se apresentou como sargento Rogério. Ele marcou o encontro no quartel central do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro.
A equipe encontrou o cambista à paisana. Ele leva a equipe até uma sala no primeiro andar, a poucos metros da sala do comandante-geral. Rogério tira um bolo de ingressos do envelope. Manuseia dezenas de bilhetes. Várias opções de jogos.
“França e Equador, 25 de junho, estádio Maracanã”, afirma Rogério.
O ingresso de R$ 60 é negociado por R$ 1.200 - 20 vezes o valor original.
O Estatuto do Torcedor proíbe a venda de um ingresso por preço superior ao indicado no bilhete. A pena prevista é de até quatro anos de cadeia.
Fantástico: Para a final você não tem?
Cambista: Estou apanhando amanhã.
Fantástico: E ele está a R$ 9 mil?
Cambista: É, o dele é R$ 9 mil.
Na saída, Rogério afirma ter quase R$ 250 mil em ingressos: “R$ 80 mil. Lá em casa tem mais uns R$ 140 mil, R$ 160 mil em mercadoria, fora o que está entrando”.
O bombeiro dá a entender que participa de um esquema. “O maior problema disso tudo é que eu não posso perder o lote. Se eu negar fogo, entra outro no meu lugar e eu nunca mais entro. Eu compro ingresso de fora do Brasil, só para você ter uma ideia. É um sistema”, afirma Rogério.
Oportunistas como Rogério estão de olho em quem não conseguiu comprar ingressos no site da Fifa.
“Tentei bastante, inclusive tentei a final, no mesmo pedido e só consegui quarta de final”, afirma um torcedor.
Segundo a Fifa, já foram vendidos 2,5 milhões de ingressos. Quase 1,6 milhão foram para torcedores brasileiros. Até a Copa, lotes menores ainda serão postos à venda, sempre pelo site da Fifa. Uma disputa acirrada, difícil.
Em 2010, na África do Sul, pessoas que compraram ingressos falsificados foram barrados na final da Copa, entre Espanha e Holanda, no Soccer City, em Joanesburgo. No Brasil, vários torcedores estão sendo vítimas de golpes pela internet. Sites oferecem entradas por até 50 vezes o valor oficial. E pior: são ingressos falsos.
Uma mulher, que não quis mostrar o rosto, se cadastrou no site da Fifa. Dias depois, ela recebeu um e-mail de outro site com o aviso de que tinha sido sorteada. E pagou o boleto enviado: R$ 720 por quatro ingressos.
“Quando anunciou a liberação dos ingressos para a retirada, eu me dirigi ao Centro de Eventos do Ceará e, na ocasião, fui informada de que não existia ingresso no meu nome”, conta ela.
Os tíquetes seriam para ela e três irmãos menores. “E eles estavam muito felizes porque vinham participar do jogo do Brasil, logo do Brasil, da Seleção Brasileira. Choraram muito. Ficaram muito tristes”, lamenta.
Com Roberlândio, foi a mesma história. Ele mora no interior do Ceará, em Frecheirinha, a quase 300 quilômetros de Fortaleza.
Roberlândio entrou num site para comprar três ingressos para o jogo Brasil e México, na Arena Castelão. Dias depois, recebeu a mensagem de confirmação e o boleto bancário.
“Feliz e alegre por ter sido contemplado para comprar os ingressos, paguei”, lembra ele.
Pagou R$ 542, aproximadamente o salário que ele recebe por mês. “Saí de madrugada, 4h, para passar o dia todo aqui. E chegando aqui, passar por esse constrangimento”, afirma Roberlândio.
Os casos estão sendo investigados. “A polícia agora vai fazer uma análise tanto do acesso que foi feito da máquina dele, qual é o IP que fez esse direcionamento, como também nós vamos através do próprio banco saber para onde é que foi feito esse depósito”, explica o delegado Jaime Pessoa.
O Fantástico enviou para a Fifa o ingresso vendido pelo sargento Rogério. Segundo o departamento de imprensa da Federação Internacional de Futebol, o ingresso está correto e foi comprado em novembro de 2013.
A entidade lembrou também que torcedores que não puderem mais ir ao jogo podem devolver seus ingressos à Fifa pela internet ou diretamente em um centro de distribuição de entradas.
O Fantástico tentou gravar entrevista com o sargento Rogério.
Rogério: Alô.
Fantástico: Alô, é Rogério?
Rogério: Eu.
Fantástico: Aqui é da TV Globo, do programa Fantástico. A gente recebeu uma denúncia de que o senhor está vendendo ingressos da Copa do Mundo como cambista.
Rogério: Não, não sou eu não, meu amigo.
Fantástico: Você não é sargento do Corpo de Bombeiros?
Rogério: Eu sou sargento do Corpo de Bombeiros.
Fantástico: Você vende ingressos dentro do quartel?
Rogério: Negativo, negativo.

FONTE: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/05/bombeiro-que-vendia-ingressos-para-copa-dentro-do-quartel-e-afastado.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.