sexta-feira, 16 de maio de 2014

Cruzeiro: abandono é prato cheio para violência


Comerciantes das galerias e moradores da região cobram a revitalização dos espaços

Prédios antigos que hoje sofrem com o abandono são alvo de reclamações dos moradores e comerciantes do Cruzeiro. As chamadas galerias, pequenos blocos comerciais nas entrequadras, têm sido cenário recorrente de uso e tráfico de drogas, principalmente à noite. A responsabilidade pela revitalização dos espaços é dos proprietários, dizem os inquilinos. Porém, segundo eles, os donos parecem não se preocupar com a depredação. 
“Quem chega cedo aqui  encontra urina, garrafas, latinhas espalhadas. Até camisinha tem. Tem que limpar tudo. Aqui rola de tudo à noite. É nojento. E todo mundo sabe disso. Como só acontece depois que nós, comerciantes, já fomos embora, o que podemos fazer? É uma situação complicada”, diz o cabeleireiro José Maria Magalhães, 49 anos, que trabalha na Quadra 909.
 Ainda segundo os comerciantes, a presença da polícia não inibe pichadores e usuários de drogas, o que piora a situação. “A gente leva a reclamação aos proprietários, à Administração do Cruzeiro. Mas, até hoje, nada foi feito.  Eu nem pinto mais as portas da loja. Desisti. Estou pensando em fazer um grafite aqui para ver se eles param de pichar”, diz a comerciante Sônia de Sousa, 40. 
 O comandante do 7° Batalhão da PM, tenente-coronel Batista Maia, afirma que a polícia faz sua parte, com rondas e detenção de usuários. Contudo, “como não existe criminalização do uso de drogas, não acontece nada. A gente leva à delegacia, apreende o material e o infrator sai de lá antes da gente”, salienta. “A nossa atuação é pró-ativa, no sentido de coibir, mas é como enxugar o gelo”, completa. 
Enquanto isso, quem percorre as ruas   reclama da sensação de insegurança após as 19h. “Eles fazem dos espaços um hotel. Alguns fumam crack, maconha. Eu não deixo meu neto passar por ali sozinho”, conta a aposentada Edlamar Silva.
Versão oficial
 
O problema do uso de drogas nos comércios   está resolvido, afirma a Administração Regional do Cruzeiro. A assessoria de imprensa do órgão informou que “o que acontece hoje é a mesma coisa de todo o DF: as pessoas usam drogas em vários locais, aleatoriamente”.  De acordo com a assessoria,  o local onde havia o maior foco de usuários, o Cruzeiro Center, passou por reforma  nos estacionamentos, o que ajudou a diminuir a movimentação de viciados. Além disso, houve aumento da presença de policiais. Para o órgão, como as galerias são lojas particulares, a revitalização   depende dos proprietários. 
 
Mudança de trajeto devido à insegurança
 
Moradora do Cruzeiro há 30 anos, a aposentada Edlamar Silva lembra   que o bairro já foi bem mais tranquilo, “no tempo em que a polícia podia prender usuários de drogas”. Hoje, reconhece, “a gente tem que selecionar os lugares por onde vai passar. Temos que pensar no percurso de volta para a casa. Não dá para passar em alguns lugares. Não dá”. 
 
Na quadra 1.209, os comerciantes afirmam que os moradores de rua chegam até a urinar dentro das lojas. “Tinha dias que chegávamos aqui e tinha xixi dentro da loja. Eles fazem na porta, aí o negócio entrava aqui dentro. Um nojo. Agora, depois que colocamos jarros próximo às portas, melhorou. Parece que uma porta mais arrumadinha afasta eles”, conta Márcia Maria, 54 anos. 
 
Para a empresária Sarah Mourão, 39 anos, os usuários só estão nos espaços por causa do abandono dos prédios. “Se as pessoas se unissem e decidissem revitalizar essas galerias, eles não iam vir para cá. A gente sofre mais com o abandono, porque a aparência, além de tudo, afasta os clientes. Ninguém quer parar num comércio feio assim. É ruim para nós e para a população”, opina a proprietária de um salão de beleza, que trabalha há quatro anos na região. 
 
 
 
 
Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.