sexta-feira, 16 de maio de 2014

Doleiro orientou ações de deputado Luiz Argôlo na Câmara, diz PF

O doleiro Alberto Youssef orientou o deputado federal Luiz Argôlo (SDD-BA) a ocupar o cargo de vice-líder do Solidariedade para ficar mais próximo do governo, aponta relatório da Polícia Federal que será enviado ao Supremo Tribunal Federal para eventual abertura de ação criminal contra o congressista.

Argôlo ocupa o posto indicado pelo doleiro, que foi preso em março pela PF durante a Operação Lava Jato sob a acusação de comandar um esquema de lavagem de dinheiro que movimentou R$ 10 bilhões e tem ramificações em partidos como PT, PP, PMDB e SDD.

O relatório da PF sobre o deputado também aponta indícios de que Argôlo usou dinheiro público da Câmara dos Deputados para viajar e se reunir com Youssef. Segundo a PF, o congressista e o doleiro trocaram 1.411 mensagens entre 14 de setembro de 2013 e 17 de março de 2014. O celular usado por Argôlo está registrado em nome da Câmara, de acordo com a PF.

Em conversa do dia 9 de outubro do ano passado, Argôlo indagou a Youssef: "Vc acha q devo pegar a vice lide ou a comissão de orçamento?? Ou nada??". "Pega a vice liderança (...) tem que estar perto do governo", respondeu o doleiro.

A PF cruzou dados dos encontros agendados por eles com informações do serviço de transparência da Câmara. O levantamento mostrou indícios de que Argôlo usou verba parlamentar para pagar despesas com hotéis e passagens aéreas para encontrar Youssef.

Reprodução/Facebook Luiz Argôlo
O deputado Luiz Argôlo (SDD-BA) é suspeito de ter envolvimento com o doleiro Alberto Youssef, pivô da Operação Lava Jato
O deputado Luiz Argôlo é suspeito de ter envolvimento com doleiro Alberto Youssef, pivô da Lava Jato

Os grampos também indicam que o doleiro entregava dinheiro a Argôlo no apartamento funcional da Câmara ocupado pelo congressista. A PF relata ainda que as interceptações indicam a intermediação de Youssef no repasse de valores de empreiteiras para Argôlo.

Segundo o relatório, os indícios apontam que Argôlo era "um cliente dos serviços prestados por Youssef, por vezes repassando dinheiro de origem aparentemente ilícita, intermediando contatos em empresas, recebendo pagamentos, inclusive tendo suas atividades operacionais financiadas pelo doleiro".

O deputado Fernando Francischini (SDD-PR), citado numa mensagem, diz que pediu a expulsão de Argôlo e que vai retirar o deputado do cargo de vice-líder. 
Procurado na Câmara, Argôlo não foi encontrado. O Conselho de Ética da Câmara abriu processo por quebra de decoro contra Argôlo.



FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/05/1455185-doleiro-orientou-acoes-de-deputado-na-camara-diz-pf.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.