domingo, 11 de maio de 2014

Polícia monitora páginas em que jovens do DF exibem armas e drogas

Em post, jovem 'comemora' por polícia não ter achado arma na casa dele.

Rapaz diz trabalhar na 'empresa 157', artigo do Código Penal para roubo.


A Polícia Civil do Distrito Federal está monitorando redes sociais em busca da divulgação de imagens e comentários que façam apologia a crimes. Em uma página, a corporação encontrou jovens oferecendo drogas, mostrando munição e desafiando o órgão.
Um dos casos é o de um rapaz que afirma trabalhar na "empresa 157" – artigo do Código Penal para roubo. Em março, ele publicou foto de armas e três dias depois narrou ter recebido a visita de policiais que estavam atrás do revólver que ele exibiu. Ele comemorou: “Ainda bem que não acharam”.
Nesta semana, o jovem voltou à página para perguntar se alguém tinha um "ferro" (gíria para arma) para vender ou trocar. Em outra página, uma jovem compartilha uma mensagem de solidariedade a pessoas que estão presas.
A professora de antropologia da Universidade de Brasília Lia Zanotta diz que a exibição feita pelos jovens tem vários objetivos. “Eles querem desafiar a autoridade, querem mostrar o prestígio que eles têm diante daqueles que participam da mesma galera, da mesma gangue. [Querem] mostrar que são mais fortes e querem produzir medo”, afirmou.
De olho no exibicionismo, a polícia diz que muitas vezes essas publicações são usadas como prova dos crimes. Em uma única operação no DF neste ano, um grupo grande foi monitorado e mais de 50 pessoas foram detidas. A ação ocorreu em fevereiro, em Planaltina. Dos detidos, 20 tinham menos de 18 anos.
“Tínhamos uma situação aqui de brigas entre grupos rivais, e esses grupos rivais postavam fotos e faziam ameaças utilizando as redes sociais”, disse o delegado Vinicius Mendes. “Essas postagens, essas fotos, serviram de prova no indiciamento dessas pessoas e na prisão por associação criminosa e corrupção de menores.”
Mendes afirmou que monitora diariamente as redes. Ele destacou que quem divulga imagens e comentários favoráveis ao crime também pode ser preso. “Existe um crime no Código Penal que é a apologia de crimes ou do criminoso. Prevê pena de três a seis meses de detenção. Quem posta, quem faz esse tipo de comentário no Facebook, pode ser indiciado nesse crime.”

FONTE: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2014/05/policia-monitora-paginas-em-que-jovens-do-df-exibem-armas-e-drogas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.