quarta-feira, 21 de maio de 2014

Técnicos em greve queimam pneus para fechar acesso à UnB

Grupo pede redução da jornada e repudia ponto eletrônico.

Na segunda, categoria já havia ocupado reitoria da universidade.

D
Bloqueio com pneus montado por técnicos-administrativos da UnB, que estão em greve há 66 dias (Foto: TV Globo/Reprodução)Bloqueio com pneus montado por técnicos-administrativos da UnB, que estão em greve há 66 dias (Foto: TV Globo/Reprodução)
Em greve há 66 dias, técnicos-administrativos queimaram pneus para fechar dois acessos à Universidade de Brasília pela via L3 Norte na manhã desta quarta-feira (21). O grupo reivindica redução da jornada de trabalho de 40 para 30 horas semanais, repudia a instalação do ponto eletrônico e pede o reconhecimento dos mestrados e doutorados feitos no exterior. De acordo com o Ministério do Planejamento, o acordo feito com a categoria vale até 2015 e não há previsão de uma nova proposta até lá.
Equipes do Corpo de Bombeiro estiveram no local para tentar negociar com os manifestantes e conter as chamas. A Polícia Militar também enviou equipe à pista para pedir ao grupo que libere o acesso. De acordo com a corporação, não houve registro de conflitos no local.
Os motoristas precisaram improvisar um retorno para poder chegar à universidade. As primeiras aulas começam às 8h. A pista também dá acesso ao Lago Norte.
A categoria já havia participado de um protesto na segunda, quando 200 trabalhadores ocuparam a reitoria da instituição. A UnB tem 2,5 mil técnicos-administrativos, trabalhando em áreas como a biblioteca, no decanato, no almoxarifado, na secretaria e na jardinagem.
A categoria entrou em greve no dia 17 de março, seguindo a mobilização nacional. Em todo o país são 180 mil trabalhadores e pensionistas, em 53 instituições federais. A paralisação foi aderida por 39 universidades.



FONTE: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2014/05/tecnicos-em-greve-queimam-pneus-para-fechar-acesso-unb.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.