sábado, 7 de junho de 2014

Após quatro dias preso, Paulo Octavio consegue habeas corpus e é libertado

O empresário e ex-governador do DF estava preso acusado de atrapalhar investigações

Paulo Octávio deixou a cadeia em carro particular e não quis falarTV Record/Divulgação
Depois de quatro dias preso, o empresário e ex-governador do DF, Paulo Octavio, foi solto na madrugada deste sábado (7). Ele conseguiu um habeas corpus no STJ (Superior Tribunal de Justiça) por volta das 20h30 e foi libertado.
Dois advogados foram os primeiros a chegar ao 1º Batalhão de Trânsito da PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal) onde ele estava preso. Por volta de 1h, Paulo Octávio saiu da prisão em um carro particular e não quis falar com a imprensa.

Depois de deixar a cadeia, o empresário seguiu para o IML (Instituto Médico Legal) para fazer exames antes de voltar para casa. Todo o trajeto foi feito sob a escola da Polícia Militar e nenhum familiar do empresário acompanhou a libertação dele.
Paulo Octavio estava preso desde a última segunda-feira (2). Ele foi detido enquanto saía de seu escritório no centro de Brasília (DF).
O ex-governador deixa a prisão mas ainda corre o risco de voltar a ser preso. Isso porque um grupo de ministros do STJ ainda vai analisar a decisão monocrática do ministro Sebastião Reis Júnior. o TJDF (Tribunal de Justiça do Distrito Federal) também retomará a análise do pedido de soltura do ex-governador na próxima quinta-feira (12).
Acusações
O ex-governador do Distrito Federal foi denunciado pelo MPDF (Ministério Público do Distrito Federal) por corrupção ativa e falsidade ideológica em documento público. Ele é acusado de participar, junto com outras dez pessoas, de organização criminosa que pagava propina pela liberação de alvarás para a construção de prédios comerciais na capital federal sem cumprir as exigências legais. 
As investigações ao grupo tiveram início em 2011. Paulo Octavio também é acusado de falsidade ideológica e de ter se beneficiado de cargo público para a construção de prédios em Brasília. Uma das construções conduzidas pela empresa do ex-governador e investigadas pela polícia é o JK Shopping, em Ceilândia (DF). 
Desde que começou sua construção, o JK Shopping era alvo de questionamentos judiciais. Mesmo sob investigação, o centro comercial foi inaugurado no dia 16 de novembro 2013. Na época, a construtora responsável pela obra negou irregularidade na concessão dos documentos referentes à construção. 
Mensalão do DEM
Paulo Octavio assumiu o governo do DF após a prisão do ex-governador José Roberto Arruda, em 11 de fevereiro de 2010, devido ao envolvimento no suposto esquema de corrupção que ficou conhecido como Mensalão do DEM. Ele renunciou ao cargo 12 dias depois. O político e empresário avaliou que, sem apoio do DEM, não teria condições de continuar no governo. Paulo Octavio pediu desfiliação do partido para evitar ser expulso. 
O esquema, denunciado por Durval Barbosa, ex-secretário do governo, seria uma espécie de “pedágio” cobrado por Arruda para que empresas conseguissem contratos com o GDF (Governo do Distrito Federal). O dinheiro arrecadado, segundo o inquérito da PF, era dividido entre Arruda, o vice-governador, Paulo Octávio, além de secretários e assessores da administração do DF.

FONTE: http://noticias.r7.com/distrito-federal/apos-quatro-dias-preso-paulo-octavio-consegue-habeas-corpus-e-e-libertado-07062014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.