quarta-feira, 9 de julho de 2014

Candidatos a distrital enfrentarão concorrência de 41 por vaga na Câmara Legislativa do DF


984 pessoas pretendem ocupar uma das 24 cadeiras do legislativo local

O número de candidatos subiu para todos os cargos em 2014 na comparação com as eleições de 2010, quando foram 902 nomes só para CLDFDivulgação/CLDF
O prazo para o registro de candidaturas para as Eleições 2014 se encerrou no último domingo (5). De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), foram registrados 1.128 pedidos de postulantes a cargos políticos no Distrito Federal. Destes, seis foram para o cargo de governador, oito para senador, 130 para deputado federal e 984 para deputado distrital.
Com esses números, os candidatos vão ter que trabalhar muito para garantir um cargo no legislativo local. São, em média, 41 candidatos disputando uma vaga das 24 disponíveis na Câmara Legislativa. O número subiu para todos os cargos na comparação com as eleições de 2010, quando foram 902 nomes. E ainda havia uma vaga a mais para o Senado Federal.
Mas porque um cargo político atrai tanto o interesse das pessoas? Para o cientista político Flávio Testa, o interesse está longe do que deveria ser. O foco é pessoal.
— Um deputado distrital tem verbas de gabinete a sua disposição, salários muito bons e não está subordinado ao governador. Portanto, não tem nada a ver com plano de governo ou interesse público. A maioria está focada em atender interesses pessoais e partidários.
Avaliação de registro
Os pedidos de registro e a documentação entregue em conjunto formarão um processo no qual serão analisadas a regularidade do partido ou da coligação e será verificado se o candidato é ou não é inelegível. As hipóteses de inegibilidade estão previstas na Constituição Federal e na Lei Complementar nº 64/1990.
Até o dia 7 de julho, a Justiça Eleitoral terá que encaminhar à Receita Federal os dados dos candidatos que solicitaram o registro para efeito de emissão do número de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ. Após isso, o Tribunal terá até o dia 10, quinta-feira, para publicar lista dos pedidos de registro apresentados pelos partidos políticos ou coligações.
Candidatos, escolhidos em convenção, que não tiveram o registro requerido por seus partidos poderão requerer por conta própria até às 19 horas do sábado (12).
O Ministério Público Eleitoral, qualquer candidato, partido ou coligação poderão impugnar pedidos de registro de candidatura apresentando petição no prazo de cinco dias, contados após a publicação do requerimento.
Todos os pedidos de registro, inclusive os que forem objeto de impugnação, deverão estar julgados pelo Tribunal Regional Eleitoral até 5 de agosto, de acordo com o Calendário Eleitoral deste ano.

FONTE: http://noticias.r7.com/eleicoes-2014/candidatos-a-distrital-enfrentarao-concorrencia-de-41-por-vaga-na-camara-legislativa-do-df-08072014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.